Feira de Preferências

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Língua Portuguesa
Temática: Análise de Dados e Relato de Informações

A atividade, intitulada 'Feira de Preferências', envolve alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em um projeto de pesquisa e análise de dados. Os alunos são incentivados a entrevistar colegas sobre suas preferências alimentares e de brincadeiras, coletando informações valiosas para o cotidiano escolar. Após a coleta, os alunos organizam esses dados em tabelas, proporcionando uma análise quantitativa das respostas. Em seguida, elaboram gráficos pictóricos, que facilitam a visualização das preferências mais comuns através de elementos visuais. A atividade culmina com a produção de um texto que sintetiza os resultados e sugere a organização de uma feira com base nas preferências populares. Este projeto não só promove habilidades matemáticas e de comunicação, mas também reforça a importância do trabalho em equipe e da apreciação da diversidade de opiniões entre os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é desenvolver a capacidade dos alunos de coletar, organizar, analisar e interpretar dados de maneira eficaz. A atividade propicia o desenvolvimento de habilidades matemáticas aplicadas, como a construção e leitura de gráficos e tabelas, e habilidades de comunicação através da elaboração de textos. Pretende-se, também, promover a interação entre os alunos, estimulando o respeito e o entendimento das preferências alheias, bem como fomentar a curiosidade investigativa e o pensamento crítico.

  • Coletar dados por meio de entrevistas.
  • Organizar informações em tabelas.
  • Construir gráficos pictóricos.
  • Produzir texto sintetizando análises.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA27: Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, o conteúdo programático abrange conceitos de dados estatísticos, tabelas e gráficos, bem como redação de textos descritivos, coesos e coerentes. Os alunos aprendem a criar tabelas simples, a organizar informações numéricas e categóricas e a representar essas informações em gráficos pictóricos. Além disso, desenvolvem a habilidade de comunicação escrita através da elaboração de textos que resumem suas descobertas e reflexões.

  • Conceitos de coleta e organização de dados.
  • Análise e interpretação de tabelas e gráficos.
  • Escrita de textos descritivos e analíticos.

Metodologia

A metodologia adotada incentiva a aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos são protagonistas de seu processo de aprendizagem, realizando entrevistas, trabalhando em grupos para organizar os dados e criando gráficos que representem suas descobertas. A atividade é orientada pela prática, onde a teoria matemática e linguística é aplicada em um contexto prático e significativo. As discussões em grupo e a reflexão crítica são estimuladas para que os alunos aprimorem suas análises.

  • Entrevistas entre alunos.
  • Trabalho em grupo na organização de dados.
  • Elaboração de gráficos pictóricos.
  • Discussões em grupo sobre resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em 5 aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos possam conhecer, aplicar e refletir sobre as etapas do projeto de maneira organizada e sem pressa. Cada etapa do processo é abordada em uma aula distinta, começando pela introdução ao conceito de coleta de dados e finalizando com a reflexão e apresentação dos resultados.

  • Aula 1: Introdução à coleta e organização de dados.
  • Aula 2: Coleta de dados através de entrevistas.
  • Aula 3: Construção de tabelas e organização das respostas.
  • Aula 4: Criação e análise de gráficos pictóricos.
  • Aula 5: Redação de textos e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será formativa e baseada em vários componentes do processo de aprendizagem. Os alunos serão avaliados pela participação ativa e comportamento colaborativo durante as entrevistas, pela precisão e organização na construção de tabelas e gráficos, e pela clareza e coesão na redação do texto final. Exemplos de critérios incluem a habilidade de sintetizar informações coletadas, a correção na representação de dados nos gráficos e a capacidade de refletir criticamente sobre os resultados apresentados. O professor também incentivará a autoavaliação e a avaliação pelos pares para promover a responsabilidade e consciência crítica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem materiais físicos e digitais que apoiarão os alunos durante todo o processo. O uso de ferramentas visuais como papel gráfico, além de tecnologia como planilhas eletrônicas, ampliará o entendimento dos alunos sobre os conceitos trabalhados e facilitará a criação de representações visuais precisas.

  • Papel gráfico para criação de gráficos pictóricos.
  • Folhas para anotações de entrevistas.
  • Computadores ou tablets com acesso a planilhas eletrônicas.
  • Quadro branco e marcadores para discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo