Montando sua Lojinha

Desenvolvida por: Greyce… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Resolução de problemas com uso de operações básicas e porcentagens

A atividade 'Montando sua Lojinha' propõe uma abordagem prática e interativa de conceitos matemáticos, associando-os a situações do dia a dia. Com base em encartes de supermercado, os alunos, organizados em grupos, terão o desafio de montar pequenas 'lojas' que representarão uma oportunidade real de aplicar e exercitar habilidades matemáticas específicas, tais como cálculos de adição, subtração, multiplicação, divisão e porcentagem. Esses cálculos serão essenciais para a elaboração de problemas que envolvam o cálculo de trocos, descontos e o total de compras de múltiplos itens. Cada grupo visitará as lojas dos colegas para resolver os problemas propostos, o que promoverá não apenas o entendimento dos conceitos trabalhados, mas também estimulará a interação, colaboração e capacidade de raciocínio lógico-matemático de cada aluno. Esta prática visa reforçar a compreensão de matemática em um contexto significativo e aplicável, facilitando a assimilação de conhecimentos de uma forma mais engajada e divertida.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade foi projetada para desenvolver no aluno a capacidade de resolver e elaborar problemas matemáticos com compreensão dos processos envolvidos, utilizando cálculos mentais ou escritos, e o auxílio de calculadoras para conferir resultados. O foco está na utilização de operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e no cálculo de porcentagens aplicadas em situações reais, como descontos em compras. Pretende-se, assim, promover uma maior fluência em cálculo mental e estimular estratégias variadas de resolução de problemas, além de incentivar a aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos da vida cotidiana, desenvolvendo habilidades de raciocínio rápido e eficiente.

  • Resolver problemas que envolvam as quatro operações fundamentais da Matemática.
  • Elaborar problemas matemáticos aplicados ao cotidiano.
  • Calcular porcentagem e entender sua aplicação em situações de desconto e acréscimo.
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental e estimular o uso da calculadora para conferir resultados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA03: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
  • EF06MA13: Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba operações fundamentais da matemática, tais como adição, subtração, multiplicação e divisão, e estende-se ao estudo das porcentagens, temas essenciais para a formação matemática dos alunos do 6º ano. Ao aplicar esses conceitos na prática de montar e gerenciar uma lojinha, os alunos terão a oportunidade de ver a relevância da matemática nas atividades comerciais e na vida cotidiana, abordando a educação financeira de modo prático e significativo.

  • Operações Fundamentais (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão)
  • Cálculo de Porcentagens
  • Elaboração e Resolução de Problemas Matemáticos
  • Educação Financeira

Metodologia

A metodologia deste plano de aula incorpora a Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos para potencializar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. Ao preparar suas 'lojinhas', os alunos engajam-se em uma tarefa que simula situações reais do mercado, o que favorece a aplicação do conhecimento matemático de forma lúdica e significativa. As visitas às lojinhas dos colegas promoverão a interação entre os alunos, permitindo que cada um apresente e resolva os desafios propostos pelos demais, fortalecendo assim a colaboração e o pensamento crítico.

  • Uso de encartes de supermercado para montar as 'lojinhas'
  • Elaboração de problemas matemáticos relacionados à gestão do 'estoque'
  • Resolução de problemas matemáticos propostos por colegas
  • Utilização de cálculo mental e calculadoras para a verificação de resultados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos. Na primeira aula, os alunos formarão os grupos, escolherão os produtos para a 'lojinha' e elaborarão os problemas. Na segunda aula, realizarão as visitas às 'lojinhas' dos colegas para solucionar os desafios propostos, consolidando o aprendizado.

  • Aula 1: Formação dos grupos, escolha dos produtos e elaboração dos problemas matemáticos.
  • Aula 2: Visita às lojinhas dos colegas para resolver os problemas matemáticos propostos.

Avaliação

A avaliação desta atividade ocorrerá de forma contínua e formativa. Observar-se-á a participação dos alunos, tanto na fase de preparação das suas lojinhas quanto na de resolução dos problemas nas lojinhas dos colegas. Será avaliado o nível de acerto dos problemas propostos e resolvidos, a criatividade na elaboração dos exercícios, o uso adequado dos conceitos matemáticos e a habilidade de cálculo mental. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar os alunos a refletirem sobre suas estratégias de resolução de problemas e melhorarem continuamente suas habilidades matemáticas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários encartes de supermercado para a seleção de produtos para as 'lojinhas', papel e canetas para a elaboração dos problemas matemáticos, e calculadoras para a verificação dos resultados. Estes recursos são essenciais para criar um ambiente que simule a realidade de uma loja, permitindo aos alunos aplicar os conceitos matemáticos de forma prática.

  • Encartes de supermercado
  • Papel e canetas
  • Calculadoras
  • Materiais para decoração da 'lojinha' (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo