Desafio dos Divisores Dinâmicos

Desenvolvida por: Neli H… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações Matemáticas - Divisão

A atividade 'Desafio dos Divisores Dinâmicos' é planejada para aproximar os alunos do 4º ano do ensino fundamental da matemática de forma lúdica e interativa, através de um jogo estruturado que envolve a resolução de problemas de divisão com divisores de até dois algarismos. Neste jogo, os alunos serão divididos em equipes e lhes serão entregues cartas contendo problemas de divisão. Ao resolverem os problemas, as equipes receberão 'dinheiro do banco de matemática', que poderão utilizar para 'comprar' peças para montar uma estrutura. Cada estrutura completa representará a consolidação da aprendizagem e valerá pontos para a equipe. Este jogo estimula não só a habilidade de cálculo mental e estimativa como também promove o trabalho colaborativo, a criatividade e a capacidade de resolver problemas através da aplicação de algoritmos. Além de reforçar conteúdos matemáticos fundamentais, o 'Desafio dos Divisores Dinâmicos' é projetado para criar um ambiente competitivo saudável, fomentando simultaneamente a cooperação entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Desafio dos Divisores Dinâmicos' é promover uma compreensão aprofundada dos conceitos relacionados à divisão, estimulando o raciocínio lógico-matemático dos alunos do 4º ano. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de resolver e elaborar problemas que envolvam a divisão com divisores de até dois algarismos, utilizando diferentes estratégias como cálculo por estimativa, cálculo mental e aplicação de algoritmos. Além disso, visa-se incentivar a investigação matemática, o trabalho em equipe, a negociação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como a paciência e a persistência.

  • Resolver problemas de divisão com divisores de até dois algarismos.
  • Aplicar estratégias diversas para resolução de problemas como cálculo por estimativa e algoritmos.
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental e estimativa.
  • Promover o trabalho em equipe e o desenvolvimento socioemocional.
  • Estimular a investigação matemática e a aplicação prática de conceitos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA07: Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
  • EF04MA08: Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
  • EF04MA13: Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para a atividade 'Desafio dos Divisores Dinâmicos' foca na exploração de problemas de divisão com divisores de um e dois algarismos. Abordará conceitos essenciais de divisão como repartição equitativa e medida, além de estratégias de resolução como cálculo mental, estimativa e uso de algoritmos. Também serão trabalhadas noções básicas de contagem e combinação, enfatizando a aplicação prática destes conceitos através de atividades lúdicas e manipuláveis.

  • Divisão com divisores de um e dois algarismos.
  • Significados de repartição equitativa e medida.
  • Estratégias de resolução: estimativa, cálculo mental, algoritmos.
  • Noções básicas de contagem e combinação.
  • Aplicação prática de conceitos matemáticos através de atividades lúdicas.

Metodologia

A metodologia para a atividade 'Desafio dos Divisores Dinâmicos' incorpora práticas de 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', promovendo um envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento. Através do jogo, os estudantes serão desafiados a aplicar conceitos aprendidos em matemática na resolução de problemas práticos, fomentando o uso de estratégias diversas e a cooperação entre os membros da equipe. Este enfoque prático e lúdico visa não só a consolidação do aprendizado matemático, mas também o desenvolvimento de habilidades de investigação, pensamento crítico e sociais.

  • Divisão das equipes e distribuição das cartas com problemas de divisão.
  • Utilização de 'dinheiro matemático' para 'comprar' peças de construção.
  • Montagem de estruturas como forma de pontuação.
  • Promoção de discussões e reflexões em grupo para solucionar os desafios.
  • Feedback coletivo e reflexão sobre estratégias utilizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 3 horas. Na primeira aula, será feita uma introdução ao jogo e às suas regras, seguida da formação das equipes e da distribuição das cartas. Na segunda aula, os alunos iniciarão a resolução dos problemas e a 'compra' das peças. A terceira aula será dedicada à conclusão da montagem das estruturas e à reflexão sobre as estratégias utilizadas, culminando na premiação das equipes vencedoras.

  • Aula 1: Introdução ao jogo, regras e formação das equipes.
  • Aula 2: Resolução dos problemas e 'compra' das peças.
  • Aula 3: Conclusão da montagem e reflexão sobre aprendizados.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando tanto o processo quanto o produto final. Será dada atenção ao desenvolvimento do trabalho em equipe, à aplicação das estratégias de resolução de problemas, à capacidade de realizar cálculos mentalmente e de utilizar estimativas e algoritmos. A construção das estruturas e o número de pontos acumulados refletirão o sucesso na resolução dos problemas. A participação ativa, o engajamento com o jogo e a colaboração entre os membros da equipe também serão critérios importantes de avaliação. Exemplos de problemas resolvidos e estratégias utilizadas serão discutidos em grupo, permitindo uma oportunidade para feedback coletivo e aprendizagem compartilhada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos materiais e recursos, tais como cartas com problemas de divisão, 'dinheiro do banco de matemática' fictício, peças para a construção das estruturas, e um quadro para anotação dos pontos. O uso de materiais manipuláveis permite uma experiência tangível dos conceitos matemáticos, e a inclusão de elementos visuais ajudará na compreensão e no engajamento dos alunos. Disponibilizar tabelas de multiplicação ou calculadoras para verificar os resultados também pode ser uma estratégia útil para alguns alunos.

  • Cartas com problemas de divisão.
  • 'Dinheiro do banco de matemática' fictício.
  • Peças para construção das estruturas.
  • Quadro para anotação de pontos.
  • Tabelas de multiplicação e calculadoras (opcional).

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