Cálculo de Chances: A Probabilidade do Dia a Dia!

Desenvolvida por: Robert… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Probabilidade e Prevenção à COVID-19

Nesta atividade pedagógica, intitulada 'Cálculo de Chances: A Probabilidade do Dia a Dia!', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos na análise e compreensão de hábitos saudáveis e prevenção contra a COVID-19. Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os estudantes irão criar um jogo de cartas exclusivo, onde cada carta vai representar uma ação específica ligada à saúde, como lavar as mãos, usar máscara, entre outros. Por meio desse jogo instrutivo, eles calcularão a probabilidade de retirar uma carta que promova a saúde e discutirão o princípio multiplicativo. Essa dinâmica pretende não somente elucidar como a matemática está presente em nosso cotidiano, mas também enfatizar a importância das medidas preventivas contra a COVID-19. Com uma abordagem prática, os alunos poderão visualizar como pequenas ações cotidianas podem ter um grande impacto na prevenção de doenças, incentivando-os a adotar e promover hábitos saudáveis.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos do 8º ano uma compreensão prática e aplicada dos conceitos de probabilidade e princípio multiplicativo, utilizando um contexto atual e relevante, a prevenção à COVID-19. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de calcular as probabilidades associadas a diferentes eventos, construir e interpretar espaços amostrais, e aplicar o princípio multiplicativo. Adicionalmente, esta atividade visa promover uma reflexão crítica sobre a importância dos hábitos saudáveis e das medidas de prevenção contra a COVID-19, demonstrando a relevância dos conceitos matemáticos no cotidiano e na tomada de decisões informadas sobre a saúde.

  • Calcular a probabilidade de eventos específicos ligados a hábitos saudáveis.
  • Utilizar o princípio multiplicativo na construção e interpretação de espaços amostrais.
  • Analisar criticamente a importância dos hábitos de prevenção à COVID-19.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em contextos reais e cotidianos.
  • Promover a conscientização sobre o impacto das ações individuais na saúde coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA22: Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
  • EF08MA23: Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

Conteúdo Programático

Este plano de aula integra elementos da probabilidade e estatística com o ensino de hábitos saudáveis e medidas de prevenção à COVID-19. O conteúdo programático inclui o cálculo e interpretação de probabilidades, o princípio multiplicativo, e a representação e análise de dados através de gráficos. Os alunos terão uma oportunidade única de aplicar estes conceitos matemáticos em um contexto significativo, abordando temas atuais de saúde pública e promovendo uma aprendizagem significativa.

  • Introdução aos conceitos de probabilidade e espaço amostral.
  • Princípio multiplicativo e cálculo de probabilidades.
  • Representação e análise de dados em gráficos.
  • Hábitos saudáveis e medidas de prevenção à COVID-19.

Metodologia

A metodologia 'Atividade Mão-na-massa' será empregada para envolver ativamente os alunos no processo de aprendizagem. Através da criação de um jogo de cartas temático, os estudantes terão a chance de aplicar de maneira prática os conceitos de probabilidade. Esta abordagem permite o envolvimento direto dos alunos na construção do conhecimento, promovendo o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico. As etapas da atividade facilitarão a compreensão teórica através de aplicações concretas, incentivando a reflexão sobre a importância dos conceitos matemáticos no dia a dia.

  • Criação do jogo de cartas temático em grupos.
  • Cálculo de probabilidades associadas às cartas do jogo.
  • Discussão em grupo sobre o impacto das medidas de prevenção.
  • Análise e representação dos dados obtidos com o jogo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três sessões de 50 minutos cada, totalizando 2.5 horas. Na primeira sessão, os conceitos de probabilidade e espaço amostral serão introduzidos. Na segunda, os alunos trabalharão na criação do jogo de cartas e no cálculo das probabilidades. A última sessão será dedicada à discussão dos resultados, análise de dados e reflexão sobre a importância dos hábitos saudáveis.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de probabilidade e princípio multiplicativo.
  • Aula 2: Criação do jogo de cartas e cálculo de probabilidades.
  • Aula 3: Análise de resultados e reflexão sobre hábitos saudáveis.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e formativa, focando tanto no processo quanto no produto final. Serão avaliados o engajamento dos alunos durante a criação do jogo de cartas, a correta aplicação dos conceitos matemáticos na determinação das probabilidades, a qualidade e criatividade das cartas produzidas, bem como a participação nas discussões sobre os resultados e sua aplicação no contexto da saúde pública. A avaliação busca não apenas verificar a aquisição dos conhecimentos matemáticos, mas também a capacidade de aplicar esses conceitos em contextos reais e a participação ativa no processo de aprendizagem colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como cartolina, canetas coloridas, régua, e tesoura. O uso de computadores ou tablets também é recomendado para a pesquisa de informações sobre hábitos saudáveis e medidas de prevenção à COVID-19, além da elaboração de gráficos. Estes recursos facilitarão a criação do jogo de cartas, a visualização dos conceitos de probabilidade aplicados e a representação dos dados de maneira criativa e informativa.

  • Cartolina e papel cartão para as cartas.
  • Canetas coloridas, lápis e borrachas.
  • Computadores ou tablets para pesquisa e criação de gráficos.
  • Tesoura e cola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo