Na atividade 'Construtores de Gráficos', alunos do 5º ano do Ensino Fundamental trabalharão em grupos para investigar e coletar dados sobre diferentes grandezas (comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade) no ambiente escolar. Esta exploração prática visa familiarizar os estudantes com a aplicação concreta de conceitos matemáticos ao mundo ao seu redor, assim como desenvolver suas habilidades de análise e representação de dados por meio de gráficos. Depois de coletarem os dados, os grupos utilizarão papel milimetrado ou softwares de elaboração de gráficos para criar representações visuais das informações coletadas, enfatizando a utilização de unidades de medida usuais e o entendimento de números decimais. Cada grupo apresentará seu gráfico para a classe, discutindo o processo de coleta, as unidades de medida e as conclusões obtidas. Esta atividade promove não apenas o conhecimento matemático, mas também habilidades de colaboração, comunicação e uso de tecnologia.
O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma vivência prática e significativa com medidas de diferentes grandezas, promovendo o desenvolvimento de habilidades em coletar, analisar e representar dados. Deseja-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de aplicar conceitos matemáticos na resolução de problemas do mundo real, entender a importância das unidades de medida e desenvolver habilidades de representação gráfica, além de aprimorar a comunicação e o trabalho em equipe.
O programa aborda conceitos fundamentais das grandezas e medidas - como comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade - e promove uma compreensão intuitiva e prática sobre units de medidas usuais. Além disso, enfatiza a importância da representação gráfica na matemática, buscando integrar esta competência à capacidade de análise de dados e ao raciocínio lógico-matemático.
Esta atividade será realizada com a aplicação da metodologia ativa, onde os estudantes assumem um papel central na construção de seu conhecimento. O trabalho em grupo será essencial para a coleta de dados e para a discussão das descobertas. A elaboração de gráficos em papel milimetrado ou através de softwares dará aos alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos de tecnologia, além de interpretar e representar os dados de forma visual.
A estrutura da atividade é desenhada para ser completada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a coleta de dados no ambiente escolar. Na segunda aula, eles criarão os gráficos e se prepararão para as apresentações.
A avaliação será baseada na participação ativa, na completude e acurácia da coleta de dados, na qualidade dos gráficos produzidos (clareza, precisão, uso correto de unidades de medida) e na apresentação final. Será dada ênfase à habilidade de explicar o processo de coleta, as escolhas feitas na representação dos dados e nas conclusões tiradas a partir dos gráficos, promovendo assim uma avaliação holística que inclui conhecimento matemático, habilidades técnicas e competências sociais.
Os materiais necessários incluem papel milimetrado para a criação manual de gráficos, acesso a computadores com softwares de elaboração de gráficos (como Excel, Google Sheets ou softwares específicos de matemática) para aqueles que optarem por uma abordagem digital, e réguas, fitas métricas e balanças para a coleta de dados. Recursos adicionais incluem acesso a áreas variadas da escola para coleta de dados.
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