Esta atividade tem como propósito familiarizar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental com as propriedades dos quadriláteros através da construção de modelos 3D feitos com materiais simples, como palitos de churrasco e massa de modelar. Trabalhando em duplas, os alunos escolherão dois tipos de quadriláteros para criar, focando na identificação e na explicação de suas características, incluindo a congruência dos triângulos internos. Adicionalmente, os alunos deverão preparar uma pequena apresentação demonstrando suas construções e clareza conceitual em uma mini-exposição para a turma, onde poderão receber feedbacks de seus pares e do professor. A atividade estimula o aprendizado ativo, a cooperação e o desenvolvimento de habilidades de raciocínio geométrico, reforçando conceitos como congruência e propriedades dos quadriláteros.
O principal objetivo de aprendizagem é que os alunos aprofundem seu entendimento sobre quadriláteros, reconhecendo e descrevendo suas propriedades geométricas. A construção prática dos modelos tem como finalidade permitir que os estudantes identifiquem visualmente como a congruência de triângulos apresenta um papel crucial na manutenção das propriedades de cada quadrilátero. Essa atividade visa ainda desenvolver habilidades de apresentação oral, por meio de uma mini-exposição, promovendo a comunicação efetiva sobre conceitos geométricos.
Ao focar na construção de quadriláteros e na análise de suas propriedades, o conteúdo programático consolidará o entendimento dos alunos sobre conceitos fundamentais da geometria plana. Ao explorar a congruência de triângulos, os alunos serão incentivados a aplicar seu conhecimento prévio enquanto exploram as conexões geométricas entre diferentes figuras. Essa abordagem prática visa a ancorar o aprendizado teórico em experiências concretas, promovendo um entendimento mais profundo e duradouro dos conceitos.
A metodologia adotada para essa atividade é baseada na aprendizagem prática e cooperativa, onde os alunos aprendem ao fazer. Envolvendo a construção física de figuras matemáticas, a atividade proporciona um espaço para que os alunos explorem conceitos geométricos em um contexto tridimensional. Além disso, as apresentações em mini-exposições ampliam a oportunidade dos alunos de articularem e compartilharem suas descobertas, promovendo a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades de comunicação.
O cronograma proposto se divide em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos recebem instruções sobre a atividade e começam a trabalhar nos modelos em duplas. Durante essa aula, o professor monitora o progresso e oferece feedbacks. A segunda aula é dedicada à finalização dos modelos e à preparação das apresentações para a mini-exposição, seguida pela apresentação dos modelos para a turma.
A avaliação desta atividade baseia-se em dois principais componentes: a construção dos modelos e as apresentações orais. Para a construção, serão observados a estabilidade das estruturas e a precisão na representação das propriedades do quadrilátero escolhido, observando a utilização adequada de conceitos como congruência de triângulos. Na avaliação das apresentações, será levado em consideração a clareza na explicação das propriedades identificadas no modelo, o uso correto de terminologia geométrica e a habilidade de responder perguntas da audiência. Por exemplo, se um par de alunos representa um losango, deveriam ser capazes de explicar por que os lados são congruentes e como os triângulos formados pelas diagonais são congruentes entre si.
Os recursos necessários para a condução dessa atividade incluem materiais simples e de fácil aquisição que permitem a construção dos modelos geométricos, além de suportes visuais que facilitem a compreensão e apresentação das propriedades dos quadriláteros.
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