Designer de Parques: Criando o Espaço Perfeito

Desenvolvida por: Eliete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria Espacial e Plana

Nesta atividade prática, propomos um desafio estimulante aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental: o projeto de um parque virtual usando a ferramenta GeoGebra. As equipes de estudantes aplicarão conceitos matemáticos de área e volume para criar diferentes elementos de um parque, como áreas de lazer, lagos artificiais e quadras esportivas. Utilizarão habilidades de cálculo para determinar áreas de triângulos e quadriláteros, além de calcular o volume de estruturas tridimensionais básicas. Este projeto visa não apenas a aplicação prática dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, pensamento crítico e habilidades de apresentação. Ao final, cada equipe apresentará seu parque virtual, destacando as estratégias utilizadas para otimizar os espaços, as decisões sobre as aproximações feitas e o processo criativo por trás do design do parque.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade propõe uma imersão no mundo das formas geométricas, visando facilitar a compreensão dos conceitos de área e volume e como estes se aplicam no contexto do design de ambientes. Os alunos irão explorar, de forma prática, a geometria espacial e plana, aprimorando suas habilidades de cálculo e estimativa. Através da criação colaborativa de um parque virtual, espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas complexos e realizar apresentações eficazes, aplicando conceitos matemáticos em situações que simulam desafios reais do cotidiano e de diversas profissões.

  • Aplicar conceitos geométricos para calcular área e volume.
  • Desenvolver habilidades de estimativa e aplicação prática de medidas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
  • Promover a capacidade de planejamento e execução de um projeto.

Conteúdo Programático

O programa da atividade é centrado no entendimento e aplicação prática dos conceitos de área e volume, explorando a geometria de diferentes formas planas e tridimensionais. Além disso, abordará a utilização da ferramenta GeoGebra como meio para visualização e concretização das ideias dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa sobre como os princípios matemáticos são aplicados em situações reais e no design de espaços.

  • Cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Cálculo do volume de estruturas tridimensionais.
  • Introdução à ferramenta GeoGebra.
  • Estratégias para otimização do uso do espaço.
  • Apresentação e discussão dos projetos.

Metodologia

A metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos é o coração desta atividade, onde os alunos serão incentivados a explorar o conteúdo de forma ativa e colaborativa, utilizando a ferramenta GeoGebra para projetar partes de um parque virtual. Esta abordagem promove o envolvimento dos estudantes com o processo de aprendizado, encorajando a investigação, a inovação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A atividade estimula a autonomia dos alunos, o trabalho em equipe e a reflexão crítica durante a concepção e a execução do projeto.

  • Utilização da ferramenta GeoGebra para design do parque.
  • Trabalho em equipe para brainstorming e divisão de tarefas.
  • Aplicação prática de conceitos matemáticos no projeto.
  • Apresentações em grupo para discutir o projeto e as estratégias adotadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos aos conceitos e à ferramenta GeoGebra. Na segunda sessão, os alunos utilizarão o tempo para concluir seus projetos e preparar as apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e prática inicial com GeoGebra.
  • Aula 2: Desenvolvimento do projeto e preparação para apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada na aplicação efetiva dos conceitos de área e volume no projeto do parque, na qualidade e criatividade do design, na eficácia da apresentação em grupo e na capacidade dos alunos de trabalharem em equipe. Consideraremos a clareza com que as estratégias de otimização do espaço são comunicadas, bem como a precisão nas aproximações e cálculos apresentados. Será dada atenção especial à reflexão dos alunos sobre o processo de design e às soluções encontradas para os desafios propostos, promovendo um ambiente de feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será essencial o acesso à ferramenta GeoGebra, que permite a modelagem virtual dos elementos do parque. Será também necessário ter disponíveis recursos como computadores ou tablets com conexão à internet, projetor para as apresentações finais e materiais de escrita para anotações durante o processo de planejamento e criação. A preparação do professor para orientar o uso da ferramenta e facilitar a discussão é igualmente importante.

  • Computadores ou tablets com acesso à ferramenta GeoGebra.
  • Acesso à internet para pesquisa e inspiração.
  • Projetor para as apresentações dos projetos.
  • Materiais de escrita para anotações e esboços.

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