Construtores de Números

Desenvolvida por: Rose C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Sistema de Numeração Decimal e Números Racionais

A atividade 'Construtores de Números' propõe o uso de um jogo de cartas para trabalhar conceitos ligados ao sistema de numeração decimal e aos números racionais de maneira prática e interativa. Através desse jogo, os alunos do 6º ano do ensino fundamental terão o desafio de compor e decompor números naturais e racionais, explorando, com isso, o profundo significado do valor posicional. Cada aluno ou grupo de alunos receberá cartas que contêm dígitos de 0 a 9, bem como símbolos para representar as diversas casas decimais, incluindo também cartas específicas para construir a parte decimal dos números. Com diferentes objetivos propostos, como formar o maior ou menor número possível, os alunos precisarão pensar estrategicamente não apenas sobre os números em si, mas também sobre como eles se relacionam uns com os outros dentro do nosso sistema de numeração. Além disso, ao serem desafiados a formar números com características específicas, como ser múltiplo de determinado número, e a transformar um número natural em um número racional, aprofundam seu entendimento sobre múltiplos, divisores e frações. Esta atividade permite que os alunos vejam a matemática como algo vivo, presente em seu cotidiano e que pode ser compreendida e manipulada de forma intuitiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é permitir que os alunos compreendam e apliquem de forma prática os conceitos e habilidades associados ao sistema de numeração decimal e à construção e desconstrução de números racionais. Através da manipulação das cartas, espera-se que os alunos observem e descubram a importância do valor posicional na formação de números, bem como compreendam a estrutura e lógica por trás do sistema decimal. A atividade visa também melhorar a habilidade dos alunos em manipular números em diferentes formatos, especialmente na transição de números naturais para números racionais, através da adição de casas decimais. Além disso, busca-se incentivar o desenvolvimento de competências como raciocínio estratégico e crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas, essenciais para o estudo da Matemática e aplicáveis em muitos outros contextos.

  • Compreender e aplicar o sistema de numeração decimal.
  • Aprender a compor e decompor números naturais e racionais.
  • Desenvolver o raciocínio estratégico e lógico para formar números com características específicas.
  • Explorar a transição de números naturais para racionais através da adição da parte decimal.
  • Praticar trabalho em equipe e resolução de problemas em um contexto matemático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
  • EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Conteúdo Programático

A atividade 'Construtores de Números' engloba o estudo do sistema de numeração decimal e dos números racionais, focando na compreensão do valor posicional e na habilidade de compor e decompor números. A exploração prática desses conceitos permite não só um aprendizado mais efetivo destes conteúdos fundamentais da Matemática mas também promove a aplicação de habilidades cognitivas como o raciocínio lógico, a solução de problemas e o trabalho colaborativo. Ademais, introduz os alunos à prática da operações básicas de forma mais significativa e contextualizada, preparando-os para conceitos matemáticos mais avançados.

  • Sistema de numeração decimal: base, valor posicional e função do zero.
  • Composição e decomposição de números naturais e racionais.
  • Conceito de múltiplos e divisores através de jogos.
  • Transição de números naturais para números racionais.
  • Desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe.

Metodologia

Esta atividade adota uma metodologia ativa, onde os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. Utilizando jogos de cartas para explorar e construir conhecimento matemático, os estudantes envolvem-se em desafios práticos que requerem reflexão, estratégia e colaboração. Trabalhando tanto individualmente quanto em grupos, eles terão a oportunidade de explorar conceitos matemáticos de maneira concreta, promovendo um aprendizado significativo. A prática constante e a revisão dos conceitos através de jogos dinâmicos possibilitam um ambiente de aprendizado estimulante e eficaz.

  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Trabalho em grupo e individual
  • Exploração e construção de conceitos através da prática
  • Revisão de conteúdo de forma lúdica e interativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá ao longo de duas aulas, com duração total de 2 horas, proporcionando uma experiência de aprendizagem rica e diversificada.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e primeiros desafios - 50 minutos
  • Aula 2: Desafios avançados e reflexão sobre a atividade - 50 minutos

Avaliação

A avaliação será feita de forma processual e contínua, observando a participação, engajamento e desenvolvimento de cada aluno ao longo da atividade. Serão considerados critérios como a habilidade de trabalhar em equipe, aplicação correta dos conceitos matemáticos na composição e decomposição dos números, além da capacidade de desenvolver estratégias para alcançar os objetivos propostos pelo jogo. Sugere-se também a realização de uma autoavaliação pelos alunos, em que poderão refletir sobre seu próprio aprendizado e o trabalho em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Construtores de Números', serão necessários os seguintes recursos: decks de cartas contendo dígitos de 0 a 9 e símbolos para as casas decimais, incluindo cartas para a parte decimal. Além disso, espaços adequados para que os grupos possam trabalhar juntos, quadro branco ou quadro-negro para anotações gerais e instruções, e materiais básicos de sala de aula como lápis, borracha e papel para anotações extras.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo