Caça ao Tesouro Dividido

Desenvolvida por: Dayane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações fundamentais - Divisão

Nesta atividade dinâmica, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma emocionante caça ao tesouro pela sala de aula. A busca será por pistas escondidas dentro de envelopes coloridos, espalhados por diferentes locais da sala. Cada envelope contém uma questão de divisão cuidadosamente planejada, que pode ser resolvida com a utilização de objetos presentes na sala ou de conceitos matemáticos previamente aprendidos. O objetivo final é encontrar um 'tesouro' escondido, que consiste em uma caixa repleta de lápis de cor ou adesivos. Para aumentar a interação e o engajamento dos alunos, após encontrar cada pista, eles deverão desenhar a solução da divisão no quadro-negro antes de avançar para a próxima etapa. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizado colaborativo e divertido, reforçando o conceito de divisão e outras habilidades matemáticas essenciais de uma maneira inovadora e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Caça ao Tesouro Dividido' tem como principal objetivo reforçar a compreensão e a aplicação do conceito de divisão em um contexto prático e divertido. Espera-se que os alunos sejam capazes de resolver problemas de divisão utilizando os objetos da sala ou com base em conhecimentos previamente adquiridos, promovendo assim a habilidade de aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano. Através do desenho das soluções no quadro-negro, os alunos também praticarão a habilidade de representar seus pensamentos matematicamente e compartilhá-los com os colegas, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e de respeito pelas diversas estratégias de solução. Além das competências específicas em matemática, essa atividade visa desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de problemas de forma criativa.

  • Resolver problemas de divisão de maneira prática e aplicada.
  • Aplicar conceitos matemáticos em situações do dia-a-dia.
  • Desenvolver habilidades de representação matemática e compartilhamento de soluções.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Promover o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA06 - Resolver e elaborar problemas de divisão, inclusive os que envolvem os significados de partilha e medida.
  • EF04MA03 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

Conteúdo Programático

A atividade Caça ao Tesouro Dividido alinha-se ao currículo de Matemática do 4º ano do Ensino Fundamental, focando no desenvolvimento da compreensão e aplicabilidade do conceito de divisão. Por meio de um formato inovador e lúdico, os alunos terão a chance de explorar o conteúdo matemático de maneira significativa, colocando em prática o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Este conteúdo não apenas aborda as habilidades técnicas em matemática, como também envolve o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estabelecendo uma base sólida para os alunos tanto no campo acadêmico quanto pessoal.

  • Conceitos e propriedades da divisão.
  • Resolução de problemas matemáticos usando a divisão.
  • Métodos de representação das soluções matemáticas.
  • Aplicação de conceitos matemáticos em situações práticas.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade utiliza a abordagem de aprendizado baseado em jogos, especificamente por meio de uma caça ao tesouro, para tornar o aprendizado de divisão mais envolvente e divertido. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para incentivar a colaboração e o suporte mútuo nas resoluções das questões apresentadas. Cada grupo seguirá pistas para encontrar problemas de divisão que precisam ser resolvidos juntos, incentivando a discussão e o compartilhamento de ideias. As soluções serão então representadas visualmente no quadro, permitindo a reflexão e o feedback coletivo. Este método promove não só o entendimento matemático, mas também habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

  • Caça ao tesouro para encontrar as questões de divisão.
  • Resolução colaborativa de problemas de divisão.
  • Representação das soluções no quadro-negro.
  • Feedback e discussão em grupo sobre as soluções encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Caça ao Tesouro Dividido será conduzida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, explicação das regras e distribuição dos grupos. Após isso, dar-se-á início à caça ao tesouro propriamente dita. A segunda aula será dedicada à continuação da atividade, resolução das últimas questões, representação das soluções no quadro, e, finalmente, discussão sobre as estratégias utilizadas e revelação do tesouro.

  • Aula 1: Introdução, explicação das regras e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça, debate das soluções e revelação do tesouro.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e se dará ao longo do processo, observando a participação e envolvimento dos alunos nas diferentes etapas da caça ao tesouro. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação prática dos conhecimentos de divisão, a habilidade de representação das soluções no quadro-negro, e a eficácia na comunicação das estratégias utilizadas. O desempenho dos grupos poderá ser pontuado por meio de critérios como precisão nas respostas, criatividade na resolução de problemas e colaboração entre os membros. Feedbacks serão fornecidos após a discussão das soluções, destacando pontos positivos e áreas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Caça ao Tesouro Dividido, serão necessários alguns recursos para garantir o sucesso da atividade. Envelopes coloridos serão usados para ocultar as pistas e questões de divisão, promovendo uma experiência visualmente estimulante. Objetos variados da sala de aula serão empregados como elementos auxiliares na resolução dos problemas, incentivando os alunos a pensar fora da caixa e utilizar recursos tangíveis no processo de aprendizagem. Lápis de cor ou adesivos servirão como o tesouro a ser encontrado, motivando os participantes com uma recompensa tangível ao final da atividade.

  • Envelopes coloridos para pistas
  • Questões de divisão impressas
  • Quadro-negro e giz (ou quadro branco e marcadores)
  • Objetos variados da sala de aula para auxiliar nas soluções
  • Caixa contendo o tesouro (lápis de cor ou adesivos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo