Construtores de Gráficos

Desenvolvida por: Diva D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Grandezas e Medidas

Na atividade 'Construtores de Gráficos', alunos do 5º ano do Ensino Fundamental trabalharão em grupos para investigar e coletar dados sobre diferentes grandezas (comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade) no ambiente escolar. Esta exploração prática visa familiarizar os estudantes com a aplicação concreta de conceitos matemáticos ao mundo ao seu redor, assim como desenvolver suas habilidades de análise e representação de dados por meio de gráficos. Depois de coletarem os dados, os grupos utilizarão papel milimetrado ou softwares de elaboração de gráficos para criar representações visuais das informações coletadas, enfatizando a utilização de unidades de medida usuais e o entendimento de números decimais. Cada grupo apresentará seu gráfico para a classe, discutindo o processo de coleta, as unidades de medida e as conclusões obtidas. Esta atividade promove não apenas o conhecimento matemático, mas também habilidades de colaboração, comunicação e uso de tecnologia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma vivência prática e significativa com medidas de diferentes grandezas, promovendo o desenvolvimento de habilidades em coletar, analisar e representar dados. Deseja-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de aplicar conceitos matemáticos na resolução de problemas do mundo real, entender a importância das unidades de medida e desenvolver habilidades de representação gráfica, além de aprimorar a comunicação e o trabalho em equipe.

  • Aplicar conceitos matemáticos para resolver problemas do mundo real.
  • Identificar e utilizar unidades de medida usuais em diversas grandezas.
  • Desenvolver habilidades de coleta e análise de dados.
  • Criar representações gráficas de dados coletados.
  • Fomentar a comunicação eficaz e o trabalho colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05MA19: Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Conteúdo Programático

O programa aborda conceitos fundamentais das grandezas e medidas - como comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade - e promove uma compreensão intuitiva e prática sobre units de medidas usuais. Além disso, enfatiza a importância da representação gráfica na matemática, buscando integrar esta competência à capacidade de análise de dados e ao raciocínio lógico-matemático.

  • Conceitos de grandezas e medidas
  • Unidades de medidas usuais
  • Coleta e análise de dados
  • Representação gráfica de dados
  • Uso de papel milimetrado e softwares gráficos

Metodologia

Esta atividade será realizada com a aplicação da metodologia ativa, onde os estudantes assumem um papel central na construção de seu conhecimento. O trabalho em grupo será essencial para a coleta de dados e para a discussão das descobertas. A elaboração de gráficos em papel milimetrado ou através de softwares dará aos alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos de tecnologia, além de interpretar e representar os dados de forma visual.

  • Exploração do ambiente escolar para coleta de dados.
  • Trabalho em equipe para discussão e análise.
  • Uso de papel milimetrado ou softwares para criação de gráficos.
  • Apresentações em grupo para compartilhar descobertas e conclusões.

Aulas e Sequências Didáticas

A estrutura da atividade é desenhada para ser completada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a coleta de dados no ambiente escolar. Na segunda aula, eles criarão os gráficos e se prepararão para as apresentações.

  • Aula 1: Exploração e coleta de dados.
  • Aula 2: Criação de gráficos e preparação de apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na completude e acurácia da coleta de dados, na qualidade dos gráficos produzidos (clareza, precisão, uso correto de unidades de medida) e na apresentação final. Será dada ênfase à habilidade de explicar o processo de coleta, as escolhas feitas na representação dos dados e nas conclusões tiradas a partir dos gráficos, promovendo assim uma avaliação holística que inclui conhecimento matemático, habilidades técnicas e competências sociais.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem papel milimetrado para a criação manual de gráficos, acesso a computadores com softwares de elaboração de gráficos (como Excel, Google Sheets ou softwares específicos de matemática) para aqueles que optarem por uma abordagem digital, e réguas, fitas métricas e balanças para a coleta de dados. Recursos adicionais incluem acesso a áreas variadas da escola para coleta de dados.

  • Papel milimetrado
  • Computadores com softwares de elaboração de gráficos
  • Réguas, fitas métricas e balanças
  • Acesso a áreas variadas da escola

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo