Essa atividade pedagógica prática visa engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no aprendizado sobre números naturais e racionais através da criação de um supermercado didático. Os alunos usarão caixas de papelão e outros materiais recicláveis para construir seu próprio supermercado, marcando cada 'produto' com preços que variam entre números naturais e decimais. Através dessa dinâmica, praticarão habilidades de leitura, escrita e comparação de números, além de operações básicas como ordenação, soma e subtração, utilizando dinheiro de brincadeira. O ambiente controlado do supermercado proporcionará um cenário realístico onde os conceitos matemáticos serão aplicados em situações cotidianas de compra e venda, facilitando a compreensão do sistema numérico decimal e aprofundando o entendimento da relação entre números naturais e racionais.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aplicada das principais características do sistema de numeração decimal, envolvendo números naturais e racionais. Através da construção e operação de um supermercado didático, os alunos terão a oportunidade de praticar a leitura, escrita e ordenação de números em um contexto significativo, reforçando a aprendizagem de conceitos matemáticos fundamentais. Além disso, ao manipular dinheiro de brincadeira para realizar compras, serão incentivadas habilidades de cálculo mental, comparativo e de planificação financeira, fundamentais para a formação de uma base sólida em matemática financeira.
A atividade abordará conceitos fundamentais do sistema de numeração decimal, incluindo a compreensão das características que diferenciam números naturais e racionais. Além disso, os estudantes aprenderão a realizar operações de ordenação, soma e subtração, aplicando tais conhecimentos em um contexto prático e dinâmico que simula situações da vida real. O uso de dinheiro fictício adiciona uma camada de complexidade, preparando os alunos para lidar com questões financeiras de maneira lúdica e educativa.
Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade propõe uma experiência imersiva e participativa, na qual os alunos são os protagonistas de seu próprio aprendizado. Eles serão incentivados a colaborar, criar e gerenciar um supermercado didático, aplicando conhecimentos matemáticos de maneira prática. A interação com 'produtos' e 'dinheiro' fictício estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas em um contexto semelhante ao real, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz.
A atividade será realizada em uma única sessão de 2 horas. Inicialmente, será apresentado o projeto e divididos os papéis. A seguir, os alunos construirão o supermercado e o operarão, praticando as competências matemáticas propostas.
A avaliação será formativa, observando a participação e engajamento dos alunos nas diversas fases do projeto. Além da observação direta, o professor poderá aplicar pequenas tarefas ou questionários ao final da atividade para verificar a compreensão dos conceitos de numeração decimal, operações básicas e leitura de números. Feedback individualizado e construtivo será oferecido, focando no progresso e na aplicação prática dos conhecimentos matemáticos.
Para a execução dessa atividade, serão necessários materiais recicláveis variados para a confecção do supermercado, bem como papel, canetas, cartolina para a confecção de dinheiro de brincadeira e etiquetas de preços. A criatividade e a sustentabilidade serão estimuladas na escolha dos materiais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula