O Grande Torneio dos Polígonos

Desenvolvida por: Sabrin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria Plana - Polígonos

A atividade 'O Grande Torneio dos Polígonos' é uma proposta lúdica e interativa destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, visando aprofundar os conhecimentos sobre polígonos regulares e não regulares. Através de um jogo com cartas que apresentam diversos polígonos, junto de suas características como lados, vértices e ângulos, os estudantes são desafiados, em equipes, a classificar cada polígono corretamente. Cada carta corretamente identificada e classificada se converte em pontos para a equipe. O objetivo é acumular o maior número de pontos, incentivando assim o debate e a troca de conhecimentos sobre as propriedades dos polígonos. Esta atividade não apenas promove o reconhecimento e a classificação de polígonos de maneira divertida, mas também estimula a capacidade de trabalho em equipe, o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fortalecer o conhecimento dos estudantes sobre polígonos, focando no reconhecimento, nomeação, comparação e classificação dessas formas tanto em sua representação no plano quanto como faces de poliedros. Busca-se promover um ambiente de aprendizagem ativa, onde os alunos possam explorar e debater as propriedades geométricas de maneira dinâmica e colaborativa. Espera-se que, através desse jogo educativo, os alunos desenvolvam habilidades importantes como o raciocínio lógico, a capacidade analítica e a percepção espacial, fundamentais para o estudo da geometria.

  • Reconhecer e classificar polígonos regulares e não regulares.
  • Identificar propriedades como lados, vértices e ângulos dos polígonos.
  • Promover o trabalho em equipe e habilidades de debate.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a percepção espacial.
  • Estimular a capacidade de argumentação e pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA16: Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
  • EF06MA17: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
  • EF06MA18: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda conceitos fundamentais da geometria plana, focando na compreensão e classificação dos polígonos. Através de uma estratégia pedagógica que inclui jogo, debate e trabalho em equipe, os alunos terão a oportunidade de explorar as propriedades dos polígonos, incluindo o reconhecimento de formas regulares e não regulares, e compreender suas características essenciais como lados, vértices e ângulos. Este conteúdo está alinhado aos objetivos de aprendizagem do 6º ano, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas importantes.

  • Definição e classificação de polígonos.
  • Características dos polígonos: lados, vértices e ângulos.
  • Diferenciação entre polígonos regulares e não regulares.
  • Princípios básicos do plano cartesiano e localização de vértices.

Metodologia

A metodologia adotada para 'O Grande Torneio dos Polígonos' emprega práticas de ensino ativas, incluindo Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem permite que os alunos sejam os principais agentes do seu processo de aprendizagem, explorando os conceitos de maneira prática com a manipulação das cartas e discutindo suas observações e conclusões em equipe. Ao alternar entre as diferentes metodologias, propicia-se uma experiência de aprendizagem multifacetada, que atende a diversos estilos de aprendizagem e promove um entendimento mais profundo dos conceitos matemáticos.

  • Preparação e utilização de cartas classificativas de polígonos.
  • Formação de equipes para discussão e aplicação das regras do jogo.
  • Roda de Debate após a conclusão do jogo para discutir estratégias e aprendizados.
  • Reflexão coletiva sobre os conceitos trabalhados através de Sala de Aula Invertida.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 20 horas, distribuídas em 30 aulas de 40 minutos cada. Este tempo será dividido entre a explicação dos conceitos, a preparação para o jogo, a execução do jogo em si e as atividades de reflexão e debate pós-jogo, garantindo uma cobertura completa dos conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem.

  • Aula 1-2: Introdução aos polígonos e preparação das cartas.
  • Aula 3-5: Explicação das regras e formação das equipes.
  • Aula 6-25: Execução do jogo 'O Grande Torneio dos Polígonos'.
  • Aula 26-30: Roda de Debate sobre estratégias e reflexão sobre aprendizados concluídos com feedback.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação ativa, na capacidade de argumentação durante os debates, e na correta classificação dos polígonos nas cartas durante o jogo. Consideraremos também a reflexão individual e em grupo sobre o processo de aprendizagem, observando o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e aplicação dos conceitos de geometria. A pontuação será atribuída por cartas corretamente classificadas, mas a qualidade das discussões e contribuições para o entendimento coletivo dos conceitos também será valorizada. A avaliação buscará ser formativa, destacando a progressão no aprendizado mais do que a competição pura.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos simples, porém essenciais. Cartões ou papel resistente para a confecção das cartas, canetas ou marcadores para a elaboração dos desenhos dos polígonos e suas características, assim como espaços que permitam a formação de grupos e a realização de debates. Além disso, poderão ser utilizados recursos digitais como apresentações em PowerPoint para introduzir os conceitos e regras do jogo, assim como quadros ou flipcharts para anotações coletivas durante as discussões.

  • Papel cartão ou cartolina para as cartas.
  • Canetas, lápis de cor e marcadores.
  • Quadro branco ou flipchart.
  • Computadores ou tablets (opcional).
  • Projetor e tela para apresentações (opcional).

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