Caça ao Tesouro Percentual

Desenvolvida por: Gerlai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Cálculo de Porcentagens e Proporções

A atividade 'Caça ao Tesouro Percentual' foi desenvolvida para engajar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em um aprendizado prático e colaborativo. O objetivo é envolver os alunos em uma experiência de aprendizado interativa, onde eles precisam resolver desafios matemáticos relacionados a porcentagens para avançar em um circuito. Cada estação do circuito representa um ponto de reflexão matemática, incentivando-os a aplicar conhecimento de forma prática e obter feedback imediato através da tecnologia. Essa proposta busca integrar habilidades de resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e engajador.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa promover a habilidade dos alunos em resolver problemas de porcentagem e proporções, aplicando conceitos matemáticos a situações cotidianas. Encoraja o espírito colaborativo mediante o trabalho em equipe, enquanto aplica recursos digitais para solucionar desafios. Além disso, propicia o desenvolvimento da habilidade de reflexão crítica sobre problemas práticos e da utilização de estratégias variadas para a resolução dos mesmos.

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas práticos envolvendo cálculos de porcentagem.
  • Incentivar o trabalho colaborativo para a resolução de problemas matemáticos.
  • Aplicar o uso de tecnologias digitais no aprendizado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA04: Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
  • EF08MA12: Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
  • EF08MA13: Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade integra conceitos fundamentais de porcentagem e proporcionalidade, buscando relacioná-los com situações problema que são usuais no dia a dia. Essa abordagem visa ampliar o entendimento dos alunos sobre a aplicação prática da matemática, ao mesmo tempo que incorpora tecnologias digitais para oferecer experiências de aprendizagem mais interativas.

  • Cálculo de porcentagens.
  • Grandezas proporcionais e inversamente proporcionais.
  • Uso de tecnologias digitais na resolução de problemas.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada combina aprendizado por meio de jogos e tecnologia. O uso de QR codes nas estações motiva os alunos a interagir com conteúdos digitais através de dispositivos móveis, incentivando uma prática inovadora de ensino. Esse processo pedagógico estimula o raciocínio lógico e o trabalho colaborativo, por meio de uma tarefa multietapa que requer a aplicação prática dos conceitos matemáticos.

  • Aprendizado baseado em jogos.
  • Uso de QR codes e dispositivos móveis.
  • Atividades colaborativas e interativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em duas aulas de 30 minutos, cada uma direcionada a cumprir uma parte do ciclo de desafios e reflexões matemáticas. A primeira aula é dedicada à introdução da atividade e início da corrida, enquanto a segunda aula foca na conclusão dos desafios e reflexão sobre os aprendizados adquiridos.

  • Aula 1: Introdução e início da atividade 'Caça ao Tesouro'.
  • Aula 2: Continuação, conclusão e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em dois principais critérios: participação e resolução correta dos desafios. Cada grupo de alunos deverá concluir as estações dentro do tempo determinado, proporcionando pontos por cada problema resolvido corretamente. Além disso, a capacidade de colaboração dentro dos grupos e a utilização eficaz das tecnologias digitais serão avaliadas. Feedback qualitativo será oferecido ao final da atividade, destacando as estratégias utilizadas e incentivando a reflexão sobre o processo de aprendizado de cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário contar com dispositivos móveis que permitam a leitura de QR codes, além de softwares específicos para a resolução de desafios matemáticos. O uso de recursos tecnológicos é crucial para proporcionar uma experiência interativa e prática, estimulando a autonomia dos alunos no processo de aprendizado.

  • Dispositivos móveis para leitura de QR codes.
  • Software para resolução de problemas matemáticos.
  • Material impresso para anotações e esboços.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo