Desafio dos Chefes de Cozinha: Medindo na Prática

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas de Volume e Matemática Prática

Esta atividade interativa e instigante permite que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental explorem conceitos matemáticos de forma prática e envolvente. Através da simulação de serem chefs de cozinha, os alunos utilizarão recipientes de diversos tamanhos para medir e converter unidades de volume, como de litros para mililitros, enquanto 'preparam' receitas imaginárias. Este exercício promoverá a prática de estimativas e conversões, enfatizando a importância da precisão nas medidas. Os alunos também terão a oportunidade de discutir os conceitos de aproximação e medida empírica, aplicando seus conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano. Esta abordagem prática visa não apenas melhorar a compreensão dos alunos sobre medidas de volume, mas também desenvolver habilidades de raciocínio lógico e julgamento matemático.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos compreendam e apliquem conceitos de medição de volume de maneira prática, estimulando o raciocínio lógico e a habilidade de realizar estimativas e conversões entre diferentes unidades de medida. Espera-se que os alunos fortaleçam suas competências em resolver problemas matemáticos que envolvam medidas de grandezas, cálculo de volume de blocos retangulares e cálculo de área de figuras planas, utilizando essas competências em contextos do cotidiano. Este exercício também busca desenvolver a compreensão dos alunos de que todas as medidas empíricas são aproximadas, promovendo discussões sobre a relevância da precisão em medições.

  • Compreender e aplicar a conversão de unidades de volume (litros, mililitros).
  • Desenvolver habilidades de estimativa e julgamento matemático em medidas de volume.
  • Entender a importância da precisão em medições e aplicar este conhecimento em situações práticas.
  • Resolver problemas matemáticos que envolvem medidas de volume em contextos do cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA29: Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
  • EF07MA30: Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
  • EF07MA32: Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, o conteúdo programático é concentrado em medidas de volume e suas aplicações práticas no cotidiano, abordando específicamente a conversão de unidades de volume e a resolução de problemas que envolvem tais medidas. Através da prática de preparação de 'receitas', os alunos aplicarão conceitos de volume, estimativa, e precisão em medições, relacionando-os com situações reais e contextos cotidianos, promovendo assim uma aprendizagem significativa.

  • Unidades de medida de volume (litros, mililitros, etc.)
  • Conversão entre diferentes unidades de volume
  • Estimativas e precisão em medições de volume
  • Resolução de problemas práticos envolvendo medidas de volume

Metodologia

A atividade empregará uma abordagem mão-na-massa, incitando os alunos a aprenderem pela prática. Trabalhando em grupos, eles utilizarão recipientes de diversos tamanhos para realizar medições e conversões de volume na preparação de 'receitas'. Este método lhes permitirá visualizar e entender melhor os conceitos de volume e estimativa, além de estimular a colaboração e o pensamento crítico através das discussões em grupo para resolver os desafios propostos durante a atividade.

  • Aprendizado baseado em problemas
  • Trabalho em grupo para promover a colaboração
  • Discussões em grupo para incentivar o pensamento crítico
  • Simulação de preparo de receitas para aplicar conceitos matemáticos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo suficiente para a exploração dos conceitos, realização das medições, preparação das 'receitas' e discussão dos resultados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de medida de volume e início das 'preparações' das receitas.
  • Aula 2: Continuação das atividades práticas e discussão sobre as descobertas e aprendizados.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades, na precisão das medições realizadas, na capacidade de realizar conversões de unidades e na habilidade de trabalhar em equipe. Serão considerados também os registros de estimativas comparados com as medidas reais e a participação nas discussões, refletindo o entendimento dos conceitos de volume, estimativa e precisão. A avaliação final incorporará, de modo formativo, a reflexão sobre os erros e acertos, incentivando a autoavaliação e o pensamento crítico.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem recipientes de diversos tamanhos, como copos, potes e garrafas, juntamente com instrumentos de medição de líquidos. Serão fornecidas 'receitas' que os alunos seguirão, utilizando unicamente medidas de volume para ingredientes imaginários, favorecendo a aplicação prática dos conceitos matemáticos estudados.

  • Recipientes de diferentes tamanhos (copos, potes, garrafas)
  • Instrumentos de medição de líquidos (jarras graduadas, medidores)
  • 'Receitas' matemáticas para preparo durante a atividade
  • Folhas de papel e canetas para anotações e cálculos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo