O Desafio dos Construtores

Desenvolvida por: Denes … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria e Medidas

Nesta atividade, grupos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental enfrentarão o desafio de aplicar conceitos matemáticos de volume e área na construção de modelos de casas utilizando recursos simples como blocos de papelão ou caixas de sapato. A atividade visa simular um cenário real de construção, exigindo que os estudantes planejem suas obras considerando limitações de material e espaço. Inicialmente, haverá uma sessão de brainstorm para que os grupos discutam possíveis designs de casas e estratégias para enfrentar os desafios propostos, promovendo um ambiente rico em troca de ideias. Posteriormente, com base na discussão, cada grupo iniciará a construção de seu modelo, aplicando na prática os conceitos estudados em sala de aula. Esta atividade proporcionará aos alunos uma oportunidade única de visualizar e compreender a aplicabilidade das matérias de forma lúdica e interativa, além de fomentar habilidades de trabalho em equipe, planejamento e resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão concreta e aplicada de conceitos geométricos fundamentais como volume e área, bem como estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais como trabalho em equipe, planejamento estratégico e resolução de problemas. Além disso, a atividade visa fortalecer a capacidade dos estudantes de se engajarem em processos de pensamento crítico e criativo, através do planejamento e execução de um projeto prático que envolve limitações reais, simulando um ambiente de construção.

  • Compreender e aplicar conceitos de volume e área na resolução de problemas práticos.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Aplicar o pensamento crítico e criativo na resolução de desafios.
  • Visualizar conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA24: Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
  • EF06MA25: Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • EF06MA26: Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

Conteúdo Programático

A atividade está integrada ao currículo de Matemática, com foco em geometria e medidas, proporcionando aos estudantes uma oportunidade de aplicar conceitos matemáticos em um contexto prático. Será abordada a importância de se compreender grandezas como volume e área no cotidiano, além de um aprofundamento na compreensão de como planejar e executar construções simples, respeitando limitações de espaço e material. A conexão entre teoria e prática será enfatizada, visando uma aprendizagem significativa.

  • Conceitos de volume e área
  • Planejamento e execução de projetos simples
  • Trabalho em equipe e comunicação eficaz
  • Pensamento crítico e resolução de problemas
  • Aplicação de conceitos matemáticos em contextos práticos

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem pedagógica baseada em metodologias ativas, como Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Essas metodologias promovem a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem, incentivando a troca de ideias, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. A construção dos modelos de casas servirá como um projeto central, em torno do qual se desenvolverão atividades de brainstorming, planejamento, construção e avaliação. A dinâmica da atividade favorecerá a interação e o engajamento dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e desafiador.

  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de cinco aulas de 60 minutos cada. Iniciaremos com uma introdução aos conceitos chaves e as metodologias ativas, seguida por uma sessão de brainstorming. As próximas sessões serão dedicadas ao planejamento, construção e, finalmente, avaliação dos projetos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de volume e área e métodos de aprendizado.
  • Aula 2: Sessão de brainstorming para planejamento dos modelos.
  • Aula 3: Início da construção dos modelos de casas.
  • Aula 4: Continuação da construção e ajustes necessários.
  • Aula 5: Avaliação dos projetos e discussão dos aprendizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e processual, observando a participação dos alunos nas diversas fases do projeto. Avaliaremos o entendimento dos conceitos de volume e área, a criatividade e a inovação nos modelos construídos, além do trabalho em equipe e a capacidade de planejamento e execução. Será incentivada a reflexão sobre os desafios encontrados e as soluções adotadas. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo da atividade, visando o crescimento e aprimoramento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos materiais simples e acessíveis, como blocos de papelão ou caixas de sapato, fita adesiva, tesouras e régua. Além do material físico, a atividade será enriquecida através do uso de metodologias ativas, que estimulam o aprendizado prático e colaborativo.

  • Blocos de papelão ou caixas de sapato
  • Fita adesiva
  • Tesouras
  • Réguas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo