Campeonato de Papel, Pedra e Tesoura

Desenvolvida por: Guilhe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Probabilidade e Estatística

Esta atividade pedagógica prática objetiva aplicar conceitos matemáticos básicos de probabilidade e estatística por meio de um campeonato de Papel, Pedra e Tesoura. Os alunos, organizados em duplas, competirão entre si em uma série de rodadas predeterminadas, registrando os resultados de cada partida. Após a coleta de dados, os grupos trabalharão com a análise estatística, calculando a frequência relativa de vitórias para cada símbolo (papel, pedra, ou tesoura) e ilustrando esses dados por meio de gráficos de setores. A atividade promoverá a aplicação prática de conceitos matemáticos, além de desenvolver o pensamento analítico e crítico dos alunos ao discutirem sobre a natureza da probabilidade no jogo e a possibilidade de alguma escolha ter vantagem sobre as outras. Esta abordagem prática visa não apenas o aprendizado de conceitos matemáticos, mas também a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, comunicar resultados e fazer inferências a partir de dados.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é utilizar o jogo de Papel, Pedra e Tesoura como um meio para introduzir os alunos ao conceito de probabilidade e à análise de dados estatísticos, praticando o cálculo e representação de frequências relativas e a interpretação de gráficos de setores. Além disso, busca desenvolver a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe, aprimorar a capacidade de registrar e analisar dados de forma crítica e estimular a discussão e reflexão sobre resultados e probabilidades, promovendo assim um pensamento crítico em relação à matemática aplicada em situações cotidianas.

  • Introduzir conceitos básicos de probabilidade e estatística.
  • Desenvolver habilidades de coleta e análise de dados.
  • Praticar o cálculo e a representação de frequências relativas em gráficos de setores.
  • Estimular o pensamento crítico e a discussão sobre a natureza da probabilidade e suas aplicações.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz de resultados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA01: Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
  • EF07MA07: Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.
  • EF07MA37: Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Conteúdo Programático

Durante a execução dessa atividade, serão abordados conceitos fundamentais de probabilidade e estatística, incluindo a coleta, análise e representação de dados. Os alunos terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em um contexto divertido e interativo, utilizando o jogo Papel, Pedra e Tesoura para explorar como a frequência relativa de eventos pode ser calculada e representada visualmente em gráficos de setores. Esta abordagem não apenas reforça o aprendizado dos conceitos matemáticos, mas também prepara os alunos para compreender e analisar dados estatísticos em diversos contextos, uma habilidade essencial no mundo atual.

  • Conceitos básicos de probabilidade.
  • Métodos de coleta e análise de dados.
  • Cálculo e representação de frequências relativas.
  • Interpretação de gráficos de setores.
  • Discussão sobre probabilidade e suas aplicações práticas.

Metodologia

A metodologia 'Atividade Mão-na-massa' será utilizada, envolvendo os alunos diretamente na coleta de dados através do campeonato de Papel, Pedra e Tesoura. Após as partidas, os resultados serão analisados e representados em gráficos de setores, permitindo aos alunos visualizar e discutir as frequências relativas obtidas. Esta abordagem prática visa não apenas ensinar conceitos matemáticos de forma divertida e engajadora, mas também estimular o pensamento analítico, a colaboração e a comunicação entre os estudantes.

  • Organização de campeonato de Papel, Pedra e Tesoura.
  • Coleta e registro de resultados das partidas.
  • Cálculo de frequências relativas dos resultados.
  • Representação dos dados em gráficos de setores.
  • Discussão e análise crítica dos resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, ocorrerá o campeonato e a coleta de dados. Na segunda, os alunos calcularão as frequências relativas e construirão os gráficos de setores, seguidos por uma discussão sobre as descobertas.

  • Sessão 1: Organização e realização do campeonato de Papel, Pedra e Tesoura, coleta de resultados.
  • Sessão 2: Cálculo de frequências relativas, construção de gráficos de setores, discussão e análise dos resultados.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação ativa durante o campeonato e nas etapas de coleta e análise de dados. A capacidade de calcular as frequências relativas de forma precisa, a qualidade e correção dos gráficos de setores produzidos, bem como a participação na discussão dos resultados e a habilidade de aplicar conceitos de probabilidade na interpretação desses dados serão critérios importantes na avaliação. Trabalhos em grupo que demonstrem compreensão clara dos conceitos abordados, juntamente com uma comunicação eficaz dos resultados e conclusões, receberão uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples, tais como papel e canetas para o registro dos resultados das partidas, bem como acesso à calculadora ou computador com software de planilha eletrônica para facilitar os cálculos e a criação de gráficos de setores. Além disso, um quadro para a visualização das etapas da atividade pelo grupo todo será importante para a organização e discussão final.

  • Papel e canetas para registro dos resultados.
  • Calculadoras ou computadores com software de planilha eletrônica.
  • Quadro para discussão dos resultados.

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