Roleta da Sorte

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Probabilidade e Estatística

A atividade 'Roleta da Sorte' visa introduzir conceitos de probabilidade e estatística aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de maneira prática e interativa. Os alunos deverão construir uma roleta usando papelão e papel colorido, dividindo-a em dez seções com cores diferentes. O objetivo é que, em grupos, os alunos girem a roleta múltiplas vezes e registrem quantas vezes cada cor é sorteada. Com esses dados, eles calcularão a probabilidade de cada cor ser sorteada e discutirão sobre o conceito de proporcionalidade nas repetições. Finalizando, os alunos deverão criar um gráfico visual para representar suas conclusões. Essa atividade tem como propósito maior introduzir os alunos a conceitos básicos de estatística e probabilidade de uma forma divertida e prática.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender os conceitos básicos de probabilidade e estatística por meio de atividades práticas e interativas. Ao engajar-se na atividade, os alunos irão explorar noções de eventos aleatórios, frequência e proporção, desenvolvendo habilidades analíticas ao coletar e interpretar dados. Além disso, promover a colaboração e comunicação ao trabalhar em grupos.

  • Compreender conceitos básicos de probabilidade.
  • Desenvolver habilidades de coleta e interpretação de dados.
  • Confeccionar materiais para experimentos estatísticos.
  • Promover o trabalho colaborativo e a discussão em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06MA19: Construir e interpretar gráficos de colunas.
  • EF06MA20: Analisar e realizar atividades experimentais de lançamento de dados e moedas.
  • EF06MA26: Compreender e utilizar o conceito de probabilidade como a razão entre o número de eventos favoráveis e o número total de eventos possíveis.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade concentra-se no desenvolvimento do pensamento estatístico e probabilístico dos alunos. Através da execução prática de um experimento com resultados aleatórios, como o giro de uma roleta, os estudantes terão a chance de observar a frequência relativa dos resultados obtidos e representar esses dados através de gráficos.

  • Construção de uma roleta colorida.
  • Coleta de dados baseados no resultado dos giros da roleta.
  • Cálculo da probabilidade de eventos.
  • Representação gráfica dos dados coletados.

Metodologia

Serão usadas metodologias ativas para envolver os alunos em processos de construção do conhecimento. A participação ativa e o aprendizado pela prática serão incentivados através da construção da roleta e da realização dos experimentos. O trabalho em grupos permitirá uma troca constante de ideias e a construção coletiva do saber.

  • Aprendizagem prática.
  • Trabalho em grupo.
  • Discussão e análise de resultados.
  • Criação de materiais e gráficos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para proporcionar um equilíbrio entre teoria e prática em um curto espaço de tempo. As duas sessões de aula estão desenhadas para maximizar o engajamento dos alunos e garantir que todas as etapas, desde a construção até a análise de dados, sejam completadas de maneira eficaz.

  • Aula 1: Introdução à atividade, construção da roleta, início dos giros e coleta de dados.
  • Aula 2: Continuação dos giros, análise de dados, cálculo de probabilidades e criação de gráficos.

Avaliação

A avaliação considerará o envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade, desde a construção da roleta até a análise de resultados. Os critérios incluirão precisão na coleta de dados, habilidade em calcular e discutir probabilidades, qualidade do gráfico produzido e participação nas discussões. Exemplos de avaliação incluem um check-list de etapas completadas e uma pontuação qualitativa sobre o empenho e colaboração em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos usados na atividade são escolhidos para facilitar a prática e promover a criatividade dos alunos. Materiais simples e de fácil acesso garantem que todos possam participar ativamente, enquanto ferramentas didáticas ajudam no registro e análise dos dados obtidos.

  • Papelão para a construção da roleta.
  • Papéis coloridos para representar as seções da roleta.
  • Marcadores para anotação dos resultados.
  • Réguas e compasso para medidas precisas.
  • Computadores ou tablets para criação de gráficos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo