Corrida Numérica

Desenvolvida por: Jacque… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações básicas e Cooperação

A Corrida Numérica é uma atividade lúdica e dinâmica planejada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o aprendizado de conceitos matemáticos através do movimento e da interação. A atividade se desenvolverá na quadra da escola ou no pátio, onde linhas serão desenhadas no chão, representando diferentes valores numéricos. Os alunos serão agrupados em equipes e enfrentarão desafios matemáticos que exigirão conhecimentos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Ao solucionarem os problemas, eles deverão correr até a linha que representa a resposta correta. Esta atividade não só reforça a habilidade de cálculo mental e a compreensão dos números, mas também promove a cooperação, a tomada de decisão em grupo e a agilidade física. A metodologia ativa 'Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão fundamentais no desenvolvimento da atividade, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e motivacional, enquanto os alunos aplicam seus conhecimentos matemáticos de forma prática e divertida.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas específicas em alunos do 5º ano, tais como rapidez no cálculo mental, compreensão profunda de operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), e habilidade para trabalhar cooperativamente em equipe. Adicionalmente, busca-se aprimorar a coordenação motora e a tomada de decisão sob pressão, enquanto os alunos participam de uma atividade física estimulante. Além dos aspectos cognitivos e físicos, a Corrida Numérica visa fomentar soft skills importantes, como comunicação, trabalho em equipe, liderança, e respeito pelos colegas.

  • Desenvolver agility mental através de cálculos rápidos
  • Reforçar a compreensão dos conceitos de números e operações básicas
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe
  • Aprimorar a coordenação motora e a capacidade de tomar decisões rápidas
  • Estimular o pensamento estratégico e a resolução de problemas em equipe

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental, enfocando as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), a agilidade no cálculo mental e o raciocínio rápido. Através deste jogo, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de maneira prática e entusiasmante, promovendo a fixação do conteúdo de forma mais eficaz do que métodos tradicionais.

  • Operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão
  • Cálculo mental
  • Raciocínio lógico
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Estratégias de resolução de problemas

Metodologia

Utilizando as metodologias ativas 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade promove um aprendizado dinâmico e interativo, onde os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através da resolução de desafios matemáticos e da necessidade de movimentação física para alcançar as respostas corretas, os estudantes engajam-se completamente, aplicando seus conhecimentos prévios de matemática e desenvolvendo novas habilidades em um contexto de jogo estimulante.

  • Aplicação prática de conteúdos matemáticos
  • Uso de movimento e espaço para estimular o aprendizado
  • Desafios em equipe para promover a cooperação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas sessões de 1 hora cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, explicação das regras e formação das equipes. A segunda aula será dedicada à corrida numérica propriamente dita, com momentos de reflexão e discussão ao final.

  • Aula 1: Introdução e preparação
  • Aula 2: Execução da Corrida Numérica e discussão

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada tanto no desempenho individual quanto no desempenho da equipe. Pontos serão atribuídos pela correção das respostas e pela rapidez em alcançá-las. Será dada especial atenção à participação, ao espírito de equipe e à capacidade de resolver conflitos e chegar a um consenso. A reflexão final permitirá aos alunos articularem o que aprenderam, como se sentiram durante a atividade e como as habilidades desenvolvidas podem ser aplicadas em outros contextos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da Corrida Numérica, serão necessários materiais simples como giz para desenhar as linhas no chão, cartões com os desafios matemáticos e um apito para iniciar e encerrar cada rodada da atividade. O uso da quadra da escola ou do pátio é fundamental para garantir o espaço necessário para a movimentação das equipes.

  • Giz para desenho das linhas numéricas no chão
  • Cartões ou papéis com desafios matemáticos
  • Apito
  • Cronômetro para controle do tempo
  • Quadra ou pátio escolar

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo