Sabonetes Geométricos

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática, Ciências e Artes
Temática: Sustentabilidade e Geometria

Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a sustentabilidade, a matemática e as habilidades manuais por meio da criação de sabonetes artesanais. Inicialmente, a turma realizará uma saída de campo ao mercado local para escolher ingredientes sustentáveis para a fabricação de sabonetes. Esta etapa incluirá uma discussão sobre a importância dos produtos sustentáveis e como identificá-los. Os alunos aprenderão sobre as propriedades e funções dos diferentes materiais utilizados na fabricação do sabonete, como óleos, essências e corantes naturais. De volta à sala de aula, os alunos serão divididos em pequenos grupos para explorar diferentes designs de sabonetes, baseados em formas geométricas planas. Cada grupo escolherá uma forma geométrica (quadrado, retângulo, triângulo ou círculo) e calculará a quantidade de material necessário para criar sabonetes nessa forma específica, levando em consideração as dimensões e o volume. Com o design em mãos, os alunos seguirão para a prática de fabricação dos sabonetes, colocando em prática seus conhecimentos de geometria e desenvolvendo habilidades manuais e de trabalho em equipe. Esta atividade visa não apenas o aprendizado de conceitos matemáticos e científicos, mas também a conscientização ambiental e o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem interdisciplinar, rica e prática, que permita a aplicação de conceitos matemáticos, em especial a geometria, em um contexto real e significativo - a fabricação de sabonetes. Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e aplicar formas geométricas planas e suas respectivas propriedades, calcular dimensões e volumes de maneira prática, e entender a importância de processos sustentáveis no cotidiano. Além disso, visa-se desenvolver habilidades manuais, de raciocínio lógico, trabalho em equipe, tomada de decisões e criatividade. A integração com ciências se dá no entendimento dos materiais utilizados na fabricação dos sabonetes, enquanto que a arte entra como elemento de design e estética dos produtos finais.

  • Reconhecer e aplicar formas geométricas planas e suas propriedades.
  • Calcular dimensões e volumes aplicados à produção de sabonetes.
  • Compreender a importância da sustentabilidade e do uso de produtos naturais.
  • Desenvolver habilidades manuais e de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade no design dos sabonetes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA13 - Compor e decompor figuras geométricas planas, reconhecendo-as como parte de um todo.
  • EF03MA14 - Descrever e representar a localização de objetos no espaço, considerando um ponto de referência.
  • EF03CI06 - Identificar e classificar diferentes fontes de energia (elétrica, solar, eólica, entre outras).
  • EF03AR18 - Utilizar elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, espaço, volume).
  • EF35LP02 - Expor pesquisas e experimentos realizados a partir de textos orais e escritos.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conteúdos interdisciplinares, conectando conceitos de geometria, como formas geométricas planas, volume e áreas, com noções básicas de química e sustentabilidade presentes na fabricação dos sabonetes artesanais. A escolha de materiais sustentáveis vincula-se ao ensino de ciências naturais, promovendo a conscientização ambiental. A arte será explorada por meio do design e da estética dos sabonetes, encorajando os alunos a expressarem sua criatividade. A matemática se faz presente no cálculo de dimensões e no reconhecimento de formas, estabelecendo um elo direto com a realidade dos alunos.

  • Formas geométricas planas
  • Cálculo de dimensões e volume
  • Materiais sustentáveis e sua importância
  • Processo de saponificação
  • Design e estética na criação dos sabonetes

Metodologia

A metodologia ativa empregada incentivar uma aprendizagem significativa e engajadora. A saída de campo ao mercado local proporciona uma imersão no mundo dos produtos sustentáveis, permitindo uma aprendizagem experiencial. A atividade mão-na-massa na fabricação dos sabonetes facilita o entendimento prático dos conceitos de geometria e química. Por fim, a aprendizagem baseada em projetos permite a aplicação de conhecimentos interdisciplinares na resolução de problemas reais, como calcular o material necessário para a produção de sabonetes em diferentes formas geométricas, estimulando a autonomia e o trabalho coletivo.

  • Saída de campo para escolha de materiais
  • Discussão em grupo para seleção de formas geométricas
  • Cálculo de volume e dimensões em grupo
  • Fabricação artesanal dos sabonetes
  • Apresentação dos sabonetes e discussão dos processos utilizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 24 aulas de 50 minutos cada, totalizando 20 horas de carga horária. Iniciaremos com a preparação e a saída de campo, seguida pela discussão teórica das formas geométricas e sustentabilidade. Os cálculos de dimensões e a fabricação dos sabonetes serão realizados nas aulas subsequentes. A atividade culminará com a apresentação dos produtos e reflexão sobre o processo.

  • Aula 1-2: Preparação e saída de campo
  • Aula 3-5: Discussão sobre sustentabilidade e formas geométricas
  • Aula 6-10: Cálculo de volume e dimensões
  • Aula 11-20: Fabricação dos sabonetes
  • Aula 21-24: Apresentação dos sabonetes e reflexão sobre o processo

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, levando em conta a participação dos alunos em todas as etapas, desde a seleção de materiais até a fabricação dos sabonetes. Serão avaliadas a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação dos conhecimentos matemáticos no cálculo das formas e volumes, o comprometimento com a sustentabilidade e a criatividade empregada nos designs. Uma rubrica será utilizada para avaliar os aspectos de colaboração, cálculos matemáticos, sustentabilidade e criatividade. Os sabonetes finais serão avaliados enquanto produto da aplicação desses conhecimentos, mas o foco estará no processo e na aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, utilizaremos uma variedade de recursos que incluem materiais para a fabricação dos sabonetes (óleos vegetais, essências naturais, corantes naturais, bases glicerinadas, formas de silicone), ferramentas para a manipulação desses materiais (recipientes, colheres, luvas de proteção), além de recursos didáticos para o acompanhamento teórico (livros, vídeos, apresentações). Importante ressaltar a necessidade de transporte seguro para a saída ao mercado local e espaços adequados para a fabricação dos sabonetes.

  • Materiais sustentáveis para sabonetes
  • Formas de silicone em geometrias variadas
  • Material didático sobre geometria e sustentabilidade
  • Equipamentos de proteção individual
  • Transporte para saída de campo

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