Cofrinho Matemático

Desenvolvida por: Deivia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações Matemáticas e Sistema Monetário

Na atividade 'Cofrinho Matemático', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de praticar operações matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão, em um contexto prático e lúdico. Recebendo uma quantia fictícia de dinheiro em moedas e cédulas, eles serão incentivados a planejar suas compras em uma 'loja de brinquedos' simulada na sala de aula. Os itens desta loja terão preços variados, exigindo dos alunos o cálculo cuidadoso para não ultrapassarem o montante disponível. Após realizar as compras, calcularão o troco e dividirão o dinheiro restante entre diferentes 'cofrinhos' temáticos, praticando assim as operações de adição e subtração, além de estratégias de divisão. Esta atividade não apenas familiariza os alunos com o sistema monetário brasileiro, mas também os introduz na aplicação de operações matemáticas em situações do dia a dia, desenvolvendo habilidades essenciais de planejamento financeiro, tomada de decisão e cálculo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo primário é reforçar a compreensão e aplicação das operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) em contextos práticos, usando o sistema monetário como base para a familiarização. Espera-se que, por meio desta atividade, os alunos desenvolvam não somente habilidades matemáticas, mas também competências como o pensamento crítico, a tomada de decisões e o planejamento financeiro básico. Além disso, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades sociais através do trabalho em equipe, uma vez que os alunos serão incentivados a discutir e planejar suas ações em grupos.

  • Praticar operações matemáticas básicas em situações cotidianas
  • Familiarizar-se com o sistema monetário brasileiro
  • Desenvolver habilidades de planejamento e tomada de decisões financeiras
  • Promover a fluência em cálculo mental e escrito
  • Reforçar a compreensão das relações entre diferentes operações matemáticas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA04: Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
  • EF04MA10: Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará as quatro operações fundamentais da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) aplicadas ao contexto do sistema monetário brasileiro. Isso incluirá o estudo de moedas e cédulas, a compreensão da relação entre decimais e unidades monetárias (reais e centavos), além de estratégias de cálculo mental e escrito. Serão explorados também conceitos de planejamento financeiro básico, para reforçar a importância da matemática nas decisões cotidianas.

  • Operações básicas de matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão)
  • Sistema monetário brasileiro (moedas e cédulas)
  • Relação entre números decimais e sistema monetário
  • Estratégias de cálculo mental e escrito
  • Conceitos básicos de planejamento financeiro

Metodologia

A atividade será desenvolvida seguindo a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizado. Eles serão divididos em pequenos grupos para promover a colaboração e discussão. O ambiente será preparado como uma loja de brinquedos, com os itens devidamente etiquetados com preços. A tarefa dos alunos será planejar suas compras, calcular o valor gasto e o troco, além de dividir o restante do dinheiro entre cofrinhos temáticos. Esta metodologia permite que os alunos aprendam fazendo, reforçando o conteúdo matemático de forma prática e significativa.

  • Trabalho em grupo para promover a colaboração
  • Ambientação da sala como uma loja de brinquedos
  • Planejamento financeiro com dinheiro fictício
  • Calculo de troco e divisão entre cofrinhos
  • Reflexão e discussão após a atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas consecutivas, de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade e a simulação das compras na 'loja de brinquedos'. Na aula seguinte, os alunos trabalharão no cálculo do troco e na divisão do dinheiro restante entre os cofrinhos, finalizando com uma discussão sobre as estratégias utilizadas e as lições aprendidas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e simulação das compras
  • Aula 2: Calculo de troco, divisão do dinheiro e discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa e no envolvimento dos alunos durante as aulas, na correção dos cálculos realizados (compras, troco e divisão do dinheiro), e na capacidade dos alunos de trabalharem em grupo. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de aplicarem as operações matemáticas em um contexto prático, além de sua capacidade de reflexão e discussão sobre o processo de planejamento financeiro. Exemplos específicos de critérios avaliativos incluirão a precisão dos cálculos, a eficácia do planejamento financeiro e a qualidade das interações grupais.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, serão necessários diversos recursos, como moedas e cédulas de papel fictícias para representar o dinheiro, itens diversos para serem 'comprados' na loja de brinquedos (com etiquetas de preço), cofrinhos temáticos para a divisão do dinheiro, além de lousa e marcadores para o registro das contas. Esses materiais garantirão uma experiência prática e envolvente, permitindo que os alunos apliquem os conceitos matemáticos em um cenário simulado de compras.

  • Moedas e cédulas fictícias
  • Itens para venda com etiquetas de preço
  • Cofrinhos temáticos para divisão do dinheiro
  • Lousa e marcadores para contabilidade
  • Material de apoio didático sobre sistema monetário

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo