Detetives dos Múltiplos

Desenvolvida por: Ilone … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Múltiplos de Números Naturais

Esta atividade, intitulada 'Detetives dos Múltiplos', é projetada para envolver os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no estudo de múltiplos de números naturais de uma maneira lúdica e interativa. Antecedendo a aula, os estudantes receberão um vídeo explicativo sobre múltiplos de um número natural junto com uma lista de exercícios para identificar múltiplos de números até o 10, preparando-os para a aula. Durante a sessão, serão organizados em grupos e receberão cartões coloridos com diversos números. Cada grupo terá a missão de identificar entre seus membros quem possui cartões com múltiplos do número designado ao grupo. Posteriormente, cada grupo deverá apresentar os 'múltiplos encontrados' e explicar sua metodologia de identificação. Ademais, a atividade se expandirá para um jogo chamado 'bate-papo dos múltiplos', no qual os alunos se interrogarão mutuamente para descobrir múltiplos de um número selecionado pelo educador, praticando assim a identificação de regularidades numéricas. Esse desafio não apenas facilitará a compreensão dos múltiplos como também estimulará as habilidades de colaboração e comunicação entre os alunos, alinhando-se com os princípios da sala de aula invertida, onde o aprendizado prévio serve de base para atividades mais dinâmicas em sala.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é que os alunos consigam identificar e compreender o conceito de múltiplos de um número natural, reconhecendo padrões e regularidades numéricas. Além disso, visa desenvolver habilidades de raciocínio lógico, colaboração e comunicação, essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. O trabalho em grupo promoverá a interação e o aprendizado colaborativo, enquanto o jogo 'bate-papo dos múltiplos' estimulará os alunos a aplicarem conhecimento de forma prática e interativa. Este plano também objetiva utilizar a metodologia ativa da sala de aula invertida, incentivando o estudo prévio e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento durante a aula.

  • Compreender o conceito de múltiplos de um número natural.
  • Reconhecer padrões e regularidades numéricas.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico.
  • Fomentar a colaboração e comunicação entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa da sala de aula invertida.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA11: Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.

Conteúdo Programático

O programa dessa atividade pedagógica centra-se no conceito de múltiplos de números naturais, um tópico fundamental do currículo de matemática no 4º ano do Ensino Fundamental. Este conceito é crucial para a compreensão de operações básicas e suas propriedades, além de estar intimamente relacionado com diversos outros temas matemáticos, como fatores e divisibilidade. Ao participar desta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar esse conceito de forma prática, por meio de um aprendizado que ultrapassa a teoria e incentiva a aplicação de conhecimentos em situações reais e lúdicas, potencializando o engajamento e facilitando a fixação do conteúdo.

  • Conceito de múltiplos de um número natural
  • Identificação de padrões numéricos
  • Operações básicas e suas propriedades relacionadas a múltiplos
  • Colaboração e comunicação em um contexto matemático
  • Aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada na Sala de Aula Invertida, onde os alunos são incentivados a se envolverem com o material didático antes da aula, por meio de vídeo explicativo e lista de exercícios. Em sala, a atividade será dinâmica, começando com a formação de grupos que receberão cartões coloridos com números para identificar múltiplos específicos, fomentando a discussão e colaboração entre os participantes. Seguindo, o jogo 'bate-papo dos múltiplos' proporcionará uma prática interativa e divertida, estimulando os alunos a pensar criticamente e a aplicar seus conhecimentos prévios de maneira engajada. Esse enfoque prático e colaborativo é essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

  • Preparação pré-aula com vídeo explicativo e exercícios
  • Formação de grupos para atividade prática com cartões
  • Apresentação dos múltiplos encontrados por cada grupo
  • Jogo 'bate-papo dos múltiplos' para prática interativa
  • Discussão em grupo e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade abrange um total de 1 hora, distribuída em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao conceito de múltiplos e participarão da atividade com cartões. A segunda parte, será dedicada ao jogo 'bate-papo dos múltiplos', incluindo discussão em grupo e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e atividade com cartões (40 minutos)
  • Aula 2: Jogo 'bate-papo dos múltiplos' e discussão (20 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, sua capacidade de trabalhar em grupo, e a correta identificação de múltiplos nos cartões e durante o jogo. Observar-se-á também a habilidade de explicar o processo de identificação de múltiplos, refletindo o entendimento do conceito. A discussão final permitirá avaliar o engajamento dos estudantes e a aplicação dos conhecimentos prévios, além da capacidade de comunicação. Pode-se considerar um sistema de pontos para as corretas identificações e eficácia na comunicação, onde a soma das pontuações individuais contribuirá para a nota do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem um vídeo explicativo sobre múltiplos de um número natural, lista de exercícios pré-aula, cartões coloridos com números variados para a atividade prática e espaços que favoreçam a formação de grupos e a realização do jogo. A tecnologia também pode ser um grande aliado, permitindo o uso de aplicativos ou softwares educativos para facilitar a identificação e compreensão de múltiplos durante o jogo.

  • Vídeo explicativo sobre múltiplos
  • Lista de exercícios para identificação de múltiplos
  • Cartões coloridos com diferentes números
  • Espaço físico adequado para a atividade em grupo
  • Aplicativo ou software educacional (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo