Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão oportunidade de aprender sobre o conceito de porcentagens de uma forma divertida e interativa, através da criação de 'slime'. O projeto consiste em desafiar os estudantes a criar diferentes tipos de 'slime', ajustando a porcentagem de cada um dos ingredientes – cola, água, ativador e corante. Esta atividade estimulará os alunos a pesquisarem sobre diferentes receitas, decidirem sobre as proporções dos ingredientes e aplicarem o conceito de porcentagens (10%, 25%, 50%, 75% e 100%) para misturar corretamente os componentes. Este método prático de ensinar porcentagens não apenas facilita a compreensão deste tema matemático complexo, mas também promove o trabalho em equipe, a investigação científica e a experimentação.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e aplicada do conceito de porcentagens, utilizando uma metodologia ativa e prática. Através da criação de 'slime', os alunos irão operacionalizar as porcentagens de forma tangível, percebendo a influência direta das proporções nas propriedades físicas da massa criada. Outro objetivo importante é desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, experimentação e pensamento crítico, essenciais para o aprendizado ativo e para a formação integral do estudante.
O conteúdo programático destinado a esta atividade inclui o estudo detalhado das porcentagens, entendendo sua importância no cotidiano e sua aplicação em diversas situações práticas. Além disso, os alunos terão a oportunidade de explorar as características físicas de diferentes materiais e entender como as mudanças em suas proporções afetam suas propriedades finais. Esta abordagem holística favorece não somente o aprendizado de conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de uma mentalidade experimental e investigativa.
A metodologia adotada para esta atividade será a 'Sala de Aula Invertida', em que os alunos deverão pesquisar em casa as diversas receitas de 'slime' e as proporções de seus ingredientes. Durante as aulas, eles aplicarão o conhecimento adquirido, trabalhando em grupos para criar diferentes tipos de 'slime', ajustando as porcentagens de cada ingrediente. Esta abordagem promove uma participação mais ativa dos alunos no processo de aprendizagem e permite a aplicação prática dos conceitos teóricos estudados.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos apresentarão suas pesquisas sobre as receitas e discutirão as proporções dos ingredientes. Na segunda aula, eles criarão os slimes, aplicando as porcentagens estudadas e registrando as propriedades observadas nas diferentes misturas.
A avaliação desta atividade se dará através da observação do envolvimento dos alunos na pesquisa, na discussão das receitas e na criação dos slimes. Será avaliada, também, a capacidade de trabalhar em equipe durante a execução das tarefas, bem como a habilidade de aplicar corretamente os conceitos de porcentagem na prática. Feedbacks qualitativos serão fornecidos para incentivar a reflexão sobre os processos de aprendizagem e a experimentação.
Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes materiais: cola branca PVA, ativo para 'slime' (pode ser bórax ou solução de contato), corantes alimentícios ou tinta, água, copos de medição, colheres de mistura, e recipientes para armazenar os 'slimes'. Além disso, o uso de calculadoras ou dispositivos móveis com aplicativos de calculadora será permitido para auxiliar no cálculo das porcentagens.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula