Mercado Matemático

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Educação Financeira e Matemática Básica

A atividade 'Mercado Matemático' é uma proposta pedagógica inovadora destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que visa integrar conceitos matemáticos ao cotidiano através de uma simulação de mercado, onde os preços dos produtos são apresentados em números decimais. Antes de iniciar a atividade em sala, os alunos devem realizar uma pesquisa sobre os preços reais de produtos comumente encontrados em um mercado, tais como alimentos, bebidas, produtos de higiene, entre outros, anotando essas informações para serem utilizadas posteriormente. Divididos em grupos, os alunos utilizarão esses dados para montar seus próprios mercados em sala, colocando os preços em números decimais para cada produto. Durante a atividade, uma conversão desses preços para frações será necessária, permitindo aos estudantes explorarem a relação entre números decimais e frações. O professor atuará como um facilitador, circulando entre os grupos, discutindo as relações matemáticas, propondo desafios e estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais e de negociação entre os alunos. Esta atividade não apenas facilita a compreensão dos conceitos matemáticos de maneira prática e significativa, mas também promove a educação financeira, preparando os alunos para situações reais do dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar a aplicação prática de conceitos matemáticos, como números decimais e frações, em um contexto de educação financeira, estimulando assim a capacidade de resolução de problemas e raciocínio lógico dos alunos. É esperado que os estudantes sejam capazes de identificar, converter e comparar valores em decimais e frações, além de desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, negociação e tomada de decisão. Esta abordagem prática visa promover uma aprendizagem significativa, permitindo aos alunos perceberem a importância da matemática em suas vidas diárias e desenvolvendo uma atitude positiva em relação à disciplina.

  • Aplicar práticas de educação financeira utilizando conceitos matemáticos básicos.
  • Promover a capacidade de resolução de problemas matemáticos de maneira prática e criativa.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, negociação e tomada de decisões.
  • Estimular o raciocínio lógico-matemático e a compreensão de números decimais e frações.
  • Fomentar a pesquisa e aplicação do conhecimento matemático no cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA03: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
  • EF06MA13: Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado no desenvolvimento de habilidades relacionadas a números decimais e frações, fundamentais para a compreensão de conceitos matemáticos básicos e sua aplicação no cotidiano, especialmente em contextos de educação financeira. A atividade também aborda a importância e o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e negociação, através de uma metodologia ativa e participativa.

  • Números decimais e sua representação.
  • Conversão entre números decimais e frações.
  • Operações básicas com números decimais e frações.
  • Conceitos básicos de educação financeira: preço, orçamento, planejamento.
  • Habilidades sociais: trabalho em equipe, comunicação, negociação.

Metodologia

Esta atividade será conduzida sob a abordagem de metodologias ativas, especificamente a Sala de Aula Invertida, onde os alunos trazem pesquisas prévias para a aula, e a Aprendizagem Baseada em Jogos, simulando um mercado. Essas estratégias promovem a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, incentivam a pesquisa, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, permitindo uma imersão direta nos conceitos estudados de forma lúdica e significativa.

  • Pesquisa de preços para preparação do mercado matemático.
  • Criação de grupos para a montagem dos mercados.
  • Simulação do mercado utilizando os dados coletados.
  • Conversão de preços entre decimais e frações.
  • Desafios e jogos relacionados à educação financeira e matemática.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 10 horas, divididas em 10 aulas de 60 minutos cada. A distribuição do tempo visa equilibrar a teoria e prática, permitindo espaços de discussão, aplicação dos conceitos e reflexão sobre a aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução e explicação da atividade.
  • Aula 2: Pesquisa de preços e seleção de produtos.
  • Aula 3: Formação dos grupos e início da montagem dos mercados.
  • Aula 4-5: Continuação da montagem dos mercados e início das simulações.
  • Aula 6-7: Conversão de preços em números decimais para frações.
  • Aula 8: Desafios e jogos matemáticos.
  • Aula 9: Preparação para a apresentação dos mercados.
  • Aula 10: Apresentação dos mercados e avaliação final.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos, como a precisão e aplicação prática dos conceitos matemáticos, a qualidade da pesquisa de preços, a criatividade e organização dos mercados, a participação ativa e colaboração durante o trabalho em equipe, além da habilidade de negociar e tomar decisões. Serão propostos desafios matemáticos e de educação financeira, avaliando, assim, a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais. O feedback será proporcionado ao longo de todo o processo, permitindo que os alunos reflitam sobre suas aprendizagens e desenvolvam suas habilidades continuamente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para a pesquisa de preços (acesso a internet, jornais, panfletos de supermercados), materiais para a montagem dos mercados (cartolina, marcadores, calculadoras, régua), além de acessórios para a simulação do mercado (cédulas de jogo, cestas, etiquetas). Também será utilizada tecnologia digital, como aplicativos de edição de textos e planilhas para organizar os preços e fazer cálculos, bem como apresentações digitais para a exposição dos mercados matemáticos criados pelos alunos.

  • Internet, jornais e panfletos para pesquisa de preços.
  • Materiais para criação dos mercados (cartolina, marcadores, calculadoras).
  • Cédulas de jogo e outros materiais para simulação do mercado.
  • Software de planilhas para organização de dados.
  • Softwares de apresentação para exposição dos mercados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo