Nesta atividade prática, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental serão mobilizados a aplicar seus conhecimentos sobre frações de maneira criativa e sustentável. Guiados pelo princípio da educação ambiental e da matemática aplicada, os alunos irão se dividir em grupos para construir objetos usando materiais recicláveis. Cada objeto criado deverá representar visualmente frações unitárias comuns, como 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100. Após a construção, cada grupo apresentará seu objeto à classe, explicando como as diferentes partes compõem as frações representadas. Posteriormente, uma roda de debate enriquecerá a experiência ao abordar a importância das frações no cotidiano, fomentando assim a aplicação prática do conhecimento matemático e a conscientização sobre o uso responsável de materiais recicláveis.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e contextualizada das frações unitárias mais usuais, por meio da construção de objetos com materiais recicláveis. Deseja-se que os estudantes desenvolvam não apenas habilidades matemáticas, como a identificação e representação de frações em contextos práticos, mas também que cultivem uma consciência ambiental através do reuso de materiais. Esta atividade propõe uma maneira divertida e engajadora de visualizar frações, reforçando o aprendizado matemático e incentivando o pensamento crítico sobre sustentabilidade.
A atividade está estruturada para explorar as frações como conceitos matemáticos fundamentais e seu emprego no cotidiano. Ao construir objetos que representem frações com materiais recicláveis, os estudantes vivenciarão uma aplicação tangível de conceitos matemáticos, além de desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre sustentabilidade e reutilização de materiais. Este conteúdo se alinha aos objetivos de aprendizagem do 4º ano do Ensino Fundamental na BNCC, integrando matemática e educação ambiental de maneira prática e significativa.
Utilizando a metodologia ativa de 'Atividade Mão-na-massa', os alunos engajarão em uma experiência de aprendizagem prática, onde a construção de objetos funcionará como um meio para explorar o conceito de frações. Em seguida, a 'Roda de Debate' permitirá uma discussão reflexiva sobre as frações no dia a dia e a importância da sustentabilidade. A combinação dessas abordagens visa estimular o aprendizado ativo, a criatividade, o pensamento crítico e a consciência ambiental nos alunos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dividirão em grupos e iniciarão a construção de seus objetos. A segunda aula será dedicada à finalização dos objetos, apresentações dos grupos e a realização da roda de debate.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios como a criatividade na construção dos objetos, a clareza na explicação da representação das frações, a participação nas discussões e o engajamento na atividade prática. Além disso, será considerado o trabalho em equipe, observando-se como os estudantes colaboram entre si e compartilham responsabilidades durante a construção e apresentação. A participação ativa e reflexiva na Roda de Debate também comporá a avaliação, valorizando as contribuições dos alunos para a discussão sobre a aplicabilidade das frações e a sustentabilidade.
Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas, tampinhas, papel colorido, entre outros. Também serão utilizados materiais de artesanato para decoração e montagem dos objetos, bem como cola, tesouras e fita adesiva. Além disso, o espaço da sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a apresentação dos projetos, garantindo a segurança dos alunos durante a atividade.
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