Desvendando Proporções no Mundo Real

Desenvolvida por: Raquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Grandezas Proporcionais

Nesta atividade interativa e investigativa, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives das proporções. A missão dos alunos será explorar diferentes meios, como jornais, revistas e plataformas online, em busca de exemplos reais onde as grandezas proporcionais se manifestam, como em notícias, propagandas e artigos científicos. Formando pequenos grupos, eles discutirão suas descobertas e avaliarão como as proporções são aplicadas em diversos contextos, verificando se estas são diretamente ou inversamente proporcionais. Cada grupo então preparará uma apresentação criativa para compartilhar suas melhores descobertas com a turma, promovendo uma rica troca de aprendizado. Esta atividade visa não apenas o entendimento da matemática por trás das proporções, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das grandezas proporcionais e sua aplicação no mundo real. Os alunos irão explorar como esses conceitos matemáticos aparecem em nosso cotidiano, através de exemplos concretos encontrados em mídias diversas. Além disso, por meio do trabalho em equipe e da discussão em grupo, buscar-se-á desenvolver habilidades sociais importantes como comunicação eficaz, colaboração e pensamento crítico. Espera-se também que os alunos aprimorem sua capacidade analítica, ao identificar e diferenciar grandezas diretamente e inversamente proporcionais em situações reais, e que desenvolvam autonomia na busca por informações e na solução de problemas complexos.

  • Explorar e identificar o conceito de grandezas proporcionais em fontes diversas.
  • Diferenciar entre grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações.
  • Fomentar a capacidade de trabalhar eficazmente em equipe.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em situações reais, melhorando a compreensão prática sobre proporções.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA12: Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
  • EF08MA13: Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade foi cuidadosamente planejado para engajar os alunos na exploração das propriedades das grandezas proporcionais, elemento crucial na compreensão matemática. Ao longo da atividade, serão abordados conceitos como razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, além de noções sobre representação dessas relações no plano cartesiano. Pretende-se com isso, que os alunos relacionem o conhecimento teórico com a aplicação prática, aprimorando não apenas suas competências matemáticas, mas também a capacidade de observar e analisar o mundo ao seu redor sob uma perspectiva matemática.

  • Conceitos de razão e proporção
  • Identificação e classificação de grandezas proporcionais
  • Representação de grandezas proporcionais no plano cartesiano
  • Análise e interpretação de dados em contextos reais

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade privilegiará a aprendizagem ativa e participativa dos alunos. Inicialmente, uma breve introdução teórica será conduzida pelo professor para relembrar conceitos fundamentais sobre grandezas proporcionais. Em seguida, os alunos serão organizados em pequenos grupos e receberão a missão de buscar exemplos de aplicações dessas grandezas em diferentes meios, promovendo a investigação, descoberta e discussão em equipe. Cada grupo deverá preparar uma apresentação sobre suas descobertas, utilizando recursos criativos para expor como as proporções se manifestam no dia a dia. Este formato promove não somente o aprendizado do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, análise crítica e comunicação.

  • Introdução teórica sobre grandezas proporcionais
  • Pesquisa em grupo em mídias variadas
  • Discussão em grupo para análise dos exemplos encontrados
  • Preparação e apresentação das descobertas
  • Feedback e reflexão sobre o aprendizado com a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, será realizada a introdução teórica e os alunos iniciarão a pesquisa em grupos. Na segunda sessão, os grupos concluirão suas pesquisas e prepararão as apresentações, finalizando com a exposição dos trabalhos e o feedback do professor e dos colegas.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da pesquisa em grupo
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa, preparação e apresentação das descobertas

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade da pesquisa realizada, na coerência e relevância das informações apresentadas e na criatividade das apresentações. Além disso, será considerada a capacidade de os alunos trabalharem em equipe e de discutirem e refletirem sobre suas descobertas. A pontuação será atribuída de acordo com um conjunto de critérios previamente definidos, que incluirá aspectos como clareza, precisão, originalidade e profundidade da análise dos exemplos encontrados. Exemplos práticos de como a avaliação pode ser executada serão discutidos com os alunos, buscando tornar o processo transparente e compreensível para todos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa online, jornais, revistas e outros materiais impressos que possam ser utilizados como fonte de informação. Além disso, materiais de apoio para a elaboração das apresentações, como papel, lápis, canetas coloridas, acesso a computadores e software de apresentação, também serão essenciais. Buscar-se-á utilizar o máximo de recursos disponíveis no ambiente escolar, incentivando os alunos a serem criativos no uso dos materiais para suas apresentações.

  • Acesso à Internet
  • Jornais e revistas
  • Materiais de artesanato para apresentações
  • Computadores com software de apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo