Aventura no Mercado

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Cálculos em um ambiente de compras simulado

Nesta atividade, os alunos participarão de uma simulação de ida ao supermercado, com o objetivo de calcular o valor total das compras utilizando as quatro operações básicas. A atividade será dividida em três aulas: a primeira oferecerá uma introdução sobre compras e custos; na segunda, os alunos criarão listas de compras, definindo produtos e preços; por fim, na terceira aula, os estudantes participarão de um jogo no qual a simulação do mercado será transformada em um cenário lúdico, incentivando-os a alcançar o menor custo possível enquanto respeitam um orçamento estipulado. Essa atividade é projetada para ajudar os alunos a aplicar conceitos matemáticos em contextos do mundo real, aprimorando suas habilidades em resolução de problemas e tomada de decisões financeira, além de fomentar o trabalho em equipe e a empatia pelas situações de compras que suas famílias enfrentam cotidianamente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Aventura no Mercado' concentram-se em desenvolver a capacidade dos alunos para aplicar operações matemáticas básicas em situações práticas e cotidianas. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e executar cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão no contexto de compras, bem como desenvolver habilidades de planejamento financeiro, ao criar listas de compras e estimar custos. Além disso, eles serão incentivados a colaborar em equipes e participar de discussões sobre escolhas econômicas e suas implicações. Este exercício também visa aumentar a conscientização dos alunos sobre o uso racional dos recursos, incluindo a reflexão sobre consumo responsável e sustentável. Desse modo, enquanto se alinha com os padrões de competências matemáticas da BNCC para o ensino fundamental, a atividade também promove habilidades sociais chave, como cooperação, empatia e resolução de problemas de forma colaborativa.

  • Compreender e aplicar as quatro operações matemáticas básicas em contextos práticos.
  • Desenvolver habilidades de planejamento financeiro e controle de orçamento.
  • Fomentar a colaboração em equipe e a discussão sobre escolhas econômicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA03: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange elementos fundamentais de aritmética e economia do dia a dia, proporcionando uma abordagem prática dos conceitos matemáticos envolvidos em atividades de compras e financeiro-pessoais. Começando com uma introdução à ideia de comércio e consumo, os alunos serão introduzidos à noção de orçamento e à necessidade de planejamento financeiro, competências essenciais em nossa sociedade atual. O processo incluirá a manipulação de números naturais em operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, consolidando a compreensão dessas operações através de exemplos práticos e uma simulação realista. Com uma combinação de teoria matemática, prática simulada e discussão, o conteúdo garantirá que os alunos adquiram uma compreensão contextualizada do papel da matemática em decisões de consumo que eles e suas famílias enfrentam regularmente.

  • Introdução ao conceito de comércio e consumo.
  • Operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Noção de orçamento e planejamento financeiro.

Metodologia

A metodologia para a atividade 'Aventura no Mercado' será centrada em metodologias ativas que promovem o protagonismo estudantil e a aplicação prática do conhecimento. Inicialmente, será feita uma aula expositiva para apresentar os conceitos e a importância de compras inteligentes, seguida de uma atividade prática onde os alunos criarão suas listas de compras. Na última etapa, optamos pela Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), usando uma simulação lúdica de mercado para realmente engajar os alunos e promover a aplicação dos conceitos aprendidos. Esta abordagem não apenas facilita a compreensão, mas também estimula a motivação e a curiosidade, favorecendo a internalização dos conceitos matemáticos de forma significativa. Ao integrar diferentes metodologias, os alunos terão diversas oportunidades de aplicar o que aprenderam, discutir os desafios enfrentados e refletir sobre suas decisões.

  • Aula expositiva para introduzir conceitos e contextualização.
  • Atividade prática mão-na-massa para criação de listas de compras.
  • Aprendizagem baseada em jogos para simulação de compras em um mercado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Aventura no Mercado' será dividida em três aulas de 60 minutos cada, implementando metodologias ativas em cada fase da atividade. Na primeira aula, será realizada uma aula expositiva que introduz os alunos ao mundo das compras e ao orçamento familiar, abordando conceitos matemáticos essenciais. A segunda aula envolverá os alunos em uma atividade prática mão-na-massa, onde eles criarão suas próprias listas de compras, determinando produtos e preços, promovendo habilidades de planejamento financeiro e desenvolvimento de autonomia. Finalmente, na terceira aula, será realizada uma Aprendizagem Baseada em Jogos, onde a simulação do supermercado será montada de forma lúdica e colaborativa. Este cronograma é estruturado para construir progressivamente um entendimento mais profundo, ao mesmo tempo em que promove a aplicação dos conceitos de maneira prática e integrada.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de compras e orçamentos na vida cotidiana.
  • Momento 1: Abertura e Apresentação do Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula estabelecendo uma conexão com a rotina dos alunos, questionando sobre situações de compras do dia a dia. É importante que você exemplifique com situações como a ida ao supermercado em família. Explique brevemente a importância de entender conceitos de custo e orçamento. Permita que os alunos compartilhem suas próprias experiências e expectativas sobre o que é um orçamento.

    Momento 2: Discussão sobre Conceitos de Custo e Orçamento (Estimativa: 20 minutos)
    Utilize um quadro ou cartazes para introduzir os conceitos de custo, preço e orçamento. Destaque a diferença entre o que se quer comprar e o que é necessário. Proporcione exemplos práticos sobre como deve ser realizado o planejamento financeiro. Peça aos alunos para refletirem sobre como suas famílias escolhem o que comprar quando vão ao mercado. Observe se todos estão conseguindo acompanhar a discussão e incentive a participação de todos.

    Momento 3: Atividade de Grupo - Listagem de Prioridades de Compras (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua papéis para que façam uma lista de produtos que gostariam de comprar com um orçamento fictício. Estabeleça um valor máximo. Oriente-os a discutir em grupo para priorizar suas escolhas e anotar o porquê de cada escolha. Ofereça suporte aos grupos que apresentarem dificuldades em tomar decisões em equipe e estimule a colaboração.

    Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deverá apresentar suas listas e justificar suas escolhas. Inicie uma roda de discussão onde os alunos podem fazer perguntas uns aos outros e refletirem sobre as diferentes prioridades. É importante que você modere o tempo de cada apresentação para garantir que todos os grupos tenham espaço. Faço uso da observação direta para avaliar a interação e compreensão dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar plenamente desta aula, considere diferentes formas de apresentação visual e auditiva dos conteúdos, como o uso de slides ou vídeos curtos, caso disponível. Adapte o vocabulário utilizado de acordo com o nível de compreensão dos alunos e ofereça exemplos práticos e visuais. Permita que os alunos escolhendo diferentes maneiras de registrar suas listas de compras, como desenhos ou diagramas. Use métodos de ensino cooperativo em que alunos possam ajudar uns aos outros. Elogie esforços e potencialize interações positivas, criando um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo.

  • Aula 2: Criação de listas de compras e definição de produtos e preços.
  • Momento 1: Revisão e Introdução (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os conceitos discutidos na aula anterior sobre compras, custos e orçamento. Pergunte aos alunos sobre suas experiências na atividade passada e permita que compartilhem suas reflexões. Apresente o objetivo do dia: criar uma lista de compras com produtos e preços definidos.

    Momento 2: Brainstorming de Produtos (Estimativa: 10 minutos)
    Organize a turma em pequenos grupos. Peça que façam um brainstorming dos produtos que costumam ver em um supermercado e anotem todos os itens possíveis. É importante que todos participem ativamente, e você pode intervir sugerindo categorias de produtos para guiar o pensamento dos alunos. Use um quadro para listar as ideias de cada grupo.

    Momento 3: Pesquisa e Definição de Preços (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua para cada grupo uma lista final de produtos resultante do brainstorming e forneça recursos como folhetos de supermercados, acesso supervisionado à internet ou a listas de preços fictícios já preparadas. Oriente os grupos a pesquisar e anotar os preços de cada item. Insista para que os grupos verifiquem a veracidade e lógica nos preços selecionados. Observe se os alunos têm dificuldades em encontrar informações ou discutir preços e intervenha com dicas e sugestões quando necessário.

    Momento 4: Criação da Lista Final de Compras (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive cada grupo a discutir e definir quais produtos colocarão na lista final de compras, levando em consideração o orçamento disponibilizado para a atividade. Oriente os alunos a priorizarem suas escolhas e a justificarem suas decisões. Circule pela sala oferecendo apoio na tomada de decisões e na resolução de conflitos que possam surgir durante o planejamento financeiro.

    Momento 5: Apresentação e Avaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Peça que cada grupo apresente sua lista final, destacando os produtos escolhidos e a justificativa econômica por trás de cada escolha. Use esta parte da aula para avaliar a compreensão dos alunos sobre planejamento financeiro e controle de orçamento. Elogie esforços bem-sucedidos e forneça feedback construtivo sobre áreas que necessitam de melhorias. Faça anotações para ajustes futuros.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem de forma plena, aceite listas de compras inovadoras, como através de desenhos, diagramas ou colagens. Inclua opções de pesquisa guiada para alunos por meio de dispositivos eletrônicos com leitor de tela, caso necessário. Considere parcerias entre alunos para que ajudem uns aos outros, aproveitando diferentes habilidades e competências. Mantenha uma postura acolhedora e incentivadora, destacando o valor das diferentes contribuições.

  • Aula 3: Simulação de mercado em um jogo lúdico para aplicação prática.
  • Momento 1: Revisão dos Conceitos de Compras (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula revisando com os alunos os conceitos discutidos nas aulas anteriores sobre compras, orçamento e planejamento financeiro. Pergunte sobre as listas de compras criadas na aula anterior e peça para que os alunos compartilhem rapidamente as escolhas feitas. É importante que destaque como esses conceitos serão importantes para a atividade prática do dia.

    Momento 2: Apresentação do Jogo e Regras (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles participarão de um jogo que simula um ambiente de supermercado. Descreva as regras básicas, como o valor do orçamento fictício de cada equipe, os objetivos, e como a competição amigável ocorrerá. É importante que fique claro que cada grupo terá que fazer escolhas estratégicas para respeitar o orçamento e ainda simular uma experiência real de compras. Permita que os alunos façam perguntas e esclareçam suas dúvidas.

    Momento 3: Formação dos Grupos e Distribuição dos Recursos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua os materiais necessários para o jogo, como listas de produtos, valores e orçamento fictício. Assegure-se de que cada grupo entenda qual será a tarefa de cada membro, incentivando a colaboração e divisão equitativa de responsabilidades. É importante que você passe por cada grupo para verificar se todos entenderam as regras e estão prontos para começar.

    Momento 4: Simulação de Compras no Mercado (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a atividade prática em que cada grupo simula a ida ao mercado. Eles deverão fazer escolhas estratégicas de produtos para comprar dentro do orçamento estipulado, calculando o total gasto e verificando as opções de melhores custos-benefícios. É fundamental que você observe as interações, fornecendo suporte e feedback quando necessário. Atente-se para que todos participem e contribuam com as decisões do grupo.

    Momento 5: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade pedindo que cada grupo apresente brevemente os produtos escolhidos e o raciocínio por trás de suas decisões de compras. Discuta com a turma sobre as diferentes estratégias de cada grupo e o que aprenderam com a experiência. É importante que seja um momento de feedback coletivo, em que você faça observações construtivas e elogie o trabalho em equipe.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar plenamente do jogo, ofereça recursos visuais e auditivos para facilitar a compreensão de regras e objetivos, como infográficos ou áudios explicativos. Se possível, utilize materiais táteis ou aumente as fontes dos textos para alunos com dificuldades visuais. Incentive a participação de forma que cada aluno possa contribuir com suas habilidades únicas, possibilitando que se apresentem novas formas de registrar escolhas, como desenhos ou colagens. Promova um ambiente acolhedor e adaptativo, assegurando que todos os alunos tenham espaço para expressar suas ideias e que suas contribuições sejam valorizadas.

Avaliação

O processo avaliativo da atividade 'Aventura no Mercado' será variado e continuamente adaptado para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados. A primeira opção de avaliação será baseada na observação direta durante as atividades, permitindo ao professor identificar como os alunos aplicam as operações matemáticas e interagem no grupo. Além disso, haverá uma avaliação prática onde será necessário calcular corretamente os custos totais de suas listas de compras criadas e ajustá-las conforme o orçamento disponibilizado. Um terceiro método de avaliação será por meio de autoavaliação e peer assessment, incentivando os alunos a refletirem sobre suas decisões e a criticar construtivamente as escolhas financeiras de seus colegas. Cada etapa do processo avaliativo está projetada para fornecer feedback construtivo e permitir ajustes conforme necessário, para que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar o sucesso na atividade. Além disso, o feedback formativo será uma parte fundamental, permitindo que os alunos compreendam seus erros e ajustes, garantindo uma experiência de aprendizagem contínua e significativa.

  • Avaliação por observação direta durante as atividades.
  • Verificação prática dos cálculos das listas de compras.
  • Autoavaliação e peer assessment para reflexão crítica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade 'Aventura no Mercado' foram planejados para enriquecer a experiência de aprendizagem e garantir que todos os alunos possam participar ativamente do processo. Será necessário o uso de materiais acessíveis, como folhas de papel para listas de compras, calculadoras básicas (podendo ser as do próprio celular com supervisão), e recursos visuais como cartazes ou quadros com imagens de produtos e preços, simulando o ambiente de mercado. Todos esses recursos são projetados para auxiliar na compreensão dos conceitos e promover a interação entre os alunos. Com o uso de tecnologia simples, mas eficaz, a atividade garante acessibilidade e facilita a simulação das operações de compras. Além disso, ferramentas online gratuitas poderão ser utilizadas para criar tabelas ou gráficos, se necessário, assegurando que os alunos tenham múltiplas formas de visualizar e analisar dados.

  • Papéis para listas de compras e materiais para registros.
  • Calculadoras básicas ou uso supervisionado de celulares.
  • Cartazes ou materiais visuais representando ambiente de mercado.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos as exigências e desafios enfrentados pelos professores na condução de aulas inclusivas. No entanto, garantir a inclusão e acessibilidade é essencial para o sucesso de todos os alunos. Embora esta turma específica não apresente uma deficiência declarada, as estratégias de inclusão podem beneficiar a todos, oferecendo um ambiente mais acolhedor e equitativo para cada aluno. Recomenda-se o ajuste das atividades considerando diferentes estilos de aprendizagem, como o uso de recursos visuais para alunos mais visuais e discussões em grupo para aqueles que aprendem melhor através da oralidade. Além disso, instruções claras e passo a passo auxiliam no acompanhamento do conteúdo por todos. Essas simples adaptações podem ajudar a manter o engajamento e a compreensão de todos, promovendo uma interação integrada e respeitosa entre os alunos. Estratégias de comunicação abertas para feedback e dúvidas também devem ser incentivadas, garantindo que todos se sintam à vontade para solicitar suporte conforme necessário.

  • Adaptação de atividades para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Uso de recursos visuais e auditivos para diversificar a apresentação.
  • Instruções claras e abertas para discussões e feedbacks.

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