Detetives da Dengue

Desenvolvida por: Leia M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Ciências
Temática: Saúde Pública e Estatística

Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão incumbidos da missão de se tornarem 'Detetives da Dengue', com o objetivo de investigar os números de casos reportados de dengue na região de São Paulo, utilizando dados estatísticos fornecidos pelo IBGE. Divididos em grupos, os estudantes irão coletar, analisar e comparar dados de diferentes áreas, aplicando conceitos matemáticos como representações fracionárias e decimais, além de porcentagens. Eles serão responsáveis por criar gráficos ou mapas visuais para apresentar suas descobertas à classe. Esta atividade visa promover a compreensão da importância de números racionais e porcentagens no cotidiano, além de despertar a consciência sobre questões de saúde pública e a importância de medidas de prevenção contra a dengue. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada, incentivando a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas de maneira prática e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos levar os estudantes a entender a relevância dos números racionais e porcentagens na resolução de problemas reais, promover o desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação de dados, incentivar a prática de trabalho em equipe e colaboração, além de conscientizar sobre a importância de medidas de prevenção e controle da dengue. Através do exercício de comparação e análise de dados, os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos matemáticos em um contexto significativo, entendendo seu papel enquanto cidadãos responsáveis pela saúde pública. Este projeto também visa estimular a curiosidade científica, fomentando uma cultura de investigação e análise crítica.

  • Entender e aplicar conceitos de números racionais em contextos reais.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de dados.
  • Conscientizar sobre saúde pública e prevenção da dengue.
  • Colaborar e trabalhar efetivamente em grupo.
  • Criar representações gráficas de dados analisados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05MA05: Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
  • EF05MA06: Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Conteúdo Programático

Os estudantes aprenderão a importância dos números racionais e porcentagens no contexto da análise de dados e tomada de decisões, especialmente analisando estatísticas relacionadas à saúde pública. A atividade visa fortalecer o conceito de frações e decimais no contexto da realidade, associando teoria e prática de maneira eficaz e significativa. Este conteúdo se insere no estudo da Matemática, buscando uma aplicação prática e interdisciplinar com as Ciências, especificamente na compreensão de questões relevantes como a prevenção de doenças e a promoção da saúde coletiva.

  • Números racionais: frações e decimais.
  • Porcentagens: conceitos e aplicações.
  • Coleta e análise de dados estatísticos.
  • Representações gráficas: gráficos e mapas.
  • Saúde pública: foco na prevenção da dengue.

Metodologia

Através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão estimulados a investigar proativamente os dados sobre a dengue, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa. Os grupos serão encorajados a discutir, debater as melhores formas de análise e representação dos dados, e por fim, compartilhar suas descobertas com a classe. Esta abordagem incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais, de pesquisa e de apresentação, além de reforçar o entendimento dos conceitos matemáticos por meio de sua aplicação em situações reais.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Análise e interpretação de dados em grupo.
  • Criação de gráficos e mapas visuais.
  • Apresentação das descobertas à classe.
  • Discussão em grupo sobre medidas de prevenção.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 10.8 aulas de 50 minutos. Inicialmente, haverá uma introdução ao tema e aos objetivos (1 aula). Seguirá com a coleta e análise de dados (4 aulas). Posteriormente, os alunos trabalharão na criação de gráficos e mapas (3 aulas), culminando nas apresentações e discussões finais (2.8 aulas). Esta distribuição permite um aprofundamento adequado em cada etapa do projeto, incentivando a imersão dos alunos na problemática da dengue e na análise dos dados.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e objetivos.
  • Aulas 2 a 5: Coleta e análise de dados.
  • Aulas 6 a 8: Criação de gráficos e mapas.
  • Aulas 9 e 10: Apresentações e discussões finais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa nos grupos, na qualidade da análise dos dados, na criatividade e clareza dos gráficos ou mapas criados, além da competência em comunicar suas descobertas e sugerir medidas de prevenção durante as apresentações. Será atribuída uma nota para o grupo e observações individuais serão feitas para destacar contribuições singulares dentro de cada equipe. A capacidade de colaboração e engajamento com o projeto, assim como a aplicação prática dos conhecimentos matemáticos em um problema real, serão os principais critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários dados estatísticos sobre a dengue fornecidos pelo IBGE, acesso à internet para pesquisas adicionais, materiais para a criação de gráficos e mapas (papel, canetas, régua, entre outros), além de um projetor ou dispositivo similar para as apresentações finais. Esses recursos são fundamentais para apoiar a investigação dos alunos e facilitar a representação visual das suas descobertas.

  • Dados estatísticos do IBGE sobre a dengue.
  • Acesso à internet.
  • Materiais para criação de gráficos e mapas.
  • Projetor ou dispositivo similar para apresentações.

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