Detetives da Pesquisa: Desvendando Gráficos e Tabelas

Desenvolvida por: Josean… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Interpretação de Dados e Utilização de Planilhas Eletrônicas

Esta atividade prática visa engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na interpretação de dados, tabelas, gráficos e no manuseio de planilhas eletrônicas através de uma abordagem investigativa, fazendo uso da Sala de Aula Invertida. Os alunos serão orientados a assistir vídeos e ler materiais online selecionados previamente pelo professor sobre interpretação de dados, tabelas, gráficos e uso de planilhas eletrônicas, como uma preparação para a atividade em sala. Em seguida, formarão grupos e atuarão como 'detetives da pesquisa', onde deverão planejar e executar uma pesquisa sobre um tema de relevância social escolhido em conjunto com a turma. Os alunos deverão decidir se realizam uma pesquisa censitária ou amostral, coletar e analisar os dados obtidos, para depois apresentá-los em forma de relatório, empregando tabelas e gráficos gerados através de planilhas eletrônicas. A culminância da atividade se dá com cada grupo apresentando suas descobertas para a classe, discutindo as escolhas metodológicas feitas durante a pesquisa e interpretando os dados coletados. Este projeto busca desenvolver habilidades analíticas, fomentar a colaboração e o pensamento crítico nos alunos, enfatizando a aplicação prática de conceitos matemáticos.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão aprofundada sobre a importância e as técnicas de interpretação de dados, assim como familiarizá-los com o uso de planilhas eletrônicas para análise e apresentação desses dados. Através da prática de planejar e executar uma pesquisa sobre um tema de relevância social, os estudantes desenvolverão habilidades essenciais como o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a tomada de decisões informadas e a capacidade de comunicar resultados de forma eficaz e crítica. Pretende-se, assim, não apenas ensinar como analisar dados estatísticos, mas também incentivar uma postura investigativa e reflexiva frente a informações quantitativas, preparando os alunos para o uso consciente e crítico de dados no seu cotidiano.

  • Compreender e aplicar a interpretação de dados em contextos do mundo real.
  • Utilizar planilhas eletrônicas para analisar e apresentar dados estatísticos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Identificar e escolher entre pesquisa censitária e amostral.
  • Analisar, interpretar e comunicar resultados de pesquisa eficazmente.

Conteúdo Programático

A atividade detetives da pesquisa é propositadamente desenhada para alinhar-se ao currículo de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental, focando na análise de dados e na utilização de tecnologias digitais como ferramentas de aprendizagem. Ao longo das sessões, os alunos serão introduzidos a conceitos chave sobre coleta de dados, análise e interpretação, bem como familiarizados com o uso de planilhas eletrônicas para fins educacionais. Ao contextualizar a matemática através de uma pesquisa relevante socialmente, os alunos são motivados a aplicar seus conhecimentos teóricos em situações práticas, promovendo um aprendizado mais significativo e duradouro.

  • Interpretação de dados, tabelas e gráficos.
  • Uso de planilhas eletrônicas para análise de dados.
  • Planejamento e execução de pesquisa censitária ou amostral.
  • Análise e comunicação de resultados de pesquisa.
  • Discussão sobre escolhas metodológicas e interpretação de dados.

Metodologia

Adotaremos a abordagem da Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão primeiramente incitados a explorar materiais e vídeos educativos como preparação fora da sala de aula. Com este embasamento teórico, em sala, serão organizados em grupos para realizar uma pesquisa ativa, seguindo o modelo de aprendizagem baseada em projetos. Esta metodologia permite que os estudantes se envolvam de maneira direta com o conteúdo, aplicando os conceitos aprendidos na preparação da pesquisa, análise de dados e comunicação dos resultados. A colaboração em grupo será incentivada para estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e a capacidade de trabalhar coletivamente em direção a um objetivo comum.

  • Preparação fora da sala com vídeos e materiais selecionados.
  • Formação de grupos e planejamento da pesquisa.
  • Coleta e análise de dados usando planilhas eletrônicas.
  • Preparação e apresentação do relatório de pesquisa.
  • Discussão em classe sobre as descobertas e metodologias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão a preparação externa. A segunda aula será dedicada ao planejamento da pesquisa em grupos e à introdução ao uso de planilhas eletrônicas. A terceira aula focará na coleta de dados e início da análise. Na quarta e última aula, os grupos finalizarão suas análises e prepararão suas apresentações para a classe.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e distribuição de materiais para estudo fora da sala.
  • Aula 2: Planejamento da pesquisa em grupos e introdução ao uso de planilhas.
  • Aula 3: Coleta e análise inicial dos dados.
  • Aula 4: Finalização da análise e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada no envolvimento ativo de cada aluno no projeto, na qualidade da pesquisa planejada e executada pelos grupos, e na análise e apresentação dos dados coletados. Serão considerados critérios como clareza na comunicação dos resultados, precisão no uso de planilhas eletrônicas para análise de dados, criatividade e coerência na escolha e justificativa da metodologia. Haverá também uma autoavaliação e avaliação pelos pares, focando na colaboração entre os membros do grupo e na contribuição individual para o trabalho em equipe. Exemplos de entregáveis para avaliação incluem o plano de pesquisa, gráficos e tabelas gerados, e o relatório final de pesquisa apresentado.

Materiais e ferramentas:

Para a efetiva execução do projeto, será necessário acesso a computadores com software de planilha eletrônica (como Microsoft Excel, Google Sheets ou software similar), além de acesso à internet para pesquisa e visualização dos materiais didáticos fornecidos. Além disso, será fornecida uma lista de vídeos educativos e materiais de leitura online sobre interpretação de dados, tabelas, gráficos e o uso de planilhas eletrônicas, cuidadosamente selecionados para complementar a aprendizagem dos alunos.

  • Computadores com acesso a software de planilha eletrônica.
  • Acesso à internet para pesquisa e visualização de materiais preparatórios.
  • Lista de vídeos educativos e leituras recomendadas.
  • Materiais para anotações e organização do grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo