O Mercadinho das Frações é uma atividade pedagógica prática planejada para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de ensinar conceitos de frações, decimais e o sistema monetário, através de uma simulação de compra e venda usando dinheiro fictício. Inicialmente, haverá uma explicação sobre frações comuns relacionadas ao dinheiro, como décimos e centésimos, e como estas se ligam ao real sistema monetário brasileiro. Posteriormente, os alunos terão a chance de aplicar o conhecimento adquirido em uma atividade prática, o 'mercadinho', onde eles poderão comprar e vender itens com preços estabelecidos em frações de real. Essa atividade tem como intuito não apenas o reforço no entendimento de frações e sua aplicação prática, mas também incentivar o desenvolvimento de habilidades de cálculo mental e a compreensão básica do funcionamento das finanças e do comércio.
A atividade do Mercadinho das Frações tem como objetivos principais fazer com que os alunos reconheçam e compreendam as frações mais usadas no cotidiano, bem como a sua relação com o sistema monetário brasileiro, solidificando o conhecimento através de uma aplicação prática. Pretende-se que, ao final dessa atividade, os estudantes sejam capazes de realizar operações básicas com frações, décimos e centésimos; entender a ligação entre as frações e seu valor monetário correspondente em reais; além de adquirir noções básicas de economia através da gestão de recursos durante o jogo. Espera-se promover o raciocínio rápido, a autonomia, a colaboração entre pares e a aplicação dos conhecimentos matemáticos em situações práticas da vida.
O plano de aula sobre o Mercadinho das Frações abordará conceitos cruciais de frações e decimais, com ênfase em sua relação com o sistema monetário. Os alunos são introduzidos às frações mais comuns e como elas se apresentam no contexto monetário, utilizando a reta numérica e o dinheiro como recursos didáticos. Além disso, discutiremos a importância do sistema de numeração decimal na representação de números racionais e sua aplicabilidade nas transações financeiras cotidianas.
A metodologia ativa a ser aplicada no Mercadinho das Frações envolve o aluno como protagonista de seu processo de aprendizado, promovendo a aprendizagem através da prática e experiência direta. Inicialmente, os alunos receberão uma breve instrução teórica, seguida de discussões em grupo para explorar os conceitos de frações e decimais. Após esses momentos iniciais, os estudantes participarão da montagem e execução do mercadinho, onde deverão aplicar os conceitos aprendidos em atividades de compra e venda, utilizando dinheiro fictício. Desta forma, a aprendizagem se dá num contexto significativo e dinâmico, encorajando a interação e cooperação entre os alunos.
A atividade será executada ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 6 horas. Iniciaremos com duas aulas teóricas sobre frações e o sistema monetário, seguidas por duas aulas de preparação e planejamento do mercadinho. Depois, teremos duas aulas dedicadas à execução da simulação prática do mercadinho. A última aula será reservada para atividades de fechamento, reflexão e discussão dos aprendizados.
A avaliação da atividade do Mercadinho das Frações será baseada em critérios de participação, aplicação prática dos conceitos de frações e decimais, habilidade de cálculo mental e efetividade na gestão de recursos durante o jogo. Observaremos como os alunos aplicam o conhecimento teórico na prática, sua capacidade de negociação e tomada de decisão. Serão propostas situações-problema cujas soluções exigirão a aplicação concreta das habilidades aprendidas. Além disso, a avaliação levará em conta a contribuição individual e em grupo durante a fase de planejamento e execução do mercadinho, assim como a reflexão sobre o processo e os aprendizados adquiridos.
Os recursos necessários para a realização do Mercadinho das Frações incluem dinheiro fictício (que pode ser impresso ou criado pelos próprios alunos), itens simbólicos para serem 'comprados' e 'vendidos' no mercadinho (como caixas de suco, frutas ou pequenos brinquedos), etiquetas de preços, calculadoras para auxiliar no cálculo das transações e material de papelaria para a organização do espaço da sala de aula, que será transformado em um mercado. Além desses materiais físicos, serão utilizados recursos didáticos como quadro negro ou digital e materiais de apoio pedagógico para a explanação teórica.
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