Mercadinho da Multiplicação

Desenvolvida por: Beta (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações matemáticas e vida prática

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental irão desenvolver um pequeno mercado na sala de aula, transformando o espaço em um ambiente rico para a prática e compreensão da multiplicação. Através da criação desse cenário prático, cada aluno terá a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos de multiplicação e proporcionalidade, ao escolher produtos e calcular seus custos. Utilizando dinheiro fictício, os estudantes farão compras, onde o preço será determinado pela quantidade de itens multiplicada pelo custo unitário, integrando as operações de multiplicação e adição para determinar o total de suas compras. Esta atividade interativa visa criar uma experiência de aprendizagem divertida e relevante, incentivando os alunos a explorarem operações matemáticas em um contexto prático, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades como cálculo mental, estimação e resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento e aplicação prática das operações de multiplicação e adição, fortalecendo as competências matemáticas dos alunos ao resolver problemas que envolvem essas operações no contexto de um mercado. Busca-se, também, estimular o raciocínio lógico, a agilidade no cálculo mental e a habilidade em fazer estimativas, preparando os alunos para situar matematicamente situações do cotidiano e aplicar estratégias diversas de resolução

  • Aplicar a multiplicação e adição em situações práticas
  • Melhorar o raciocínio lógico e a agilidade no cálculo mental
  • Familiarizar os alunos com a resolução de problemas cotidianos usando matemática
  • Introduzir conceitos de proporcionalidade e estimativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA03: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
  • EF04MA04: Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
  • EF04MA06: Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba a prática da multiplicação e adição dentro de um contexto aplicável e relevante ao cotidiano dos alunos, incentivando-os a reconhecer e empregar estas operações matemáticas de maneira significativa. A ao integrar conceitos de proporcionalidade e estimativa, proporciona uma base sólida e diversificada no aprendizado matemático.

  • Multiplicação como adição de parcelas iguais
  • Cálculo mental e estimação
  • Resolução de problemas matemáticos
  • Conceitos de proporcionalidade e preço

Metodologia

Utilizar-se-á uma abordagem de metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado. Através da criação e gerenciamento de um mercado, os alunos poderão aplicar conceitos matemáticos em situações que simulam a vida real. Esta abordagem enfatiza a aprendizagem através do fazer, promovendo maior envolvimento e compreensão dos conceitos matemáticos.

  • Criação do mercado na sala de aula
  • Utilização de dinheiro fictício para as transações
  • Cálculo de preços através da multiplicação
  • Resolução de problemas em grupo e individualmente

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 12 aulas de 50 minutos, totalizando 10 horas. Inicia-se com a introdução dos conceitos, seguida pelo planejamento e montagem do mercado, prática de compra e venda, e, por fim, revisão dos conceitos e avaliação.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de multiplicação e proporcionalidade
  • Aulas 2-3: Planejamento e criação dos produtos do mercado
  • Aulas 4-6: Prática de compra e venda com dinheiro fictício
  • Aulas 7-8: Atividades em grupo para solução de problemas práticos
  • Aulas 9-10: Cálculo mental e estimação de custos
  • Aulas 11-12: Revisão dos conceitos e avaliação da atividade

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, envolvimento nas atividades propostas e na capacidade de aplicar conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos. Ferramentas de observação e registros diários auxiliarão na compreensão do desenvolvimento individual e coletivo dos alunos. Serão valorizadas tanto a precisão dos cálculos quanto a criatividade e estratégias utilizadas nas situações-problema apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como dinheiro fictício, cartolinas, marcadores para criação dos produtos e etiquetas de preços, proporcionando um ambiente rico e estimulante para a aplicação prática dos conceitos matemáticos.

  • Dinheiro fictício
  • Cartolinas e marcadores
  • Etiquetas de preço
  • Produtos simulados para venda

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo