Construtores de Gráficos

Desenvolvida por: Josean… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Interpretação e Representação de Dados

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a se tornarem verdadeiros construtores de gráficos, por meio de uma metodologia ativa e mão-na-massa. Serão apresentadas informações em formatos textuais e numéricos simples para que, em grupos, transformem esses dados em gráficos visualmente compreensíveis e informativos. Dependendo dos recursos disponíveis, poderão utilizar materiais recicláveis ou ferramentas digitais para essa representação. O objetivo é desenvolver habilidades de interpretação e representação de informações e fomentar a discussão sobre a precisão e eficácia dessas representações gráficas. A atividade culminará com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos, seguida por uma discussão reflexiva sobre as diferentes formas de representação e a importância da precisão nos dados gráficos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é levar os estudantes a compreenderem a importância e a aplicabilidade da representação de dados em gráficos de diferentes tipos. Visa também fomentar o pensamento crítico sobre a precisão das representações gráficas e desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade, e uso de tecnologias e materiais recicláveis. Através desse projeto prático, espera-se que os alunos sejam capazes de visualizar e interpretar dados numéricos e textuais, convertê-los em gráficos claros e precisos, e compreender a eficácia de diferentes tipos de gráficos para a apresentação de informações.

  • Compreender a importância da representação de dados através de gráficos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade na criação de gráficos.
  • Aplicar conhecimento matemático na interpretação e representação de dados.
  • Estimular o pensamento crítico sobre a precisão e eficácia dos gráficos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA26 - Construir e interpretar gráficos de colunas simples e de barras a partir de dados obtidos em pesquisas realizadas por eles ou por outros.
  • EF06MA27 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples a representações gráficas.
  • EF06MA28 - Resolver e elaborar problemas, em contextos significativos, que envolvem diferentes significados da multiplicação (como adição de parcelas iguais, combinação, comparação, configuração retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conteúdo Programático

A capacidade de representar e interpretar dados por meio de gráficos é fundamental não apenas nas matemáticas, mas como uma habilidade de vida. Este plano de aula é centrado em torno da ideia de que a visualização de dados é uma forma poderosa de comunicação. Através da criação de gráficos, os estudantes aplicarão conceitos matemáticos básicos, práticas de pesquisa, além de desenvolverem habilidades de pensamento crítico e criativo.

  • Tipos de gráficos (barras, linhas, setores)
  • Coleta e organização de dados
  • Interpretação de gráficos existentes
  • Criação de gráficos usando materiais diversos

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada nesta atividade, incentivando os alunos a aprenderem fazendo. Trabalharão em pequenos grupos, promovendo a colaboração e o intercâmbio de ideias, enquanto exploram diferentes formas de visualizar informações. O uso de materiais recicláveis e digitais para criar os gráficos estimula a responsabilidade ambiental e o raciocínio lógico.

  • Dinâmicas de grupo para discussão e planejamento
  • Workshops sobre uso de softwares de criação de gráficos ou materiais reciclados
  • Sessões de brainstorming para escolha dos tipos de gráficos mais adequados
  • Apresentação e análise crítica dos gráficos criados

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade possui uma carga horária total de 4 horas, dividida em duas aulas de 200 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão divididos em grupos, introduzidos aos conceitos chave e iniciarão a coleta de dados e planejamento. Na segunda sessão, finalizarão os gráficos e prepararão suas apresentações, seguido de uma exposição dos trabalhos e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da criação dos gráficos (200 minutos).
  • Aula 2: Finalização e exposição dos gráficos, discussão (200 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo de criação dos gráficos quanto no produto final. Serão considerados critérios como criatividade, precisão na representação dos dados, clareza visual, trabalho em equipe e a capacidade de argumentação sobre as escolhas de representação durante a exposição. Além disso, a participação ativa nas discussões e reflexões propostas contribuirá para a avaliação. Exemplos específicos de erros e acertos serão discutidos para fomentar a compreensão crítica dos alunos sobre o impacto da representação gráfica na interpretação de dados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a computadores com softwares de planilhas eletrônicas ou criação de gráficos, internet, materiais recicláveis diversos (papéis, cartolinas, canudos, etc.), marcadores, e cópias impressas de dados numéricos simples. Essa combinação de recursos digitais e físicos permitirá a adaptação da atividade a diferentes contextos de aprendizagem e preferências dos alunos.

  • Computadores com softwares de planilha eletrônica
  • Internet para pesquisa de dados
  • Materiais recicláveis para construção física de gráficos
  • Marcadores, papéis, tesouras, cola

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