Pesquisadores de Práticas Sociais

Desenvolvida por: Karine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Tecnologia
Temática: Práticas Sociais e Análise de Dados

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o mundo ao seu redor através de uma lente sociológica, combinando habilidades matemáticas e tecnológicas. O projeto 'Pesquisadores de Práticas Sociais' está desenhado para envolver os estudantes na coleta e análise de dados sobre práticas sociais de seu interesse. Os alunos começarão com o planejamento de sua pesquisa, desenvolvendo questionários que serão aplicados dentro de um contexto escolhido por eles, seja ele relacionado a hobbies, alimentação, uso de tecnologia, ou outro tema relevante. Uma vez coletados, os dados serão inseridos em planilhas eletrônicas, onde os alunos aprenderão a organizar, representar e interpretar as informações obtidas utilizando diferentes tipos de gráficos. Este projeto prático permite aos alunos aplicarem conceitos matemáticos em situações da vida real, melhorando sua compreensão de estatísticas e probabilidade, além de desenvolver habilidades computacionais essenciais no século XXI.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto 'Pesquisadores de Práticas Sociais' visa desenvolver habilidades práticas e teóricas relacionadas à coleta e análise de dados, ao mesmo tempo em que incentiva o pensamento crítico e a criatividade entre os alunos. Objetiva-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de elaborar questionários pertinentes para investigar aspectos de práticas sociais de sua escolha, realizando a coleta de dados de maneira ética e responsável. Além disso, espera-se que sejam habilitados a usar planilhas eletrônicas para organizar os dados coletados, criar diversos tipos de gráficos e interpretar essas representações, fazendo conexões com o cotidiano e compreendendo a importância da matemática como ferramenta para entender o mundo ao seu redor.

  • Desenvolver habilidades de coleta de dados através de pesquisas.
  • Usar planilhas eletrônicas para organização e análise de dados.
  • Criar e interpretar diferentes tipos de gráficos.
  • Aplicar conceitos matemáticos em contextos práticos.
  • Desenvolver o pensamento crítico e habilidades de pesquisa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA06": "Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor." }, { "EF06MA09": "Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora." }, { "EF06MA33": Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Pesquisadores de Práticas Sociais' abrange uma gama de conhecimentos e habilidades. Começaremos com uma introdução à metodologia de pesquisa, focando em como elaborar questionários eficazes. Em seguida, avançaremos para o uso de planilhas eletrônicas, abordando técnicas de organização de dados, cálculos básicos e criação de gráficos variados. O estudo sobre os diferentes tipos de gráficos e sua interpretação será crucial. Ao longo do processo, conceitos matemáticos como frações e operações básicas serão aplicados em contextos reais, reforçando o aprendizado por meio da prática.

  • Introdução à metodologia de pesquisa e elaboração de questionários.
  • Coleta e organização de dados em planilhas eletrônicas.
  • Criação e interpretação de gráficos (barras, setores, linhas).
  • Aplicação de operações matemáticas básicas em contextos de pesquisa.
  • Estratégias para apresentação e discussão dos resultados encontrados.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, incentivando os alunos a aprenderem fazendo. Eles serão divididos em pequenos grupos para facilitar a colaboração e a troca de ideias na elaboração de questionários e no manuseio das planilhas eletrônicas. Serão realizadas sessões de brainstorming para escolha dos temas das pesquisas e discussões guiadas sobre como realizar a coleta de dados de forma ética. Após a coleta, os alunos serão orientados na inserção dos dados em planilhas eletrônicas e na criação de gráficos, promovendo um ambiente de aprendizado ativo, onde a experimentação prática e a análise crítica andam de mãos dadas.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para promover a colaboração.
  • Sessões de brainstorming para escolha de temas e elaboração de questionários.
  • Orientação passo a passo na utilização de planilhas eletrônicas.
  • Criação de gráficos e discussão sobre suas interpretações.
  • Apresentações dos projetos para a turma, incentivando o feedback entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Pesquisadores de Práticas Sociais' será desenvolvida ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos cada, totalizando 6 horas. A distribuição do tempo será cuidadosamente planejada para garantir que todas as etapas do projeto sejam cumpridas, desde o planejamento da pesquisa até a apresentação final dos resultados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e definição dos temas.
  • Aula 2: Elaboração de questionários.
  • Aulas 3 e 4: Coleta de dados.
  • Aulas 5 e 6: Inserção de dados em planilhas e criação de gráficos.
  • Aula 7: Preparação das apresentações.
  • Aula 8 (parcial): Apresentação dos projetos para a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto, na qualidade dos questionários elaborados, na organização e análise dos dados coletados, assim como na clareza e profundidade das interpretações feitas a partir dos gráficos criados. Será considerada também a capacidade dos alunos de trabalharem em grupo e de apresentarem seus achados de forma coerente e reflexiva para a turma. Critérios específicos como criatividade, aplicação de habilidades matemáticas e uso efetivo das ferramentas tecnológicas serão levados em conta. Feedbacks construtivos serão dados ao longo do processo, encorajando a melhoria contínua e o aprendizado significativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como computadores com acesso à internet, software de planilhas eletrônicas (como Microsoft Excel ou Google Sheets), material de papelaria para elaboração dos questionários em papel, além de projetor para as apresentações finais. O uso de recursos digitais, como tutoriais online sobre o uso de planilhas e criação de gráficos, também será incentivado, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado rica e diversificada.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Software de planilhas eletrônicas (Microsoft Excel, Google Sheets).
  • Material de papelaria (papéis, canetas, lápis).
  • Projetor para apresentações.
  • Tutoriais online sobre uso de planilhas e criação de gráficos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo