Maratona Numérica no Papel

Desenvolvida por: Robins… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Valores Posicionais dos Números Naturais

Nesta aula prática e interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão participar de uma maratona de números para explorar os valores posicionais dos números naturais. O objetivo da atividade é desenvolver uma compreensão prática e visual do valor posicional usando materiais impressos que representem unidades, dezenas, centenas e milhares. Durante a atividade, cada equipe de alunos receberá uma série de números e será desafiada a representá-los corretamente usando materiais manipuláveis, como fichas ou cartões que simbolizam cada uma das casas decimais. Em seguida, haverá um momento de reflexão e debate em que os alunos discutirão suas estratégias para ordenar, comparar e posicionar os números em uma reta numérica. A metodologia desta atividade visa estimular o trabalho em grupo, a troca de ideias e a aplicação prática dos conceitos matemáticos de valor posicional.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são incentivar os estudantes a explorarem os conceitos de valor posicional e a desenvolverem habilidades em leitura, escrita e comparação de números naturais. Ao envolver-se em atividades práticas, os alunos terão a oportunidade de reforçar suas habilidades matemáticas básicas e melhorar sua compreensão da importância do valor de posição em números grandes.

  • Compreender o conceito de valor posicional dos números naturais.
  • Desenvolver a habilidade de ordenar e comparar números naturais utilizando a reta numérica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
  • EF06MA05: Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Conteúdo Programático

O foco do conteúdo programático é aprofundar a compreensão dos alunos sobre números naturais, explorando suas representações e relações. Permite-se uma ligação clara entre a teoria dos valores posicionais e a prática através do uso de materiais impressos.

  • Reconhecimento e representação de diferentes valores posicionais.
  • Utilização de materiais manipuláveis para demonstrar conceitos matemáticos.

Metodologia

A metodologia adotada promove um aprendizado ativo e colaborativo. Por meio de atividades práticas em grupo, os alunos são encorajados a explorar conceitos matemáticos de maneira tangível. A discussão em rodas de debate permite a troca de ideias e reafirma o aprendizado conjunto.

  • Formação de grupos e designação de tarefas.
  • Debates em grupo sobre estratégias utilizadas na maratona numérica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para otimizar o engajamento dos alunos ao longo de duas aulas de 50 minutos. A duração definida permite tanto a exploração conceitual quanto a prática e a avaliação da atividade.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de valor posicional e início da atividade prática em equipe.
  • Aula 2: Continuação da atividade prática e realização do debate em roda para discussão das estratégias e reflexões sobre a aprendizagem.

Avaliação

A avaliação considerará tanto o trabalho individual quanto o colaborativo durante a atividade. Os alunos serão avaliados pela capacidade de aplicar o conhecimento de valor posicional na prática, pela clareza em explicar suas estratégias durante os debates e pela cooperação em equipe. Exemplos incluem a apresentação de soluções inovadoras para representar números e a participação ativa nas discussões, demonstrando compreensão dos conceitos abordados.

Materiais e ferramentas:

Recursos variados serão necessários para esta atividade, assegurando uma experiência de aprendizagem prática e engajadora. Materiais impressos e manipuláveis proporcionarão um meio tangível para os alunos explorarem conceitos matemáticos.

  • Folhas de papel A4 e materiais impressos representando unidades, dezenas, centenas e milhares.
  • Cartões ou fichas representando números naturais para atividades de ordenação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo