Frações na Vida Real

Desenvolvida por: Diogo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números

A atividade Frações na Vida Real visa integrar o conhecimento matemático das frações ao cotidiano dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, cada grupo de alunos será desafiado a resolver problemas que representam situações reais, como dividir uma pizza entre amigos ou determinar a fração de um trajeto percorrido. A proposta é que os alunos compreendam as frações de maneira prática e aplicável, desenvolvendo suas habilidades de cálculo mental e cooperação em grupo. A atividade promoverá a discussão entre os alunos para identificar frações equivalentes e permitirá uma comparação entre diferentes valores fracionários. Esse enfoque prático busca, ainda, despertar o interesse dos alunos pelo estudo de frações, mostrando-lhes a relevância deste conceito para a compreensão e resolução de problemas do dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem desta atividade são introduzir os alunos ao conceito de frações e seu uso no cotidiano, desenvolver suas habilidades de cálculo mental, estimular o trabalho em equipe e promover a compreensão de frações equivalentes. Além disso, a atividade visa preparar os alunos para resolver problemas matemáticos de maneira analítica, identificando situações que envolvem divisão e proporções. Desta forma, a atividade não apenas ensina o conteúdo matemático, mas também desenvolve habilidades cognitivas e sociais valiosas para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Introduzir o conceito de frações no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Compreender frações equivalentes.
  • Resolver problemas matemáticos envolvendo divisão e proporções.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA07: Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
  • EF06MA09: Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
  • EF06MA10: Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda o conceito de frações e sua aplicação prática no dia a dia. Os alunos trabalharão com situações práticas envolvendo frações em contextos cotidianos, o que permitirá uma melhor assimilação dos conceitos matemáticos de partes de um todo, comparação e ordenação de frações. Além disso, os alunos discutirão frações equivalentes e resolverão problemas que exigem a adição e subtração de números fracionários. O cronograma e as atividades foram planejadas para promover a transição do conhecimento teórico para aplicações práticas, garantindo a contextualização e o entendimento pleno dos alunos.

  • Conceito de frações
  • Frações em contextos cotidianos
  • Comparação e ordenação de frações
  • Fração de um todo e frações equivalentes
  • Adição e subtração de frações

Metodologia

A metodologia desta atividade está centrada na aprendizagem ativa, onde os alunos serão instigados a aplicar os conceitos de frações em situações práticas do cotidiano. A atividade será realizada em grupos de modo a fomentar a colaboração e cooperação entre os alunos. Os desafios propostos utilizam problemas baseados em situações reais, proporcionando aos alunos a oportunidade de experimentar, validar e discutir suas ideias e soluções. Desse modo, a aprendizagem torna-se mais significativa e engajadora. Esse enfoque prático e cooperativo ajuda a despertar o interesse dos alunos pela matemática, tornando o processo de aprendizagem mais agradável e produtivo.

  • Aprendizagem ativa
  • Trabalho em grupo
  • Problemas baseados em situações reais
  • Interação e discussão entre alunos

Aulas e Sequências Didáticas

No cronograma deste plano de aula está prevista uma única aula de 30 minutos, onde os conceitos de frações serão introduzidos e aplicados em situações reais. Os alunos serão divididos em grupos para realizar os desafios propostos, permitindo que cada grupo trabalhe de maneira autônoma, mas com o apoio do professor quando necessário. Esta estrutura de tempo e atividades foi pensada para otimizar a aprendizagem e garantir que todos os alunos participem de maneira ativa na resolução dos problemas propostos.

  • Aula 1: Introdução dos conceitos de frações e resolução de problemas em grupo.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Frações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o conceito de frações utilizando exemplos do cotidiano, como dividir uma pizza ou um pedaço de bolo. Utilize imagens ou representações visuais para facilitar a compreensão dos alunos. Permita que os alunos façam perguntas e dê exemplos de suas próprias experiências. É importante que você incentive a participação ativa dos alunos ao pedirem que eles compartilhem suas ideias sobre onde encontram frações no dia a dia. Avalie o entendimento inicial dos alunos por meio de perguntas orais e observação de suas contribuições.

    Momento 2: Trabalho em Grupo - Resolução de Problemas com Frações (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua problemas práticos que envolvem frações, como calcular a fração de um trajeto percorrido ou dividir um determinado número de objetos entre amigos. Forneça materiais como papel, lápis e calculadoras para apoio. Circule pela sala oferecendo orientação quando necessário e incentivando a discussão em grupo para encontrar as soluções. Observe se os alunos estão colaborando de forma eficaz e intervindo caso alguma equipe precise de suporte. A avaliação poderá ser feita visitando cada grupo e verificando se eles estão identificando corretamente as frações e resolvendo adequadamente os problemas propostos.

    Momento 3: Compartilhamento e Discussão de Soluções (Estimativa: 5 minutos)
    Após a atividade em grupo, reúna a turma para que cada grupo compartilhe suas soluções e formas de raciocínio com os colegas. Permita que os alunos façam perguntas uns aos outros e discutam diferentes abordagens. Destaque as estratégias mais criativas e eficazes. Reforce a importância do trabalho em equipe e da discussão coletiva para a resolução de problemas. Durante esse momento, avalie a capacidade de diálogo entre os alunos e o entendimento dos conceitos de frações por meio do feedback que eles fornecem.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere proporcionar materiais impressos com fonte ampliada caso algum aluno tenha dificuldades de visão. Além disso, observe se todos os alunos estão participando das discussões em grupo e, se necessário, reorganize as equipes para garantir a inclusão de todos, talvez misturando alunos mais seguros com aqueles que estão se esforçando para compreender melhor. Permita tempo adicional, se necessário, para que alunos com dificuldades concluam suas tarefas e ofereça suporte sempre que perceber que precisam de uma maior assimilação dos conceitos de frações. Essas ações podem fazer a diferença para oferecer uma educação mais equitativa.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade pode ser realizada através de diferentes métodos que medem a compreensão do uso de frações no cotidiano e a habilidade de trabalhar em equipe. Uma avaliação formativa será conduzida ao longo da atividade, onde o professor observará as interações no grupo e o progresso de cada aluno ao resolver os desafios propostos. Serão utilizados critérios como a participação ativa, a capacidade de identificar frações equivalentes e a habilidade de resolver problemas aplicando o conhecimento adquirido. Outro método de avaliação será o uso de um feedback construtivo, no qual o professor apresentará pontos de melhoria e elogiará as soluções criativas encontradas. Essa abordagem proporcionará um ambiente seguro e colaborativo, incentivando os alunos a refletirem sobre o seu aprendizado e a progredirem continuamente.

  • Participação ativa nos grupos
  • Capacidade de identificar frações equivalentes
  • Resolução de problemas envolvendo frações
  • Feedback construtivo do professor

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados nesta atividade visam apoiar o ensino das frações de maneira prática e interativa. O professor poderá utilizar ferramentas visuais, como imagens de pizzas ou trajetos impressos, que ajudam na visualização e resolução dos problemas propostos. Materiais de apoio como calculadoras, papel e lápis podem ser utilizados para facilitar o cálculo de frações. Além disso, recursos digitais como apresentações ou vídeos educativos poderão ser empregados para complementar o aprendizado dos alunos, tornando o ensino multimodal e adaptado aos diversos perfis de aprendizagem presentes na turma. Esses recursos foram escolhidos para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de maneira acessível e eficaz.

  • Imagens de pizzas ou trajetos
  • Calculadoras, papel e lápis
  • Apresentações ou vídeos educativos

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que, apesar das muitas demandas do dia a dia, a inclusão não pode ser negligenciada. Na atividade Frações na Vida Real\

  • Utilização de materiais visuais e dinâmicos
  • Atenção ao engajamento de todos os alunos
  • Feedback individualizado para apoiar o desenvolvimento

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo