Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão incumbidos da missão de se tornarem 'Detetives da Dengue', com o objetivo de investigar os números de casos reportados de dengue na região de São Paulo, utilizando dados estatísticos fornecidos pelo IBGE. Divididos em grupos, os estudantes irão coletar, analisar e comparar dados de diferentes áreas, aplicando conceitos matemáticos como representações fracionárias e decimais, além de porcentagens. Eles serão responsáveis por criar gráficos ou mapas visuais para apresentar suas descobertas à classe. Esta atividade visa promover a compreensão da importância de números racionais e porcentagens no cotidiano, além de despertar a consciência sobre questões de saúde pública e a importância de medidas de prevenção contra a dengue. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada, incentivando a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas de maneira prática e significativa.
Esta atividade tem como objetivos levar os estudantes a entender a relevância dos números racionais e porcentagens na resolução de problemas reais, promover o desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação de dados, incentivar a prática de trabalho em equipe e colaboração, além de conscientizar sobre a importância de medidas de prevenção e controle da dengue. Através do exercício de comparação e análise de dados, os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos matemáticos em um contexto significativo, entendendo seu papel enquanto cidadãos responsáveis pela saúde pública. Este projeto também visa estimular a curiosidade científica, fomentando uma cultura de investigação e análise crítica.
Os estudantes aprenderão a importância dos números racionais e porcentagens no contexto da análise de dados e tomada de decisões, especialmente analisando estatísticas relacionadas à saúde pública. A atividade visa fortalecer o conceito de frações e decimais no contexto da realidade, associando teoria e prática de maneira eficaz e significativa. Este conteúdo se insere no estudo da Matemática, buscando uma aplicação prática e interdisciplinar com as Ciências, especificamente na compreensão de questões relevantes como a prevenção de doenças e a promoção da saúde coletiva.
Através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão estimulados a investigar proativamente os dados sobre a dengue, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa. Os grupos serão encorajados a discutir, debater as melhores formas de análise e representação dos dados, e por fim, compartilhar suas descobertas com a classe. Esta abordagem incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais, de pesquisa e de apresentação, além de reforçar o entendimento dos conceitos matemáticos por meio de sua aplicação em situações reais.
A atividade será dividida em 10.8 aulas de 50 minutos. Inicialmente, haverá uma introdução ao tema e aos objetivos (1 aula). Seguirá com a coleta e análise de dados (4 aulas). Posteriormente, os alunos trabalharão na criação de gráficos e mapas (3 aulas), culminando nas apresentações e discussões finais (2.8 aulas). Esta distribuição permite um aprofundamento adequado em cada etapa do projeto, incentivando a imersão dos alunos na problemática da dengue e na análise dos dados.
A avaliação será baseada na participação ativa nos grupos, na qualidade da análise dos dados, na criatividade e clareza dos gráficos ou mapas criados, além da competência em comunicar suas descobertas e sugerir medidas de prevenção durante as apresentações. Será atribuída uma nota para o grupo e observações individuais serão feitas para destacar contribuições singulares dentro de cada equipe. A capacidade de colaboração e engajamento com o projeto, assim como a aplicação prática dos conhecimentos matemáticos em um problema real, serão os principais critérios de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários dados estatísticos sobre a dengue fornecidos pelo IBGE, acesso à internet para pesquisas adicionais, materiais para a criação de gráficos e mapas (papel, canetas, régua, entre outros), além de um projetor ou dispositivo similar para as apresentações finais. Esses recursos são fundamentais para apoiar a investigação dos alunos e facilitar a representação visual das suas descobertas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula