Designer de Jardins

Desenvolvida por: Jandyr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria e Medidas

Nesta atividade prática, intitulada 'Designer de Jardins', alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar conceitos matemáticos de geometria e medida de áreas de forma divertida e inovadora. Ao receberem cartolinas brancas, representando terrenos, os estudantes serão desafiados a projetar jardins contendo diferentes formas de canteiros: triangulares, quadrados e retangulares. Usando réguas, lápis de cor, e tesouras, eles desenharão, recortarão, e colarão as formas, calculando e registrando a área de cada canteiro projetado. Esta metodologia ativa, mão-na-massa, permite que os alunos apliquem conceitos matemáticos em um cenário prático, promovendo não apenas o entendimento da geometria e medidas, mas também estimulando habilidades como criatividade, planejamento espacial, e trabalho em equipe. Os alunos aprenderão a estabelecer expressões de cálculo de área para diferentes figuras, resolver e elaborar problemas relacionados, tudo isso enquanto desenvolvem um projeto criativo e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é oferecer aos alunos uma compreensão aplicada dos conceitos de geometria e cálculo de áreas, por meio de uma prática envolvente e significativa. Os estudantes irão explorar a composição e decomposição de figuras planas em formas mais simples para calcular suas áreas, desenvolvendo assim, habilidades de raciocínio matemático e compreensão espacial. Este projeto também visa fomentar o trabalho em equipe, a criatividade no design de espaços, e a aplicação prática de conhecimentos teóricos, preparando os alunos não apenas para exames futuros, mas para situações reais em que a matemática é uma ferramenta útil.

  • Compreender e aplicar métodos de cálculo de áreas de triângulos, quadrados e retângulos.
  • Desenvolver habilidades de planejamento espacial e design através da criação de jardins com diferentes formas de canteiro.
  • Promover o trabalho em equipe, criatividade e aplicação prática de conhecimentos matemáticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA31: Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • EF07MA32: Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada com o currículo de Matemática, explorando diretamente conceitos de geometria e medidas, habilidades essenciais para o desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático. Além de promover a compreensão de como calcular áreas de diferentes figuras, este plano de aula integra aspectos de design, criatividade e colaboração, preparando os alunos para pensar matematicamente fora dos limites convencionais da sala de aula.

  • Cálculo de área de triângulos, quadrados e retângulos.
  • Decomposição de figuras planas.
  • Design e planejamento de jardins.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Aplicação prática de conceitos matemáticos.

Metodologia

A metodologia 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada para engajar os alunos em um processo de aprendizagem ativo, onde eles estarão diretamente envolvidos na construção de seus próprios conhecimentos. Por meio da prática de desenhar, cortar, colar e calcular, os estudantes podem experimentar os conceitos matemáticos de forma concreta, favorecendo uma melhor retenção e compreensão dos mesmos. A colaboração entre os alunos será incentivada para o desenvolvimento das habilidades sociais e de trabalho em equipe.

  • Discussion of geometric concepts and area calculation methods.
  • Practical activity with drawing, cutting, and assembling garden designs.
  • Group work to encourage teamwork and collaborative learning.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos aos conceitos matemáticos e começarão o planejamento dos seus projetos de jardim. Na segunda sessão, eles concluirão seus projetos, calcularão as áreas dos canteiros, e apresentarão os resultados para a turma.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do planejamento do jardim.
  • Aula 2: Conclusão dos jardins, cálculo de áreas, e apresentação dos projetos.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como precisão no cálculo das áreas, criatividade no design do jardim, e eficácia no trabalho em equipe. Os alunos serão encorajados a explicar o processo que utilizaram para calcular cada área, promovendo assim, a reflexão sobre seu aprendizado e a aplicação dos conceitos matemáticos. Além disso, será considerada a habilidade de trabalhar colaborativamente, respeitando as ideias dos colegas e contribuindo para o projeto comum. A apresentação dos projetos também será um componente da avaliação, onde os alunos poderão demonstrar suas habilidades de comunicação e síntese ao explicar seus jardins.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como cartolinas brancas, que servirão de base para o projeto dos jardins. Réguas, lápis de cor, e tesouras serão utilizados pelos alunos para desenhar, colorir, e cortar as formas dos canteiros. Além disso, o uso de calculadoras pode ser permitido para auxiliar no cálculo das áreas. Esta seleção de recursos é projetada para garantir que a atividade seja tanto prática quanto educativa, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Cartolinas brancas
  • Réguas
  • Lápis de cor
  • Tesouras
  • Calculadoras (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo