Desafio da Pizza Fracionada

Desenvolvida por: Elcion… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Frações

Nesta atividade lúdica e interativa, denominada 'Desafio da Pizza Fracionada', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre frações de uma maneira divertida e envolvente. Transformando-se em chefs de pizzaria por um dia, eles deverão criar 'pizzas' utilizando representações variadas de frações. Para tal, cada grupo de estudantes receberá uma 'massa de pizza' feita de papelão, além de um conjunto de 'ingredientes', que poderão ser representados por peças de papel ou por objetos que simbolizem os mais diversos ingredientes de uma pizza. O desafio consiste em fracionar as pizzas de papelão em partes iguais e distribuir os ingredientes segundo frações específicas solicitadas nas 'ordens de pedido', que incluirão frações menores e maiores que a unidade, além de estimular a identificação de frações equivalentes. Após a montagem, os alunos apresentarão suas criações, explicando as frações usadas e como optaram pela distribuição dos ingredientes, fomentando assim uma rica discussão acerca do conceito de frações e suas aplicações práticas no cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos do 5º ano uma compreensão concreta e aprofundada sobre frações, incluindo a identificação, representação e comparação de frações, bem como o reconhecimento de frações equivalentes. Por meio de uma atividade prática e colaborativa, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de raciocínio matemático relacionadas à divisão de quantidades em partes iguais, compreendendo as frações como partes de um todo e como resultado de uma divisão. Através do 'Desafio da Pizza Fracionada', os alunos também terão a oportunidade de trabalhar em equipe, fomentando a comunicação eficaz, o respeito pelas ideias alheias e a capacidade de argumentação e explicação de seu raciocínio.

  • Identificar e representar frações menores e maiores que a unidade.
  • Aplicar frações em contextos práticos, como a distribuição de ingredientes numa pizza.
  • Identificar frações equivalentes através da comparação visual.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao apresentar e explicar o raciocínio usado.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula incide sobre o ensino de frações, abrangendo a identificação, representação e comparação de frações, além da identificação de frações equivalentes. Utilizando uma abordagem prática e lúdica, os alunos aprenderão a aplicar conceitos matemáticos a situações cotidianas, como a preparação de uma pizza, o que facilita a compreensão e o interesse pelo conteúdo. Além disso, a atividade promove o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a resiliência frente a desafios.

  • Conceito de frações e sua utilidade no cotidiano.
  • Identificação e representação de frações em formas visuais.
  • Comparação e ordenação de frações.
  • Frações equivalentes: conceito e identificação.
  • Utilização de frações em contextos práticos e lúdicos.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula engloba atividades mão-na-massa, rodas de debate, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos. Inicialmente, para estimular a imersão dos alunos no tema, a aula começará com uma breve introdução teórica sobre frações. Em seguida, na atividade prática principal, os alunos serão incentivados a aplicar esses conceitos ao criar 'pizzas' que representem diferentes frações. Ao final da atividade, os alunos participarão de rodas de debate para compartilhar suas experiências, promovendo a reflexão crítica sobre os conceitos trabalhados. Esse amalgama de metodologias ativas visa não somente a assimilação do conteúdo matemático de maneira eficaz, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais.

  • Breve introdução teórica sobre o conceito de frações.
  • Atividade prática mão-na-massa de criação de pizzas fracionadas.
  • Roda de debate para discussão das soluções encontradas pelos grupos.
  • Apresentação das pizzas e explicação das frações por cada grupo.
  • Utilização da sala de aula invertida para revisão dos conceitos pós-atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 4 horas de carga horária. Cada aula contará com etapas distintas que acompanham a progressão da atividade, desde a introdução teórica dos conceitos matemáticos até a realização prática da atividade e a consolidação do aprendizado por meio de debates e apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos básicos de frações.
  • Aula 2: Atividade prática de criação das pizzas fracionadas.
  • Aula 3: Finalização da criação das pizzas e preparação para as apresentações.
  • Aula 4: Apresentação das pizzas, rodas de debate e conclusão.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação, o envolvimento e o progresso dos alunos ao longo da atividade. Serão avaliados aspectos como a capacidade de aplicar conceitos matemáticos na atividade prática, a habilidade de trabalhar em equipe, a apresentação da pizza fracionada, explicando claramente as frações escolhidas e o raciocínio utilizado, bem como a participação nas rodas de debate. Exemplos de critérios específicos incluem a precisão nas representações fracionárias, a criatividade na solução de problemas e a capacidade de comunicar ideias matemáticas de forma eficaz.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessária a preparação de alguns materiais pedagógicos e recursos específicos. Estes incluem 'massas' de pizza em papelão, recortes de papel ou objetos representando os ingredientes, ordens de pedido com as frações desejadas e material para decoração das pizzas. Adicionalmente, será utilizada uma lousa ou quadro para apresentações e debates, além de recursos digitais como computadores ou tablets para pesquisa e revisão dos conceitos, se disponíveis.

  • Pizza de papelão para simular a base da pizza.
  • Papel ou objetos coloridos como ingredientes da pizza.
  • Fichas com ordens de pedido incluindo frações específicas.
  • Lousa ou quadro para discussões e apresentações.
  • Recursos digitais para suporte teórico e revisões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo