Arquitetos Mirins: Criando Maquetes

Desenvolvida por: Silvia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Ciências Humanas
Temática: Geometria Espacial e Uso de Espaços Públicos

Nesta atividade denominada 'Arquitetos Mirins: Criando Maquetes', os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar habilidades de geometria, cálculos de área e consciência cívica através do projeto e construção de uma maquete representando um parque ou uma praça. Trabalhando em pequenos grupos, os alunos usarão materiais como papel cartão, cola, e itens recicláveis para criar suas maquetes. A atividade requer que eles calculem a área de diferentes seções do parque ou praça, como canteiros de flores, playgrounds e caminhos, aplicando conhecimentos de decomposição de figuras planas complexas em figuras mais simples como triângulos e retângulos para facilitar o cálculo da área total. Este projeto não só aprimora habilidades matemáticas como área e perimetria, mas também promove a criatividade, o trabalho em equipe, e a conscientização sobre a importância e o planejamento de espaços públicos, incorporando aspectos de sustentabilidade por meio do uso de materiais recicláveis.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são multifacetados, visando o desenvolvimento de competências e habilidades em matemática, especialmente em geometria plana, bem como enfatizar a importância dos espaços públicos e o uso consciente de materiais recicláveis. Pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar conceitos matemáticos para solucionar problemas reais, cultivando ao mesmo tempo um senso de responsabilidade ambiental e comunitária. Através do cálculo de áreas de figuras geométricas simples e compostas, os estudantes fortalecerão sua compreensão de medidas e proporções, ao mesmo tempo que exploram o design e a arquitetura de espaços de lazer e convívio comunitários.

  • Desenvolver habilidades no cálculo de área de figuras planas compostas.
  • Aplicar conceitos geométricos e matemáticos em situações do cotidiano.
  • Estimular a criatividade e a consciência ambiental na utilização de materiais recicláveis.
  • Promover a importância do planejamento e design de espaços públicos.
  • Trabalhar o conceito de sustentabilidade e reciclagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA29: Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
  • EF07MA32: Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
  • EF07MA33: Estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.

Conteúdo Programático

A atividade planejada engloba diversos aspectos fundamentais do programa de matemática para o 7º ano, com um foco em geometria, medidas e propriedades de figuras planas, além de abordar noções básicas de sustentabilidade e cidadania. Ao projetarem e construírem maquetes de parques ou praças, os alunos aplicarão conceitos geométricos, realizando cálculos de área e estimativas, propiciando um aprendizado prático e significativo desses conteúdos.

  • Cálculo de área de figuras planas: triângulos, retângulos e suas composições.
  • Conceitos básicos de geometria espacial: espaço e forma.
  • Noções de sustentabilidade e uso consciente de materiais recicláveis.
  • Importância do planejamento de espaços públicos.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão engajados em um processo ativo de pesquisa, planejamento e execução do projeto de maquete de um parque ou praça. Essa abordagem visa estimular a autonomia dos estudantes, fomentando a colaboração entre os grupos e permitindo que apliquem conhecimentos teóricos em situações práticas. A interdisciplinaridade será um ponto alto, integrando conceitos de matemática, ciências, artes e cidadania.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos: projetar e construir maquetes em grupo.
  • Utilização de materiais recicláveis para estimular a criatividade e consciência ambiental.
  • Discussão em grupo sobre a importância dos espaços públicos.
  • Aplicação prática de conceitos matemáticos em situações do cotidiano.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação do projeto e a discussão dos conceitos matemáticos envolvidos. Os alunos também começarão o planejamento e o desenho de suas maquetes. Na segunda aula, eles continuarão e concluirão a construção das maquetes, com a apresentação dos projetos no final da aula.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, discussão dos conceitos e início do planejamento das maquetes.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da construção das maquetes, apresentação dos projetos.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando diversos aspectos como a aplicação correta dos conceitos matemáticos no cálculo das áreas, a criatividade na elaboração e apresentação das maquetes, a qualidade do trabalho em equipe e o uso consciente de materiais recicláveis. A apresentação do projeto será uma oportunidade para os alunos explicarem como utilizaram os conceitos aprendidos na prática, demonstrando a integração entre teoria e prática. Será considerada também a reflexão dos alunos sobre a importância do planejamento de espaços públicos e a sustentabilidade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários materiais como papel cartão, cola, tesouras, réguas, materiais recicláveis diversos, e instrumentos de desenho como lápis e borrachas. O uso de tecnologias digitais, como tablets ou computadores, poderá enriquecer a pesquisa e o desenho preliminar dos projetos, embora não seja estritamente necessário. O ambiente da sala de aula deverá ser organizado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a circulação dos estudantes durante a construção das maquetes.

  • Papel cartão e outros materiais recicláveis
  • Cola, tesouras e instrumentos de desenho
  • Réguas e equipamentos para medição
  • Tecnologia digital para pesquisa e design (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo