Desvendando Frações na Cozinha

Desenvolvida por: Lidian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Frações e Culinária

A atividade 'Desvendando Frações na Cozinha' é estratégica para promover uma aprendizagem ativa e significativa de matemática, especificamente sobre o tema de frações, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia mão-na-massa, a atividade propõe dividir os alunos em grupos, onde receberão receitas culinárias com medidas dos ingredientes expressas em frações. A tarefa dos grupos será calcular essas medidas para quantidades maiores ou menores, adaptando a receita conforme o número de porções que desejam preparar. Por exemplo, se a receita original for para 4 pessoas, e o grupo decidir fazer a receita para 8 pessoas, deverão dobrar as frações dos ingredientes. A aprendizagem prática será reforçada caso haja a possibilidade de os alunos prepararem a receita após o cálculo das novas medidas. Tal atividade visa não apenas o desenvolvimento de habilidades matemáticas como o reconhecimento de frações, mas também a compreensão da aplicabilidade da matemática no cotidiano, mais especificamente no contexto da cozinha.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo promover o entendimento de conceitos matemáticos, tais como frações, através de uma aplicação prática e tangível. Os alunos aprenderão a calcular frações para ajustar medidas de acordo com a quantidade desejada, uma habilidade útil tanto acadêmica quanto cotidianamente. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam capacidades de trabalho em equipe, negociação de ideias, e planejamento de tarefas, ao mesmo tempo em que aplicam o raciocínio lógico e matemático na resolução de problemas reais.

  • Compreender o conceito e a aplicabilidade das frações.
  • Desenvolver habilidades de cálculo com frações.
  • Aplicar o conhecimento matemático em contextos do cotidiano.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.
  • Estimular o interesse pela matemática através de atividades práticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
  • EF06MA03: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
  • EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abordará conceitos de frações, manipulação e adaptação de quantidades em receitas, e a importância das frações no cotidiano. Através deste processo, os alunos poderão observar a relevância da matemática em atividades diárias simples, como cozinhar, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas e cálculo mental.

  • Conceito de frações
  • Operações com frações (soma, subtração, multiplicação e divisão)
  • Adaptação de receitas utilizando frações
  • Importância do uso de frações no cotidiano

Metodologia

A metodologia adotada será 'Mão-na-massa', destacando a aprendizagem ativa através do engajamento direto dos alunos na tarefa de adaptar receitas culinárias. Os grupos de alunos trabalharão colaborativamente para converter medidas e, se possível, praticar a receita ajustada. Isso promove não apenas o entendimento de frações, mas também habilidades como trabalho em equipe e resolução de problemas.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Distribuição de receitas com medidas em frações
  • Adaptação da receita para um número específico de porções
  • Cálculo das novas medidas dos ingredientes
  • Preparação da receita, se aplicável

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos necessários e a divisão dos grupos. Na segunda aula, os alunos realizarão os cálculos das adaptações das receitas, com discussão dos resultados obtidos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e formação dos grupos.
  • Aula 2: Cálculo das adaptações das receitas e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada no envolvimento dos alunos com a atividade proposta, sua capacidade de trabalhar em equipe, a precisão e a lógica empregadas nos cálculos realizados para adaptação das receitas, além da apresentação dos resultados. Será considerado também o entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos e a habilidade de aplicá-los em situações práticas. Feedback detalhado será fornecido para orientar o aprendizado contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais como receitas culinárias impressas, calculadoras, lápis, borrachas, régua, e, se viável, ingredientes e utensílios de cozinha para a preparação das receitas adaptadas.

  • Receitas culinárias com medidas em frações
  • Calculadoras para os cálculos das medidas
  • Papel e lápis para anotações
  • Ingredientes e utensílios de cozinha, se aplicável

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo