Missão: Múltiplos e Divisores

Desenvolvida por: Sirlen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números inteiros e suas propriedades

Nesta atividade inovadora, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se tornarão agentes secretos em uma emocionante missão para salvar o mundo. Ao longo desta jornada, eles enfrentarão uma série de enigmas e quebra-cabeças desafiadores, centrados na busca por divisores e múltiplos de números naturais. Para se prepararem para cada desafio, os estudantes terão a oportunidade de estudar de maneira proativa, por meio de vídeos e materiais previamente fornecidos, seguindo a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Trabalhando em equipes, eles discutirão e elaborarão estratégias antes de tentar resolver os problemas propostos em classe. Esta abordagem prática e colaborativa não só facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, como o máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, mas também promove o desenvolvimento de habilidades valiosas de cooperação e resolução de problemas, preparando os alunos para situações reais e melhorando seu raciocínio lógico.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Missão: Múltiplos e Divisores visa proporcionar aos alunos do 7º ano uma compreensão profunda dos conceitos de números naturais, divisores, múltiplos, máximo divisor comum (MDC) e mínimo múltiplo comum (MMC). Através de uma abordagem pedagógica ativa e dinâmica, que inclui a resolução de problemas, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e aplicar estas noções matemáticas em diversos contextos, reconhecendo a sua importância e utilidade tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Além de ampliar seu conhecimento matemático, os alunos também desenvolverão habilidades sociais, como a colaboração e comunicação eficaz, essenciais para o seu desenvolvimento integral.

  • Compreender e aplicar os conceitos de divisores e múltiplos de números naturais.
  • Identificar o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum entre números naturais.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em equipe.
  • Estimular a capacidade de resolução de problemas complexos.
  • Fomentar o uso de estratégias diversas para a solução de enigmas matemáticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA01: Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
  • EF07MA03: Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
  • EF07MA04: Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Conteúdo Programático

A proposta didática deste plano de aula gira em torno do estudo dos conceitos de números inteiros, seus divisores e múltiplos, máximo divisor comum (MDC) e mínimo múltiplo comum (MMC) de forma interativa e envolvente. Pretende-se levar o aluno a uma imersão no universo matemático, onde poderá visualizar e entender a aplicabilidade e a importância destes conceitos no seu cotidiano e na resolução de problemas concretos. Além disso, busca-se incentivar o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas através de uma metodologia ativa e colaborativa.

  • Divisores de números naturais
  • Múltiplos de números naturais
  • Máximo divisor comum (MDC)
  • Mínimo múltiplo comum (MMC)
  • Resolução de problemas e desafios matemáticos

Metodologia

Esta atividade foi planejada com a finalidade de envolver os alunos em um processo de aprendizagem ativo e colaborativo. Utilizando a Sala de Aula Invertida, os alunos terão o primeiro contato com o conteúdo programático através de materiais de estudo pré-fornecidos, tais como vídeos e textos, promovendo autonomia e preparação prévia para as atividades propostas. Em seguida, ao aplicar o aprendizado de forma prática no ambiente escolar, os estudantes engajam-se em uma Aprendizagem Baseada em Jogos por meio da resolução de enigmas e problemas, incentivando a cooperação e o trabalho em equipe. A Roda de Debate será utilizada como estratégia pedagógica para promover a troca de ideias e estratégias, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a explicação da metodologia. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à resolução dos enigmas e problemas, enquanto a quarta aula será reservada para a conclusão da missão, Roda de Debate sobre as estratégias utilizadas e reflexões acerca do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e explicação da metodologia.
  • Aula 2: Resolução de enigmas - parte 1.
  • Aula 3: Resolução de enigmas - parte 2.
  • Aula 4: Conclusão da missão e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma processual e contínua, levando em consideração a participação individual e em equipe durante todas as etapas da atividade. Será dada ênfase ao raciocínio lógico demonstrado na resolução dos desafios, à capacidade de trabalhar cooperativamente e à aplicação das estratégias discutidas em grupo. Observações diretas e registros sobre as discussões e soluções propostas pelos alunos serão utilizados como instrumentos de avaliação. Além disso, poderão ser solicitados relatórios individuais ou em grupo, nos quais os estudantes deverão descrever as estratégias utilizadas e o processo de resolução dos problemas, permitindo uma reflexão profunda sobre o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos digitais como vídeos educativos e documentos de apoio que deverão ser acessados pelos alunos previamente. Além disso, materiais como quadros brancos, marcadores, papéis, canetas e jogos de tabuleiro ou cartas customizados para a resolução dos desafios em sala de aula são essenciais para a execução prática da metodologia. O uso de lousa digital ou computadores com acesso à internet pode enriquecer a experiência, permitindo a exploração de recursos adicionais online.

  • Vídeos educativos e documentos de apoio
  • Quadro branco e marcadores
  • Papéis e canetas
  • Jogos de tabuleiro ou cartas customizados
  • Lousa digital ou computadores com acesso à internet

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