Desafio de Construção: Geometria Divertida

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Propriedades e Classificações dos Polígonos

Nesta dinâmica prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão construir modelos de diferentes triângulos e quadriláteros utilizando materiais como palitos de sorvete, barbante e massinha. A atividade tem como propósito explorar as propriedades e classificações desses polígonos, aprofundando o entendimento dos alunos sobre como variam em relação a lados e ângulos. Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar modelos que sejam tanto criativos quanto tecnicamente corretos. Essa abordagem promove um aprendizado colaborativo, instigante e prático, permitindo que os estudantes se engajem de maneira ativa no processo de descoberta das propriedades geométricas discutidas em aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da capacidade dos alunos de identificar, classificar e diferenciar triângulos e quadriláteros com base em suas propriedades geométricas. Com o desafio de construção, espera-se que os estudantes adquiram habilidades de análise crítica, observação e criatividade, além de fortalecer o trabalho em grupo e a comunicação entre pares.

  • Compreender as propriedades dos triângulos e quadriláteros.
  • Desenvolver a habilidade de classificar polígonos com base em seus lados e ângulos.
  • Estimular a criatividade através da construção de modelos geométricos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA19: Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • EF06MA20: Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a identificação e classificação de triângulos e quadriláteros, abordando suas propriedades fundamentais. Os alunos irão explorar conceitos como a soma dos ângulos internos, a definição de tipos de triângulos (como equilátero, isósceles e escaleno) e quadriláteros (como quadrado, retângulo, paralelogramo e trapézio). Além disso, a intersecção e diferenciação entre classes de polígonos serão tópicos de destaque.

  • Propriedades dos triângulos.
  • Classificação dos triângulos por lados e ângulos.
  • Propriedades dos quadriláteros.
  • Classificação dos quadriláteros.
  • Soma dos ângulos internos.

Metodologia

A metodologia aplicada será uma combinação de aprendizado prático e colaborativo. Através de uma competição saudável, os alunos serão incentivados a trabalhar em grupos para explorar, identificar e construir modelos de triângulos e quadriláteros. Durante a atividade, o professor atuará como facilitador, guiando os alunos na investigação das características e propriedades geométricas, enquanto estimula a troca de ideias e soluções criativas entre os grupos.

  • Aprendizado prático através da construção de modelos.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Competição saudável para estimular engajamento.
  • Facilitação e orientação do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será organizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução teórica sobre polígonos e serão formados os grupos para iniciar a construção dos modelos. No segundo encontro, os grupos finalizarão suas construções e farão apresentações para a turma, explicando as propriedades empregadas em seus modelos e refletindo sobre o aprendizado adquirido.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da construção dos modelos em grupos.
  • Aula 2: Finalização da construção e apresentação dos modelos, seguida de discussão sobre as propriedades geométricas.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios qualitativos e quantitativos. Cada grupo será avaliado pela criatividade, precisão técnica dos modelos e pela capacidade de explicar as propriedades geométricas dos polígonos construídos. A avaliação individual incluirá a participação na construção, colaboração e capacidade de reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem. Exemplos de critérios de avaliação incluem: conformidade com as características geométricas, originalidade do modelo, clareza e coesão na apresentação e explicação dos conceitos abordados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados materiais comuns que facilitarão a construção dos modelos geométricos, incentivando a criatividade e a praticidade no manuseio. Estes recursos possibilitam que os estudantes traduzam conceitos teóricos em representações tangíveis, promovendo uma melhor assimilação do conteúdo.

  • Palitos de sorvete
  • Barbante
  • Massinha
  • Régua
  • Papel e caneta para esboços

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