Nesta atividade denominada 'Arquitetos Mirins: Criando Maquetes', os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar habilidades de geometria, cálculos de área e consciência cívica através do projeto e construção de uma maquete representando um parque ou uma praça. Trabalhando em pequenos grupos, os alunos usarão materiais como papel cartão, cola, e itens recicláveis para criar suas maquetes. A atividade requer que eles calculem a área de diferentes seções do parque ou praça, como canteiros de flores, playgrounds e caminhos, aplicando conhecimentos de decomposição de figuras planas complexas em figuras mais simples como triângulos e retângulos para facilitar o cálculo da área total. Este projeto não só aprimora habilidades matemáticas como área e perimetria, mas também promove a criatividade, o trabalho em equipe, e a conscientização sobre a importância e o planejamento de espaços públicos, incorporando aspectos de sustentabilidade por meio do uso de materiais recicláveis.
Os objetivos desta atividade são multifacetados, visando o desenvolvimento de competências e habilidades em matemática, especialmente em geometria plana, bem como enfatizar a importância dos espaços públicos e o uso consciente de materiais recicláveis. Pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar conceitos matemáticos para solucionar problemas reais, cultivando ao mesmo tempo um senso de responsabilidade ambiental e comunitária. Através do cálculo de áreas de figuras geométricas simples e compostas, os estudantes fortalecerão sua compreensão de medidas e proporções, ao mesmo tempo que exploram o design e a arquitetura de espaços de lazer e convívio comunitários.
A atividade planejada engloba diversos aspectos fundamentais do programa de matemática para o 7º ano, com um foco em geometria, medidas e propriedades de figuras planas, além de abordar noções básicas de sustentabilidade e cidadania. Ao projetarem e construírem maquetes de parques ou praças, os alunos aplicarão conceitos geométricos, realizando cálculos de área e estimativas, propiciando um aprendizado prático e significativo desses conteúdos.
A metodologia adotada para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão engajados em um processo ativo de pesquisa, planejamento e execução do projeto de maquete de um parque ou praça. Essa abordagem visa estimular a autonomia dos estudantes, fomentando a colaboração entre os grupos e permitindo que apliquem conhecimentos teóricos em situações práticas. A interdisciplinaridade será um ponto alto, integrando conceitos de matemática, ciências, artes e cidadania.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação do projeto e a discussão dos conceitos matemáticos envolvidos. Os alunos também começarão o planejamento e o desenho de suas maquetes. Na segunda aula, eles continuarão e concluirão a construção das maquetes, com a apresentação dos projetos no final da aula.
A avaliação será realizada considerando diversos aspectos como a aplicação correta dos conceitos matemáticos no cálculo das áreas, a criatividade na elaboração e apresentação das maquetes, a qualidade do trabalho em equipe e o uso consciente de materiais recicláveis. A apresentação do projeto será uma oportunidade para os alunos explicarem como utilizaram os conceitos aprendidos na prática, demonstrando a integração entre teoria e prática. Será considerada também a reflexão dos alunos sobre a importância do planejamento de espaços públicos e a sustentabilidade.
Para a execução desta atividade serão necessários materiais como papel cartão, cola, tesouras, réguas, materiais recicláveis diversos, e instrumentos de desenho como lápis e borrachas. O uso de tecnologias digitais, como tablets ou computadores, poderá enriquecer a pesquisa e o desenho preliminar dos projetos, embora não seja estritamente necessário. O ambiente da sala de aula deverá ser organizado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a circulação dos estudantes durante a construção das maquetes.
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