Caça ao Tesouro dos Ângulos

Desenvolvida por: Maique… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria: Ângulos em Retas Paralelas Cortadas por uma Transversal

A atividade 'Caça ao Tesouro dos Ângulos' é planejada para envolver alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma aplicação prática dos conceitos geométricos de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. Os alunos trabalharão em equipes e serão desafiados a explorar uma planta de cidade, que representa um mapa simples com ruas e avenidas destacadas. Usando ferramentas de medição geométrica como réguas e transferidores, as equipes determinarão e registrarão as medidas dos ângulos correspondentes e alternados. Ao finalizar o processo de medição, cada equipe justificará suas descobertas apoiando-se nas propriedades geométricas dos ângulos formados. Essa atividade promoverá a compreensão prática dos conceitos geométricos e incentivará o desenvolvimento de raciocínio lógico e a habilidade de trabalhar em equipe. Finalizada a atividade prática, as equipes vão apresentar seus resultados para a turma, promovendo um ambiente colaborativo onde a comunicação é parte essencial do processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é permitir que os alunos compreendam e apliquem as propriedades dos ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, através de uma abordagem prática e colaborativa. Ao lidar com situações reais e trabalhar em grupo, os alunos desenvolverão raciocínio lógico e habilidades de comunicação efetiva, fundamentais para o aprendizado futuro em geometria.

  • Identificar e medir ângulos formados por retas paralelas e uma transversal.
  • Aplicar as propriedades dos ângulos correspondentes e alternados de maneira prática.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA23: Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na introdução e exploração das propriedades geométricas dos ângulos formados quando retas paralelas são cortadas por uma transversal. Esta exploração prática objetiva estabelecer uma ponte entre os conceitos teóricos e aplicações concretas, enriquecendo o entendimento dos alunos e facilitando a retenção do conhecimento.

  • Propriedades dos ângulos correspondentes.
  • Propriedades dos ângulos alternados (internos e externos).
  • Uso de ferramentas geométricas (régua e transferidor).

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade implica uma abordagem mista, combinando aprendizado prático e trabalho colaborativo. A estratégia de dividir os alunos em equipes visa ampliar o engajamento através de um desafio que combina investigação prática e a aplicação de conhecimentos teóricos de geometria. Incentiva-se a interação entre os alunos, criando espaço para discussões e a troca de ideias, o que promove uma construção conjunta do conhecimento.

  • Aprendizagem prática através de exploração e medição de ângulos.
  • Trabalho em equipe para fomentar habilidades de colaboração.
  • Discussões em grupo para justificar os achados com base teórica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser concluída em um total de 2 horas, distribuídas em três aulas. Este cronograma permitirá que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, medir e discutir os ângulos, bem como apresentar suas conclusões ao final.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e exploração inicial dos ângulos no mapa.
  • Aula 2: Medição e anotação dos ângulos encontrados, discussão em equipe.
  • Aula 3: Apresentação dos resultados e justificativas pelas equipes.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e integrará participação, precisão das medições e a capacidade de justificar os achados com base nas propriedades geométricas. Durante a atividade, o professor observará a colaboração e o envolvimento de cada aluno na equipe. Em termos de resultado final, o relatório de cada equipe contendo as medidas e justificativas será avaliado. Exemplos incluem: como os alunos registraram as medições, a consistência das justificativas baseadas nas propriedades dos ângulos, e a clareza na apresentação final. O professor pode usar um checklist para garantir que todos os aspectos estejam sendo cumpridos, como medição precisa, justificativa baseada em teoria e comunicação oral durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram selecionados para facilitar a compreensão prática e a aplicação de conceitos geométricos por parte dos alunos. Utilizando recursos visuais e táteis, pretende-se despertar o interesse e a participação ativa durante a atividade.

  • Planta de cidade para explorar ângulos.
  • Régua para medir distâncias e criar retas.
  • Transferidor para medir ângulos formados.
  • Materiais para anotar e apresentar justificativas.

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