Conta Lendas: Desvendando o Folclore em Números

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Línguas
Temática: Folclore Brasileiro e Operações Matemáticas

Esta atividade prática tem como objetivo imergir os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no universo do folclore brasileiro, por meio de uma abordagem dinâmica que integra o aprendizado matemático às ricas narrativas culturais do Brasil. Os alunos serão organizados em grupos e receberão cartões contendo personagens folclóricos (como Saci, Cuca, Boitatá, dentre outros) associados a operações matemáticas variadas (incluindo soma, subtração, multiplicação e divisão). A cada questão matemática resolvida corretamente, os estudantes desbloqueiam dicas ou trechos de histórias relacionadas ao personagem em questão. O desafio final consiste em resolver todas as operações matemáticas propostas para, assim, reconstruir uma lenda do folclore brasileiro. Este plano de aula não apenas visa desenvolver habilidades matemáticas, mas também promover a valorização do patrimônio cultural brasileiro, incentivando a leitura e a interpretação de texto, através de uma metodologia ativa que estimula a participação e o engajamento dos alunos na construção de seu próprio conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades matemáticas básicas, como soma, subtração, multiplicação e divisão, de maneira lúdica e significativa. Além disso, visa-se promover uma maior compreensão e apreço pelo folclore brasileiro, incentivando a leitura, a interpretação de texto e o trabalho em equipe. Através da resolução conjunta de problemas, os alunos exercitarão competências de comunicação, raciocínio lógico e capacidade de colaboração, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos no contexto educacional contemporâneo.

  • Desenvolver habilidades matemáticas básicas
  • Estimular o conhecimento sobre o folclore brasileiro
  • Incentivar a leitura e interpretação de texto
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe
  • Fomentar o raciocínio lógico e a resolução de problemas

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão, inclusive de mais de um algarismo, envolvendo contextos cotidianos, com compreensão das estratégias utilizadas e de seu significado.
  • (EF04MA07) Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base dez e princípio do valor posicional.
  • (EF04MA02) Utilizar as relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão para resolver problemas.
  • (EF15LP26) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, lendas, mitos, fábulas e contos maravilhosos dos povos indígenas brasileiros e de outros países e povos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • (EF35LP05) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para integrar eficazmente o estudo das operações matemáticas básicas com a exploração do folclore brasileiro. Os alunos se engajarão em uma jornada educacional onde matemática e cultura se entrelaçam, permitindo assim uma compreensão mais aprofundada tanto das habilidades matemáticas quanto da rica tapeçaria cultural do Brasil.

  • Operações matemáticas básicas: soma, subtração, multiplicação, divisão
  • Leitura e interpretação de textos folclóricos brasileiros
  • Personagens e lendas do folclore brasileiro
  • Trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas
  • Uso de estratégias para resolver operações matemáticas

Metodologia

A metodologia ativa será o pilar desta atividade, engajando os alunos de maneira participativa no processo de aprendizagem. Propõe-se uma abordagem hands-on, onde os estudantes assumem um papel central na resolução de problemas, incentivando a curiosidade, a investigação e a experimentação. Através do trabalho em grupo, será estimulado o debate, a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento, permitindo que os alunos sejam protagonistas de sua própria educação.

  • Resolução de problemas matemáticos em grupo
  • Discussão em grupo sobre as histórias do folclore brasileiro
  • Atividades lúdicas para incentivar a participação ativa dos alunos
  • Utilização de cartões com personagens folclóricos e operações matemáticas
  • Reconstrução de lendas através dos resultados das operações matemáticas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução à atividade e aos conceitos matemáticos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na resolução das operações e na reconstrução das lendas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão dos grupos e introdução aos conceitos matemáticos
  • Aula 2: Resolução das operações matemáticas, discussão sobre as lendas e apresentação das histórias reconstruídas pelos grupos

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e formativa, observando o envolvimento dos alunos na resolução das operações matemáticas, na discussão e reconstrução das lendas, assim como na capacidade de trabalhar em equipe. Serão considerados também o progresso individual e a contribuição ao grupo. Além da correção das operações matemáticas, será avaliada a habilidade dos alunos de conectar as pistas recebidas para reconstruir as lendas de forma coerente e criativa. A participação, o engajamento e a colaboração durante as atividades serão aspectos fundamentais na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões com personagens folclóricos e operações matemáticas, histórias do folclore brasileiro, quadro branco e/ou papelógrafo para anotações gerais e debates em grupo, além de materiais básicos de escrita para os alunos. O uso de recursos visuais e materiais lúdicos será essencial para facilitar o engajamento e a compreensão dos conteúdos abordados.

  • Cartões com personagens do folclore e operações matemáticas
  • Textos folclóricos brasileiros
  • Quadro branco ou papelógrafo
  • Materiais de escrita (lápis, borracha, papel)
  • Recursos visuais sobre o folclore brasileiro

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo