Caça ao Tesouro Estatístico

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estatística e Probabilidade

A atividade 'Caça ao Tesouro Estatístico' visa introduzir os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao mundo da estatística e probabilidade de uma maneira divertida e interativa. Os alunos, trabalhando em duplas, irão realizar uma pesquisa empregando variáveis categóricas e numéricas para descobrir os hobbies preferidos entre eles. Utilizarão questionários simples para coletar dados e, com o apoio de tecnologias digitais como tablets e computadores ou manualmente, organizarão esses dados em tabelas e gráficos de colunas. Tal tarefa os levará a uma exploração prática da coleta e análise de dados, aprendendo a identificar padrões e fazer inferências simples baseadas em estatísticas. Cada dupla, ao final, apresentará um breve relatório explicando o propósito da pesquisa, juntamente com uma síntese dos resultados obtidos, destacando as variações de preferências entre os alunos da sala. Esta apresentação dará especial atenção à forma como os dados estatísticos podem ser utilizados para argumentar e como as preferências variam dentro de um grupo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é introduzir os alunos às noções fundamentais de estatística e probabilidade, utilizando uma metodologia prática para engajar e motivar o aprendizado. Os alunos aprenderão a coletar, organizar e representar dados de maneira significativa, utilizando variáveis categóricas e numéricas. Serão capacitados a interpretar os dados coletados por meio de tabelas e gráficos, promovendo uma compreensão mais profunda da importância da estatística no cotidiano. A atividade visa também desenvolver habilidades de pensamento crítico e argumentação com base em análise de dados, preparando os alunos para utilizar a estatística como ferramenta para tomada de decisões informadas.

  • Entender o conceito de variáveis categóricas e numéricas.
  • Aprender a coletar e organizar dados.
  • Usar tecnologias digitais para criar tabelas e gráficos.
  • Desenvolver habilidades de interpretação de dados estatísticos.
  • Praticar a argumentação baseada em análise estatística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05MA23: Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
  • EF05MA24: Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
  • EF05MA25: Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Conteúdo Programático

A incorporação do estudo de variáveis categóricas e numéricas, juntamente com a implementação de métodos para a coleta e análise de dados, são aspectos cruciais desta atividade. Ao permitir que os alunos explorem dados de seu interesse, eles são introduzidos às noções básicas de estatística de uma maneira contextualizada e relevante. A construção de tabelas e gráficos, a interpretação de dados e a comunicação de resultados consolidam conhecimentos essenciais para o desenvolvimento da literacia estatística.

  • Variáveis categóricas e numéricas.
  • Coleta de dados utilizando questionários.
  • Organização de dados em tabelas e gráficos de colunas.
  • Interpretação de dados e produção de relatórios.
  • Análise estatística para argumentação.

Metodologia

Utilizando uma abordagem 'Mão-na-massa', os alunos serão estimulados a participar ativamente da coleta e análise de dados, reforçando o aprendizado por meio da prática. A 'Roda de Debate' permitirá o compartilhamento de descobertas e discussões sobre os padrões encontrados, promovendo um ambiente colaborativo. Além disso, a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será incorporada para tornar o processo de aprendizado mais envolvente e divertido, garantindo que os conceitos estatísticos sejam compreendidos de forma lúdica e eficaz.

  • Atividade prática de coleta de dados.
  • Uso de tecnologias digitais para análise e representação de dados.
  • Discussão em grupo para interpretação de resultados.
  • Apresentação dos resultados em forma de relatório.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 4 horas, divididas em 4 aulas de 50 minutos cada. Esta distribuição de tempo permite uma exploração detalhada de cada etapa do projeto, desde a coleta inicial de dados até a apresentação final dos resultados, garantindo uma compreensão aprofundada dos conceitos estatísticos abordados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e formação das duplas para coleta de dados.
  • Aula 2: Coleta de dados e início da organização em tabelas e gráficos.
  • Aula 3: Continuação da organização dos dados e início da análise.
  • Aula 4: Preparação e apresentação dos relatórios finais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a coleta de dados até a apresentação final dos resultados. Avaliaremos a capacidade de trabalhar em dupla, o uso correto das ferramentas digitais para organização e representação dos dados, a qualidade da análise estatística realizada e a clareza e coesão do relatório final. Serão valorizadas a originalidade e a profundidade na interpretação dos dados, assim como a habilidade de argumentar com base nas análises estatísticas feitas. Exemplos de boas práticas e insights interessantes serão destacados e elogiados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, será necessário o uso de tablets ou computadores com acesso a softwares de planilhas eletrônicas para a construção de tabelas e gráficos. Papel, lápis e borracha também serão necessários para aqueles que optarem pela organização dos dados de forma manual. Além disso, o uso de quadro e marcadores facilitará as discussões em grupo e as apresentações finais. Recursos adicionais, como vídeos educativos ou jogos interativos sobre estatística, podem ser incorporados para enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Tablets ou computadores com softwares de planilhas.
  • Material para coleta de dados (papel e canetas).
  • Recursos para apresentação (quadro, marcadores).
  • Materiais didáticos complementares sobre estatística.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo