Desafio do Geoplano: Criando Formas e Calculando Áreas

Desenvolvida por: Valden… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria e Medidas

Neste plano de aula, os alunos serão introduzidos a um ambiente de aprendizagem baseado na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando o geoplano como ferramenta principal. Divididos em pequenos grupos, os alunos receberão geoplanos e elásticos de diferentes tamanhos, com o desafio de criar variadas formas geométricas - quadriláteros, triângulos e círculos - e, posteriormente, calcular a área de cada uma dessas formas. Essa atividade visa promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivar a criatividade e aprofundar a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas geométricos concretos e abstratos. Durante a execução, conceitos fundamentais sobre o cálculo de áreas serão revisados, e a noção de π (pi) será introduzida para facilitar o cálculo de áreas circulares, proporcionando uma compreensão mais aprofundada da matemática por trás das formas geométricas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam a ampliação do conhecimento e compreensão dos alunos sobre formas geométricas e o cálculo das suas áreas, promovendo um entendimento prático e teórico dos conceitos geometria. Almeja-se que, através da pesquisa ativa e da Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos possam não apenas reconhecer e classificar diferentes formas geométricas, mas também aplicar fórmulas para calcular áreas de maneira precisa, utilizando para isso um contexto lúdico e colaborativo. Espera-se que essa experiência contribua para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da capacidade de trabalho em equipe e da habilidade de resolver problemas de forma criativa e eficiente.

  • Reconhecer e classificar diferentes formas geométricas utilizando o geoplano.
  • Calcular a área de formas geométricas variadas, aplicando as fórmulas específicas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de comunicação efetiva.
  • Estimular o raciocínio lógico e a criatividade na resolução de problemas.
  • Compreender a importância e a aplicação do número π no cálculo de áreas círculos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA19: Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
  • EF08MA20: Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

Conteúdo Programático

A atividade será centrada no estudo e compreensão de formas geométricas, com ênfase no cálculo de áreas, introduzindo conceitos fundamentais da geometria plana. Através do uso de geoplanos, os alunos poderão visualizar e materializar as formas, facilitando a compreensão das propriedades geométricas e das fórmulas de cálculo de área. Será também uma oportunidade para discutir a relação entre unidades de medida de volume e capacidade, contextualizando o uso da matemática no cotidiano.

  • Propriedades de formas geométricas
  • Cálculo de área de quadriláteros, triângulos e círculos
  • Introdução ao número π e sua importância no cálculo de áreas
  • Unidades de medida de volume e capacidade e sua relação com a vida cotidiana

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão divididos em grupos e motivados a explorar o geoplano como uma ferramenta lúdica. Esse método promove a aprendizagem através da experimentação, permitindo que os alunos descubram conceitos matemáticos por meio da prática. Dessa forma, ao criarem formas geométricas e calcularem suas áreas, estarão envolvidos em um processo ativo de aprendizado, onde a colaboração e o diálogo são essenciais.

  • Exploração livre do geoplano para criar formas geométricas
  • Aplicação de fórmulas para cálculo de área em atividades práticas
  • Discussões grupais para troca de estratégias de resolução
  • Apresentação e explicação das soluções encontradas por cada grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá carga horária total de 18 horas, sendo dividida em 21.6 aulas de 50 minutos, distribuídas ao longo de várias semanas. Cada aula será planejada para explorar diferentes aspectos da atividade, desde a criação de formas geométricas até a aplicação prática dos conceitos matemáticos estudados.

  • Aula 1: Introdução à geometria e ao uso do geoplano.
  • Aulas 2-5: Criação de formas geométricas e introdução às fórmulas de área.
  • Aulas 6-10: Cálculo de áreas de quadriláteros e triângulos.
  • Aulas 11-15: Introdução ao conceito de π e cálculo de áreas de círculos.
  • Aulas 16-20: Aplicação dos conceitos em problemas de cálculo de área.
  • Aula 21: Avaliação e revisão dos conceitos aprendidos.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação e engajamento dos alunos durante as atividades, a capacidade de trabalhar em equipe, a precisão no cálculo das áreas e a criatividade na resolução de problemas. As apresentações das soluções de cada grupo servirão como parte da avaliação, sendo avaliada não apenas a correção das respostas, mas também a habilidade de comunicação e argumentação dos alunos. Será valorizado o processo de aprendizagem, observando a evolução do conhecimento e habilidades dos estudantes ao longo das atividades.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários geoplanos, um para cada grupo de alunos, e elásticos de diferentes tamanhos. Recursos adicionais incluem material para anotações, como cadernos e lápis, e acesso a calculadoras para facilitar os cálculos de área. Materiais de apoio didático, como livros e vídeos sobre geometria e medidas, também serão utilizados para enriquecer a discussão teórica e oferecer diferentes perspectivas sobre os temas abordados.

  • Geoplanos e elásticos de diferentes tamanhos
  • Cadernos e lápis para anotações
  • Calculadoras
  • Material didático de apoio sobre geometria e medidas
  • Acesso a computador/internet para pesquisa e recursos multimedia

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo