Na atividade Maratona de Embalagens, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão instigados a explorar o mundo das embalagens sob a ótica da Matemática, investigando como o volume é calculado na prática através de um desafio envolvente e educativo. Inicialmente, os estudantes serão divididos em grupos e orientados a selecionar diferentes tipos de embalagens, como caixas, latas e garrafas. Os grupos deverão então medir as dimensões dessas embalagens e calcular seu volume. Posteriormente, o desafio se aprofunda ao pedir que os alunos projetem uma nova embalagem, garantindo que tenha o dobro do volume da embalagem original. Este exercício não apenas consolidará conceitos geométricos relacionados ao volume mas também estimulará habilidades como inovação, criatividade e trabalho em equipe, à medida que consideram as alterações necessárias no design para alcançar o objetivo proposto. Ao longo da atividade, os alunos utilizarão ferramentas de medida, aplicarão fórmulas de cálculo de volume e desenvolverão representações visuais dos seus projetos, culminando em uma apresentação dos designs finais e uma discussão sobre os processos de pensamento e as escolhas de design feitas por cada grupo.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos compreendam praticamente os conceitos geométricos relacionados ao cálculo do volume, aplicando-os em situações do dia a dia, como o design e a escolha de embalagens. Além disso, busca-se fomentar o desenvolvimento de competências como criatividade, inovação e capacidade de trabalho em equipe. Os alunos serão estimulados a pensar criticamente sobre o processo de design, refletindo sobre como alterações nas dimensões de uma embalagem afetam seu volume e, consequentemente, sua funcionalidade e apelo estético. Ao projetar uma embalagem com o dobro do volume da original, os estudantes terão a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos de forma criativa, consolidando seu aprendizado através de uma aplicação prática e relevante.
A Maratona de Embalagens é uma atividade que se concentra no estudo dos volumes, envolvendo a manipulação de fórmulas e a compreensão de como as dimensões de objetos tridimensionais se relacionam com seu espaço ocupado. Através do desafio proposto, os alunos irão se deparar com conceitos matemáticos aplicados a situações reais, estimulando a abstração e a resolução de problemas de forma criativa. Este plano didático visa não somente ao aprendizado de conteúdos programáticos como o cálculo de volume de sólidos geométricos, mas também ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, tais como colaboração e inovação.
Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia principal para esta atividade, engajando os alunos em um processo ativo de investigação. Durante a Maratona de Embalagens, os estudantes trabalharão em grupos para explorar, medir, e calcular volumes, além de projetar novas embalagens em um contexto significativo e pertinente. Esta abordagem metodológica permite que os alunos assumam o papel de protagonistas em seu processo de aprendizagem, incentivando a colaboração, a pesquisa aplicada, e a solução de problemas em uma situação prática real, preparando-os para uma aprendizagem significativa e conectada com o mundo além da sala de aula.
A atividade Maratona de Embalagens será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de volume e aos objetivos da atividade, realizando as medições e os cálculos necessários. Na segunda aula, os alunos focarão no design e na apresentação de suas novas embalagens, seguidos de uma discussão coletiva sobre os aprendizados.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios como a correta aplicação dos conceitos matemáticos, a criatividade e inovação no design das novas embalagens, a qualidade do trabalho em equipe e a eficácia da apresentação e comunicação das ideias. Os estudantes serão avaliados tanto individualmente quanto em grupo, levando em conta o processo de aprendizagem como um todo, o atendimento aos objetivos propostos e a reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido. A participação ativa, o esforço para compreender as relações geométricas e o engajamento no projeto também serão considerados.
Para realizar a Maratona de Embalagens, serão necessários materiais simples e acessíveis, como régua, fita métrica, papel milimetrado, lápis, borracha, calculadora, além de diversas embalagens de diferentes formas e tamanhos. A sala também deverá ser organizada de maneira a favorecer o trabalho em grupo e a discussão coletiva, proporcionando um ambiente propício à criatividade e à aprendizagem ativa. Os recursos digitais, como vídeos explicativos ou softwares de design, também podem ser integrados para apoiar o processo de aprendizado.
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