Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão instigados a aplicar seus conhecimentos geométricos em um contexto de conscientização ambiental. A atividade se desenrolará no pátio da escola, onde os estudantes terão como missão projetar e criar o mapa de uma ilha fictícia utilizando giz. Esse mapa será composto por várias figuras geométricas, incluindo quadriláteros, triângulos e círculos, que representarão diversas regiões da ilha, como florestas, montanhas e lagos. Equipados com trenas, os alunos medirão os lados e rádios das figuras para calcular a área de cada 'região' da ilha, com o desafio adicional de garantir que a soma das áreas verdes (representando áreas não urbanizadas) supere a soma das áreas urbanizadas. Este exercício proporcionará uma plataforma prática para discutir importantes temas como sustentabilidade e o impacto humano sobre os ambientes naturais, enfatizando a necessidade da preservação ambiental através de uma atividade lúdica e educativa.
Ao final desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de aplicar conceitos de geometria na resolução de problemas reais, especialmente na mensuração de áreas utilizando diferentes formas geométricas. Adicionalmente, almeja-se fomentar uma compreensão mais profunda sobre a importância de áreas verdes e da sustentabilidade, encorajando os estudantes a refletir sobre o uso do solo e o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Estas habilidades e compreensões interdisciplinares são essenciais para formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de pensar criticamente sobre questões ambientais e de contribuir para a preservação do planeta.
Este plano de aula está inserido no contexto do ensino de Geometria, explorando conceitos de cálculo de área de diferentes figuras geométricas. Ao integrar esses conceitos com a temática da sustentabilidade, espera-se não só fortalecer a compreensão matemática dos alunos, mas também ampliar sua visão sobre questões ambientais contemporâneas. O conteúdo programático inclui medidas de área de quadriláteros, triângulos e círculos, aplicação de fórmulas específicas na prática e reflexão sobre o impacto do desenvolvimento urbano nas áreas verdes.
A metodologia adotada enfatiza a aprendizagem ativa através de uma abordagem mão-na-massa e interdisciplinar. Utilizando a Saída de Campo para o pátio da escola, os alunos aplicarão a Aprendizagem Baseada em Projetos para criar a ilha fictícia, promovendo a Sala de Aula Invertida onde conhecimentos prévios de geometria serão necessários para o desenvolvimento do projeto. A Aprendizagem Baseada em Jogos será visível na gamificação da construção da ilha, e o aspecto competitivo de desenvolver uma ilha com maior área verde que urbana introduz elementos lúdicos que favorecem o engajamento e a motivação dos estudantes.
A carga horária total desta atividade é de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos chave e iniciarão o planejamento da ilha. A segunda aula será dedicada à execução do desenho no pátio e ao cálculo das áreas, culminando com uma discussão sobre sustentabilidade e o planejamento urbano consciente.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios específicos relacionados ao desempenho individual e em grupo. Considerar-se-ão a precisão nos cálculos das áreas, a criatividade no desenho da ilha, a participação ativa no projeto e a contribuição nas discussões sobre sustentabilidade. A competência de trabalho em equipe também será avaliada, observando-se como os alunos se organizaram, dividiram tarefas e colaboraram para alcançar o objetivo comum. Exemplos para avaliação incluem a apresentação de um relatório que detalhe o processo de criação da ilha, incluindo os cálculos realizados, bem como a reflexão sobre o impacto ambiental de áreas urbanizadas versus áreas verdes.
Para a realização desta atividade, serão necessários giz colorido para desenhar o mapa no chão, trenas para medição das figuras geométricas, papel e lápis para anotações e cálculos, além de acesso a material de referência sobre geometria e sustentabilidade. Recomenda-se também a utilização de um dispositivo com acesso à internet para consultas rápidas e apoio na realização dos cálculos, se necessário.
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