Matemática no Supermercado

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Matemática Financeira e Proporcionalidade

Nesta atividade prática, denominada 'Matemática no Supermercado', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos em uma situação cotidiana, simbolizando a tarefa de planejar uma compra de supermercado para uma festa. Serão divididos em pequenos grupos, onde cada um receberá a missão de elaborar uma lista de compras detalhada, levando em consideração o número de convidados previstos para o evento. Para tal, deverão exercitar habilidades de multiplicação para calcular a quantidade necessária de cada item, manejando proporcionalidade e adição de parcelas iguais. Será incentivada a pesquisa de preços, podendo utilizar tanto a internet quanto folhetos de supermercados, para compor uma estimativa de custo real. A atividade busca desenvolver não somente competências matemáticas, como cálculos mentais e estimativas, mas também habilidades de planejamento financeiro e tomada de decisão baseada em um orçamento pré-definido. Fomenta, assim, uma compreensão mais ampla da importância da matemática em tarefas do dia a dia, preparando os alunos para situações reais de manejo financeiro.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Matemática no Supermercado' é proporcionar aos alunos uma experiência educativa hands-on, na qual possam aplicar e aprofundar conhecimentos matemáticos em um contexto prático e relevante. Espera-se que, ao concluírem esta tarefa, os estudantes sejam capazes de utilizar operações matemáticas básicas, como multiplicação e adição, para resolver problemas relacionados a proporcionalidade e cálculo de quantidades. Além disso, outro aspecto importante é o desenvolvimento da habilidade de pesquisa para comparar preços e fazer escolhas econômicas informadas, reforçando a conscienização sobre a gestão de recursos financeiros. Este exercício pretende também estimular o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a tomada de decisões estratégicas, habilidades essenciais para o aprendizado contínuo e para a vida cotidiana.

  • Aplicar a multiplicação e adição em contextos práticos para calcular proporções e total de itens necessários.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comparação de preços, promovendo a educação financeira.
  • Estimular o pensamento crítico e o trabalho em equipe na resolução de problemas cotidianos.
  • Utilizar cálculo mental e estimativas para se manter dentro de um orçamento definido.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA06: Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conteúdo Programático

A atividade 'Matemática no Supermercado' concentra-se nos princípios de multiplicação e adição para calcular proporções, a essência da proporcionalidade, e na elaboração de listas de compras com base em cálculos de quantidade e orçamento. Estes temas são essenciais para a compreensão de matemática aplicada, não apenas em tarefas de matemática do dia a dia mas como base para educação financeira. A integração deste projeto prático no currículo visa reforçar o entendimento dos alunos sobre a importância da matemática em atividades cotidianas e na gestão financeira, promovendo uma aprendizagem significativa e relacionada com a vida real.

  • Multiplicação e adição como ferramentas para cálculo de proporções e total de itens.
  • Estratégias de pesquisa e comparação de preços em diferentes fontes.
  • Princípios básicos de educação financeira e gestão de orçamento.
  • Desenvolvimento de habilidades de cálculo mental e estimativas.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa para engajar os alunos na execução da atividade 'Matemática no Supermercado'. Esta abordagem prioriza a aprendizagem por meio da prática, colocando os alunos como protagonistas do próprio aprendizado. A atividade será conduzida em pequenos grupos para estimular a interação e o trabalho em equipe. Os alunos serão orientados a pesquisar preços, calcular quantidades necessárias e estimar custos totais, tudo isso enquanto consideram um orçamento fixo. Será encorajado o uso de cálculos mentais, além de ferramentas como calculadoras e pesquisas online, para proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e próxima de situações reais.

  • Divisão da classe em pequenos grupos para promover a colaboração.
  • Pesquisa de preços online e em folhetos de supermercado.
  • Aplicação prática de multiplicação e adição em situações de compra.
  • Discussão em grupo para tomada de decisões baseadas em orçamento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, divisão em grupos e início da pesquisa de preços e cálculos iniciais. A segunda aula será dedicada à finalização das listas de compras, discussões sobre as escolhas feitas e compartilhamento das aprendizagens com o restante da classe.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos, início de pesquisas e cálculos.
  • Aula 2: Finalização das listas, discussão sobre orçamento e partilha de aprendizados.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Matemática no Supermercado' será realizada através da observação do desempenho dos alunos durante todo o processo, desde a pesquisa de preços até a elaboração final da lista de compras. Serão considerados critérios como a precisão dos cálculos, a capacidade de permanecer dentro do orçamento, a colaboração entre os membros do grupo, a aplicação de estratégias de cálculo mental e estimativas, além da habilidade de tomar decisões financeiras informadas. Pode-se utilizar uma rubrica de avaliação para pontuar esses diversos aspectos, fornecendo feedback construtivo e específico para cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Matemática no Supermercado', serão necessários recursos como acesso à internet, folhetos de supermercados, calculadoras, papel e caneta para anotações e elaboração das listas de compras. É importante que o professor forneça orientações claras e exemplos de como realizar a pesquisa de preços, além de instigar a discussão e reflexão sobre as escolhas feitas durante a atividade. A utilização de um quadro para o compartilhamento das ideias e a comparação de preços entre os grupos também pode ser uma estratégia valiosa para enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Acesso à internet para pesquisa de preços.
  • Folhetos de supermercado para comparação de preços.
  • Calculadoras para facilitar os cálculos.
  • Material básico de escritório (papel, lápis) para anotações.
  • Quadro para compartilhamento das ideias e resultados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo