Labirinto dos Algoritmos

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Resolução de Problemas com Números Inteiros

Nesta atividade, chamada Labirinto dos Algoritmos, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a encontrar diferentes caminhos para solucionar um problema matemático proposto, utilizando números inteiros e as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). O problema escolhido será adequado ao nível de conhecimento dessa fase escolar e desenhado para ser abordado por diversas estratégias. Em grupos, eles deverão discutir, elaborar e anotar as diversas formas pelas quais o problema pode ser resolvido, promovendo um ambiente de colaboração e intercâmbio de ideias. Após a elaboração das diferentes soluções, cada grupo apresentará ao resto da classe seus métodos e raciocínios, incentivando a compreensão de que na matemática freqüentemente existem múltiplos caminhos para chegar ao mesmo resultado. Desta forma, a atividade não apenas engaja os alunos na prática da matemática de forma lúdica por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos, mas também destaca a importância da criatividade, do pensamento crítico e da habilidade de resolver problemas de maneiras distintas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a compreensão de que na matemática, e especialmente no estudo de números inteiros, há diferentes métodos que podem ser utilizados para resolver um mesmo problema. Eles aprenderão a valorizar a diversidade de pensamento e a criatividade na busca por soluções, além de desenvolver habilidades essenciais de raciocínio lógico e colaboração. Também será uma oportunidade para reforçar o conteúdo de números inteiros, abordando as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e a elaboração e resolução de problemas. Este exercício colaborativo servirá como uma base para o desenvolvimento de competências fundamentais para o aprendizado autônomo e o trabalho em equipe.

  • Compreender e aplicar diferentes algoritmos na resolução de problemas matemáticos
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e pensamento crítico
  • Praticar a colaboração e a comunicação efetiva em grupo
  • Revisar e consolidar o conhecimento sobre números inteiros e suas operações
  • Valorizar a diversidade de pensamentos e abordagens na resolução de problemas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA03: Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
  • EF07MA04: Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
  • EF07MA05: Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade focaliza números inteiros e as operações básicas de matemática, englobando adição, subtração, multiplicação e divisão. Os alunos serão encorajados a explorar esses conceitos dentro de um contexto de resolução de problemas, estimulando assim a compreensão prática e aprofundada. A diversidade de estratégias de resolução será um ponto chave, mostrando que, além do conhecimento específico das operações, o pensamento lógico e a criatividade são essenciais para a matemática.

  • Números inteiros
  • Operações básicas com números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão)
  • Resolução de problemas utilizando diferentes algoritmos

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, uma abordagem lúdica que estimula o engajamento dos alunos através de desafios práticos. Grupos de alunos trabalharão juntos para discutir, elaborar e registrar diferentes maneiras de solucionar o problema matemático proposto. Essa abordagem promove não só o aprendizado do conteúdo matemático em questão, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação e respeito pela diversidade de ideias. Ao final, a apresentação e discussão das soluções enfatizarão a reflexão crítica sobre os processos de pensamento utilizados.

  • Atividades em grupo para estimular o pensamento colaborativo
  • Discussões em grupo para promover a articulação de ideias
  • Apresentação das soluções dos grupos para toda a classe
  • Reflexão e análise crítica das diferentes estratégias utilizadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Labirinto dos Algoritmos será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao problema e formarão os grupos. A maior parte do tempo será dedicada à discussão em grupo e à elaboração das soluções. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas soluções e discutirão as diferentes abordagens adotadas.

  • Aula 1: Introdução ao problema e formação dos grupos. Discussão e elaboração das soluções pelos grupos.
  • Aula 2: Apresentação das soluções dos grupos e discussão das diferentes abordagens.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará tanto pelo processo como pelo produto final. Será considerada a participação individual e em grupo durante as discussões e a elaboração das soluções. A originalidade e a diversidade das soluções propostas pelos grupos também serão avaliadas, assim como a capacidade de argumentar e defender as soluções adotadas. A apresentação das soluções será oportunidade para avaliar a clareza de comunicação e o entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos. Feedbacks serão fornecidos após as apresentações, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários: quadro branco e marcadores para anotações e exposição das ideias; papel e lápis para as anotações dos alunos durante a elaboração das soluções; projetor multimídia para as apresentações dos grupos. Recursos adicionais incluem materiais de apoio didático sobre números inteiros e operações básicas, que podem ser oferecidos em formato de folhas de exercícios ou através de um recurso digital interativo.

  • Quadro branco e marcadores
  • Papel e lápis
  • Projetor multimídia
  • Materiais de apoio didático sobre números inteiros e operações básicas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo