Caça ao Tesouro Matemático

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas de comprimento e tempo

Na atividade Caça ao Tesouro Matemático, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorar a escola ou um espaço ao ar livre, utilizando mapas que contêm instruções baseadas em medidas de comprimento e tempo. O objetivo é encontrar 'tesouros' escondidos através da resolução de problemas matemáticos práticos. Cada grupo deverá calcular distâncias entre pontos demarcados, estimando o tempo necessário para o deslocamento entre eles, aplicando conceitos matemáticos como horas, minutos e segundos. Esta atividade visa incentivar o aprendizado dinâmico e prático sobre medidas, além de promover habilidades como o trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Ao final, os grupos compartilharão suas estratégias e descobertas, oportunizando um rico momento de troca de experiências e aprendizados coletivos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência concreta com a medição de comprimentos e a estimativa e cálculo de tempos, empregando unidades de medida comuns. Visa desenvolver competências como o raciocínio lógico-matemático, a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação eficaz e a resolução de problemas de forma colaborativa. Através dessa dinâmica, pretende-se também reforçar o conteúdo teórico visto em sala de aula, permitindo aos alunos aplicar na prática os conceitos aprendidos, favorecendo assim uma aprendizagem significativa e duradoura.

  • Entender e aplicar medidas de comprimento e tempo na resolução de problemas práticos.
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental e raciocínio lógico.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em situações práticas do cotidiano.
  • Comparar e discutir estratégias de resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05MA19: Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Conteúdo Programático

A atividade estrutura-se em torno do conteúdo programático de medidas de comprimento e tempo, essencial para o desenvolvimento de competências matemáticas no 5º ano do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem prática, os alunos serão capazes de entender melhor a aplicação dessas medidas no mundo real, desenvolvendo habilidades essenciais de matemática de uma maneira lúdica e engajadora.

  • Medidas de comprimento: metros, centímetros e milímetros.
  • Unidades de tempo: horas, minutos e segundos.
  • Cálculo mental e estimativas.
  • Resolução de problemas práticos.

Metodologia

A atividade será conduzida seguindo a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa'. Os alunos, organizados em pequenos grupos, receberão mapas e instruções que deverão seguir para localizar os tesouros. Esta abordagem promove a aprendizagem através da experiência direta, incentivando a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. A interação entre os membros do grupo para resolver os desafios propostos é fundamental, fomentando assim o desenvolvimento de habilidades sociais importantes.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos.
  • Utilização de mapas com indicações baseadas em medidas de comprimento e tempo.
  • Resolução de problemas para encontrar os tesouros.
  • Apresentação e discussão das soluções encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 10 horas, distribuídas em 10 aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à apresentação da atividade e à organização dos grupos. As aulas seguintes envolverão a realização da caça ao tesouro, com momentos para discussão e reflexão sobre as estratégias usadas. A última aula será utilizada para a apresentação dos resultados por cada grupo e reflexão coletiva sobre os aprendizados da atividade.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos.
  • Aulas 2 a 9: Execução da caça ao tesouro matemático.
  • Aula 10: Apresentação dos resultados e reflexão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação ativa de cada aluno, a habilidade de trabalhar em equipe, a precisão dos cálculos realizados e a estratégia adotada para encontrar os tesouros. Será dada especial atenção à apresentação final, onde cada grupo discutirá as medidas e tempos calculados, compartilhando as estratégias usadas. Esta apresentação servirá como uma oportunidade para avaliar não apenas os conhecimentos matemáticos dos alunos, mas também suas habilidades de comunicação e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários mapas impressos contendo as pistas e os desafios, compassos, réguas, cronômetros e talvez dispositivos com acesso à internet para pesquisas adicionais. O uso desses recursos permitirá uma exploração prática e interativa, favorecendo uma experiência de aprendizagem autêntica e significativa.

  • Mapas impressos com as instruções.
  • Compassos e réguas.
  • Cronômetros.
  • Dispositivos com acesso à internet (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo