Expressões na Vida Real

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Expressões Algébricas no Cotidiano

Esta atividade interativa propõe estreitar a relação entre a matemática e o cotidiano dos alunos, na qual eles são incentivados a visualizar e aplicar conceitos algébricos em situações reais do dia a dia. Divididos em grupos, os estudantes terão o desafio de identificar contextos familiares que envolvam cálculos, como por exemplo, determinar o custo total de compras considerando taxas e descontos, ou calcular a quantidade de material necessário para um projeto escolar. Após a identificação desses cenários, os grupos serão encarregados de elaborar problemas matemáticos baseados nestas situações, os quais serão propostos para que outros grupos resolvam. Essa dinâmica permite que os alunos percebam a importância e aplicabilidade da álgebra no mundo real, além de estimular o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental compreendam as expressões algébricas como ferramentas valiosas para descrever e resolver problemas cotidianos. Busca-se também estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a capacidade de trabalhar em equipe e de se comunicar matematicamente. Além disso, a atividade tem como meta reforçar o entendimento das propriedades das operações algébricas e sua aplicabilidade em situações reais, promovendo uma aprendizagem significativa.

  • Compreender a aplicabilidade das expressões algébricas em contexto real
  • Desenvolver problemas matemáticos baseados em cenários cotidianos
  • Estimular a criatividade e o trabalho cooperativo
  • Reforçar o entendimento das propriedades das operações algébricas
  • Promover o desenvolvimento do pensamento crítico e lógico

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA06: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático destinado para essa atividade abrange a introdução e aplicação das expressões algébricas e suas propriedades nas operações fundamentais. Discutiremos as estratégias para a construção de problemas matemáticos, aproveitando situações do cotidiano dos alunos para tornar o aprendizado mais contextualizado e significativo, atravessando os limites tradicionais da sala de aula para explorar a matemática no mundo ao redor.

  • Introdução às expressões algébricas
  • Propriedades das operações com expressões algébricas
  • Construção e resolução de problemas do dia a dia utilizando expressões algébricas

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizado, onde os alunos serão os principais agentes na construção do seu conhecimento. Divididos em grupos, discutirão e identificarão situações cotidianas passíveis de serem modeladas matematicamente. Posteriormente, elaborarão problemas baseados nessas situações e desafiarão outros grupos a encontrar soluções, promovendo assim, um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.

  • Trabalho em grupo para identificação de situações cotidianas
  • Elaboração de problemas matemáticos por parte dos alunos
  • Resolução de problemas propostos por outros grupos
  • Discussões em classe para compartilhar soluções e métodos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na identificação de situações cotidianas e na elaboração dos problemas. Na segunda aula, os grupos resolverão os problemas propostos por outros grupos e compartilharão as soluções, promovendo a discussão e o feedback.

  • Aula 1: Identificação de situações e elaboração de problemas
  • Aula 2: Resolução de problemas e compartilhamento de soluções

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de aprendizagem quanto nos resultados alcançados pelos alunos. Será considerada a habilidade dos alunos em identificar situações cotidianas aplicáveis, a criatividade e a coerência na elaboração dos problemas, assim como a precisão e a eficácia na resolução dos mesmos. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe, de se comunicar matematicamente e de participar ativamente nas discussões em sala serão critérios relevantes. Exemplos dos problemas criados também serão utilizados como parte da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos variados, como quadro branco e marcadores para a apresentação das ideias, papel e lápis para o desenvolvimento dos problemas e soluções, calculadoras para auxiliar nos cálculos mais complexos e computadores ou tablets com acesso a softwares educativos matemáticos, caso disponíveis, para a simulação de cenários e a visualização de gráficos que possam emergir das problemáticas abordadas.

  • Quadro branco e marcadores
  • Papel e lápis
  • Calculadoras
  • Computadores ou tablets com acesso a softwares matemáticos (se disponíveis)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo