Corrida Matemática

Desenvolvida por: Karine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números naturais e racionais

A Corrida Matemática é uma atividade lúdica e interativa destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, o chão da sala de aula é transformado numa grande reta numérica, com a ajuda de fita adesiva para demarcar os números naturais e pontos representando números decimais. Os alunos serão divididos em equipes e receberão cartões contendo problemas de adição e subtração que envolvem tanto números naturais quanto racionais. Para solucionar os problemas, eles deverão se posicionar na reta numérica no ponto correto que representa a solução. Esta abordagem prática visa promover uma melhor compreensão dos números e operações matemáticas, estimulando o raciocínio rápido, a colaboração entre pares e a competição saudável. Além disso, ao movimentarem-se fisicamente para encontrar as respostas, os alunos podem vivenciar de forma concreta os conceitos matemáticos que, muitas vezes, são percebidos como abstratos, facilitando assim sua internalização e compreensão espacial dos números.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem reforçar a compreensão dos alunos sobre a natureza e as operações com números naturais e racionais, promovendo a habilidade de realizar cálculos de adição e subtração de maneira ágil. Além disso, visa desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma colaborativa. Por meio de uma metodologia ativa como a Aprendizagem Baseada em Jogos, espera-se engajar os alunos de maneira significativa, fazendo com que a matemática se torne uma experiência divertida e empolgante, ao mesmo tempo que educativa, preparando-os para conceitos matemáticos mais complexos no futuro.

  • Reforçar o entendimento sobre números naturais e racionais.
  • Praticar operações de adição e subtração com agilidade.
  • Promover trabalho em equipe e competição saudável.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
  • Tornar a matemática uma experiência divertida por meio de jogos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
  • EF05MA02: Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
  • EF05MA07: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade inclui o reconhecimento e a manipulação de números naturais e racionais, bem como a prática de operações fundamentais de adição e subtração. Pretende-se, por meio desta abordagem prática, tornar o ensino de matemática mais dinâmico e menos abstrato, aproximando os conceitos matemáticos da realidade dos alunos, e incentivando o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o cálculo mental e a compreensão da estrutura numérica.

  • Conceitos e propriedades dos números naturais e racionais.
  • Operações de adição e subtração.
  • Uso da reta numérica para representação de números e operações.
  • Desenvolvimento de estratégias de cálculo mental.

Metodologia

A metodologia para a realização desta atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo uma experiência lúdica e interativa de ensino. Os alunos serão incentivados a participar ativamente, resolvendo desafios em equipe e utilizando a reta numérica física como recurso para a compreensão e solução dos problemas. Esta abordagem pretende não só engajar os alunos de forma significativa mas também promover um ambiente de aprendizagem colaborativo e competitivo, onde o conhecimento matemático é construído de maneira divertida e desafiadora.

  • Uso da reta numérica física como recurso didático.
  • Resolução de problemas em equipe.
  • Aplicação da Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Competição saudável como instrumento de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em 4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e construção da reta numérica. Nas duas aulas seguintes, os alunos participarão da Corrida Matemática, resolvendo os problemas em equipe. A última aula será dedicada à reflexão sobre as estratégias utilizadas e ao feedback coletivo.

  • Aula 1: Introdução e preparação da reta numérica.
  • Aula 2: Execução da Corrida Matemática - Parte 1.
  • Aula 3: Execução da Corrida Matemática - Parte 2.
  • Aula 4: Reflexão e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e processual, observando o envolvimento dos alunos, a capacidade de resolver problemas em equipe, a aplicação correta dos conceitos matemáticos e a agilidade em encontrar soluções. Além disso, será considerado o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação e justificativa das soluções encontradas. A participação ativa e a colaboração serão pontos-chave na avaliação, incentivando os alunos a se engajarem plenamente na atividade.

Materiais e ferramentas:

Os principais recursos para a realização desta atividade incluem fita adesiva para a demarcação da reta numérica no chão da sala, cartões com problemas de adição e subtração, e marcadores de posição para os alunos se posicionarem na reta. Esses materiais simples, mas eficazes, permitirão uma experiência de aprendizagem dinâmica e engajadora, facilitando o entendimento dos conceitos matemáticos de forma prática e visível.

  • Fita adesiva para marcação da reta numérica.
  • Cartões com problemas de adição e subtração.
  • Marcadores de posição para os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo