Desafio dos Exploradores de Áreas

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria e Sustentabilidade

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão instigados a aplicar seus conhecimentos geométricos em um contexto de conscientização ambiental. A atividade se desenrolará no pátio da escola, onde os estudantes terão como missão projetar e criar o mapa de uma ilha fictícia utilizando giz. Esse mapa será composto por várias figuras geométricas, incluindo quadriláteros, triângulos e círculos, que representarão diversas regiões da ilha, como florestas, montanhas e lagos. Equipados com trenas, os alunos medirão os lados e rádios das figuras para calcular a área de cada 'região' da ilha, com o desafio adicional de garantir que a soma das áreas verdes (representando áreas não urbanizadas) supere a soma das áreas urbanizadas. Este exercício proporcionará uma plataforma prática para discutir importantes temas como sustentabilidade e o impacto humano sobre os ambientes naturais, enfatizando a necessidade da preservação ambiental através de uma atividade lúdica e educativa.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de aplicar conceitos de geometria na resolução de problemas reais, especialmente na mensuração de áreas utilizando diferentes formas geométricas. Adicionalmente, almeja-se fomentar uma compreensão mais profunda sobre a importância de áreas verdes e da sustentabilidade, encorajando os estudantes a refletir sobre o uso do solo e o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Estas habilidades e compreensões interdisciplinares são essenciais para formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de pensar criticamente sobre questões ambientais e de contribuir para a preservação do planeta.

  • Utilizar medidas de área de figuras geométricas para resolver problemas cotidianos.
  • Desenvolver a capacidade de planejamento territorial com foco em sustentabilidade.
  • Fomentar a consciência ambiental e a importância da preservação das áreas verdes.
  • Promover o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento matemático.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF08MA19
  • description": Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está inserido no contexto do ensino de Geometria, explorando conceitos de cálculo de área de diferentes figuras geométricas. Ao integrar esses conceitos com a temática da sustentabilidade, espera-se não só fortalecer a compreensão matemática dos alunos, mas também ampliar sua visão sobre questões ambientais contemporâneas. O conteúdo programático inclui medidas de área de quadriláteros, triângulos e círculos, aplicação de fórmulas específicas na prática e reflexão sobre o impacto do desenvolvimento urbano nas áreas verdes.

  • Medidas de área de figuras geométricas.
  • Cálculo de áreas de quadriláteros, triângulos e círculos.
  • Relevância das áreas verdes para a sustentabilidade.
  • Reflexão sobre planejamento urbano e impacto ambiental.

Metodologia

A metodologia adotada enfatiza a aprendizagem ativa através de uma abordagem mão-na-massa e interdisciplinar. Utilizando a Saída de Campo para o pátio da escola, os alunos aplicarão a Aprendizagem Baseada em Projetos para criar a ilha fictícia, promovendo a Sala de Aula Invertida onde conhecimentos prévios de geometria serão necessários para o desenvolvimento do projeto. A Aprendizagem Baseada em Jogos será visível na gamificação da construção da ilha, e o aspecto competitivo de desenvolver uma ilha com maior área verde que urbana introduz elementos lúdicos que favorecem o engajamento e a motivação dos estudantes.

  • Saída de Campo ao pátio para criação do mapa da ilha.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para planejamento e execução.
  • Sala de Aula Invertida para aplicação de conhecimentos prévios de geometria.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar e motivar através da competição saudável.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos chave e iniciarão o planejamento da ilha. A segunda aula será dedicada à execução do desenho no pátio e ao cálculo das áreas, culminando com uma discussão sobre sustentabilidade e o planejamento urbano consciente.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e planejamento da ilha.
  • Aula 2: Execução no pátio, cálculo das áreas e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios específicos relacionados ao desempenho individual e em grupo. Considerar-se-ão a precisão nos cálculos das áreas, a criatividade no desenho da ilha, a participação ativa no projeto e a contribuição nas discussões sobre sustentabilidade. A competência de trabalho em equipe também será avaliada, observando-se como os alunos se organizaram, dividiram tarefas e colaboraram para alcançar o objetivo comum. Exemplos para avaliação incluem a apresentação de um relatório que detalhe o processo de criação da ilha, incluindo os cálculos realizados, bem como a reflexão sobre o impacto ambiental de áreas urbanizadas versus áreas verdes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários giz colorido para desenhar o mapa no chão, trenas para medição das figuras geométricas, papel e lápis para anotações e cálculos, além de acesso a material de referência sobre geometria e sustentabilidade. Recomenda-se também a utilização de um dispositivo com acesso à internet para consultas rápidas e apoio na realização dos cálculos, se necessário.

  • Giz colorido para desenho no pátio.
  • Trenas para medição.
  • Papel e lápis para anotações e cálculos.
  • Dispositivo com acesso à internet para consultas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo